Para que um Objeto de Aprendizagem funcione como um elemento facilitador do processo de ensino-aprendizagem deve?

Perguntado por: Rafael Lisandro Neves  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

Considera-se, aqui, que, para além de um material digital, um OA precisa funcionar como um elemento facilitador do processo de ensino e de aprendizado; para que isso ocorra, ele deve explicitar seus objetivos pedagógicos e ser estruturado de tal forma que seja autocontido (no que se refere ao conteúdo abordado), ...

Quais os aspectos facilitadores do ensino-aprendizagem?

Ainda de acordo com Thatiana Segundo, os comportamentos do professor que facilitam a aprendizagem são: dirigir atenção ao aluno; preocupar-se com a aprendizagem do aluno; apoiar o aluno; ser exigente, porém humano; ser calmo e paciente; respeitar o ritmo do aluno; gostar do que faz; ser alegre e engraçado; estimular e ...

Qual a principal característica dos objetos de aprendizagem?

A principal características dos objetos de aprendizagem é sua reusabilidade, que é posta em prática através de repositórios, que armazenam os objetos logicamente, permitindo serem localizados a partir da busca por temas, por nível de dificuldade, por autor ou por relação com outros objetos.

Quais são os tipos de objetos de aprendizagem?

Objetos de aprendizagem são recursos educacionais – digitais ou não – usados para potencializar a transmissão do conteúdo. Como exemplos desses recursos, podemos citar podcasts, vídeos interativos, infográficos, flashcards, fóruns online, e-books, infográficos e simuladores.

Para que servem os metadados de um objeto de aprendizagem?

Os metadados na área educacional são utilizados para representar e tornar acessíveis os objetos de aprendizagem, os quais constituem recursos de aprendizagem que podem ser reutilizados em diversos ambientes e por diversas pessoas.

Jogos no Ensino Fundamental: recurso didático facilitador no processo de ensino aprendizagem

17 questões relacionadas encontradas

Qual a importância de elaborar objetos educacionais de acordo com o Público-alvo?

Pois, com a obtenção de resultados positivos no processo de aprendizagem, os educandos se sentirão mais seguros e capazes para buscarem seu espaço dentro da sociedade e como por consequência serem incluídos.

Quais são os objetivos de aprendizagem?

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

Quais são os tipos de objetos?

Objeto direto: o, a, os, as. Objeto indireto: lhe, lhes. Objeto direto ou objeto indireto: me, te, se, nos, vos.

O que são objetos de aprendizagem e desenvolvimento?

Objeto de Aprendizagem é um recurso digital que pode ser utilizado como auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, e que tem a capacidade de ser reutilizado em vários contextos de maneira a facilitar a apropriação do conhecimento.

Quais são os objetos digitais de aprendizagem?

Objetos digitais de aprendizagem são recursos que apoiam a prática pedagógica dentro e fora de sala de aula, como jogos, animações, simuladores e videoaulas.

São característica da aprendizagem?

As principais características de um processo de aprendizagem são a mudança de comportamento, onde não é o suficiente participar de um treinamento para dizer que aprendeu alguma coisa; é necessário colocar em prática o que aprendeu e, somente com os resultados, é que podemos dizer se a pessoa aprendeu de fato ou não.

Qual a sua compreensão sobre objetos de aprendizagem?

Apesar de existirem diversos conceitos sobre o que são objetos de aprendizagem, o mais aceito é o do IEEE (2011), a definição de objetos de aprendizagem é: “qualquer material digital ou não que pode ser utilizado, reutilizado ou referenciado durante o ensino com suporte tecnológico”.

O que é objeto de aprendizagem em um planejamento?

Um bom objeto de aprendizagem demanda tempo e habilidade para ser construído, desde o domínio sobre a temática a ser trabalhada, a escolha da melhor abordagem do ponto de vista pedagógico, um adequado manejo da ferramenta escolhida para auxiliar o projeto e, principalmente, coerência durante a execução do projeto como ...

O que é facilitador da aprendizagem?

Facilitadores de aprendizagem são profissionais responsáveis por criar um ambiente propício à aquisição de novas informações, sejam elas sobre procedimentos, comportamento ou técnicas como employer branding, cultura organizacional e ferramentas de gestão. Eles são especialistas no processo de aprendizado.

O que é um facilitador de aprendizagem?

O professor facilitador da aprendizagem é aquele capaz de identificar as fortalezas e dificuldades dos alunos em determinadas matérias. Além disso, ajuda o aluno a desenvolver a autonomia nos estudos.

O que é facilitador na educação?

Facilitadores são especialistas no processo de aprendizado – não necessariamente no conteúdo em si. Desta forma, confiando na inteligência coletiva e com os objetivos da sessão em mente, eles geram conhecimento através das próprias respostas do grupo.

O que é Objeto de Aprendizagem na educação infantil?

Segundo Nascimento (2005), entende-se por Objeto de Aprendizagem, qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Estudos recentes têm mostrado que os Objetos de Aprendizagem podem ser uma alternativa pedagógica eficaz no ensino dos conteúdos inseridos na proposta de trabalho.

Como criar um Objeto de Aprendizagem?

Ao iniciar um projeto de construção de objetos de aprendizagem, é preciso primeiramente organizar-se levando em consideração algumas peculiaridades, a saber: a) Para quem se destina (nível de ensino, série); b) Que conteúdo será estudado através dele; c) Onde será utilizado (será para aulas à distância ou para aulas ...

O que são os objetos do ensino?

O termo objeto didático ou objeto de ensino é entendido nesta pesquisa por todo ou qualquer objeto que o professor possa utilizar em sala de aula, de maneira a interferir no processo de ensino e aprendizagem.

Como identificar o objeto?

Objeto direto

Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.

O que é objeto indireto e indireto?

O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição.

O que são objetos diretos e indiretos?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Quais são os objetivos do processo de ensino e aprendizagem?

Os objectivos de ensino-aprendizagem expressam intenções, propósitos definidos, explícitos quanto ao desenvolvimento das qualidades humanas. Dizem respeito ao que os alunos devem desenvolver ao longo da escolaridade (cognitiva, física, afectiva, estética e ética) e, especialmente, em cada aula.

Quais são os principais objetivos do ensino fundamental?

32, determina como objetivo do Ensino Fundamental a formação do cidadão, mediante: I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores ...

O que é objeto de aprendizagem na Bncc?

“Objetos de Aprendizagem são definidos como uma entidade, digital ou não digital, que pode ser usada e reutilizada ou referenciada durante um processo de suporte tecnológico ao ensino e aprendizagem.

Artigo anterior
Quando uma língua é considerada extinta?
Artigo seguinte
Qual é o refrigerante mais vendido no Estados Unidos?