Como identificar doença no milho?

Perguntado por: Vasco Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

Os sintomas dessa doença são avermelhamento das folhas, inicialmente com clorose marginal e seguida do avermelhamento das pontas das folhas, que se manifesta na fase de produção do milho. Nas plantas doentes, você pode observar maior número de espigas.

Quais as principais doenças no milho?

a ferrugem polissora, a ferrugem tropical, a ferrugem comum, a helmintosporiose e os enfezamentos pálido e vermelho estão entre as principais doenças da cultura do milho no momento.

Como identificar antracnose no milho?

Os sintomas observados no colmo são manchas escuras ao longo da parte externa do colmo e descoloração interne dos nós. Já nas folhas, os sintomas da antracnose são lesões necróticas de coloração castanha, que acompanham as estrias foliares.

Como combater as doenças do milho?

O controle da mancha foliar e podridão da espiga de Diplodia envolve:
  1. Uso de variedades resistentes;
  2. Escolha da época e do local de plantio com ambiente mais quente e seco;
  3. Rotação de culturas;
  4. Densidade correta de plantio para não favorecer a ocorrência da doença.

Quais as principais pragas e doenças que afetam o milho?

Principais pragas do milho: Pragas da parte aérea
  • Lagarta-do-cartucho. A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) é uma das principais pragas do milho, causando grandes perdas, e também encontradas na cultura do sorgo. ...
  • Lagarta-da-espiga do milho. ...
  • Broca-da-cana. ...
  • Percevejos. ...
  • Helicoverpa armigera.

Principais DOENÇAS na CULTURA DO MILHO

40 questões relacionadas encontradas

Qual a principal praga da cultura do milho?

A lagarta-do-cartucho-do-milho, Spodoptera frugiperda, é uma das principais pragas da cultura do milho, e pode reduzir a produção entre 34 e 52%. Este inseto pode atacar mais de 100 plantas, entre elas sorgo, soja, arroz, algodão, soja, pastagem, etc.

Qual a praga do milho?

Pragas iniciais do milho: Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon)

Essa praga corta as plantas rente ao solo, causando sua morte. Também pode ocorrer o surgimento do sintoma “coração morto” quando a lagarta se alimenta da parte interna do colmo formando galerias, além do perfilhamento.

Quais são as medidas gerais de controle de doenças na cultura do milho?

Para prevenir as doenças, as recomendações são: plantar cultivares resistentes; evitar a permanência de restos da cultura de milho em áreas na qual a doença ocorreu com alta severidade; e realizar rotação com culturas como soja, sorgo, girassol, algodão e outras, já que o milho é o único hospedeiro do fungo.

Quais as estratégias para manter a sanidade de plantas de milho em relação às principais doenças presentes na cultura?

Manejo da Doença: As principais medidas de manejo são: plantio de cultivares resistentes; escolha da época e do local de plantio; evitar plantios sucessivos de milho; e aplicação de fungicidas em situação de elevada pressão de doença.

Como combater a mancha branca no milho?

As principais medidas recomendadas para o manejo da mancha branca são o uso de cultivares resistentes e a aplicação de fungicidas. Os resultados dos ensaios de avaliação de cultivares, realizados nas diversas regiões produtoras do país, demonstram a existência de fontes de resistência à doença no germoplasma de milho.

Como identificar a antracnose?

Como identificar a antracnose

Nos frutos, a antracnose se manifesta na casca, geralmente por meio de manchas arredondadas e escuras e com aquelas pequenas saliências que podem ser facilmente confundidas com áreas de podridão. Normalmente, é possível perceber um contorno amarelado ao redor da região escura.

Como fazer o controle da antracnose?

Controle: O controle da antracnose deve incluir práticas de remoção e queima dos frutos mumificados e das partes podadas no inverno, com o objetivo de reduzir o inóculo inicial. Em anos com verões úmidos deve-se pulverizar a cultura, com reaplicação de acordo com o fungicida utilizado.

Qual o melhor fungicida para antracnose?

O fungicida utilizado consistiu em uma mistu- ra comercial de triazol e estrobirulina (Epoxiconazole + Piraclostrobina), previamente selecionada como a mais eficiente para o controle da antracnose (COS- TA et al., 2009).

Quais as principais doenças?

10 doenças crônicas mais comuns no Brasil
  • Diabetes. ...
  • Alzheimer. ...
  • Asma. ...
  • AIDS. ...
  • Câncer. ...
  • Depressão. ...
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral) ...
  • Mal de Parkinson.

O que causa mancha branca no milho?

Resumo – A mancha branca, que tem a bactéria Pantoea ananafis como principal agente etiológico, além de espécies fúngicas associadas, como Phaeosphaeria maydis, é uma doença que vem causando reduções na produtividade do milho, podendo chegar até 60% quando são utilizados híbridos suscetíveis sujeitos a condições ...

O que é Cercospora no milho?

As lesões de cercosporiose apresentam formato retangular e são delimitadas, na largura, pelas nervuras principais da folha (Figura 1). Essa é uma característica de lesões causadas pelo gênero Cercospora em gramíneas e que distingue a cercosporiose das outras doenças foliares do milho.

Como pode ser feito o controle das podridões de colmo e de raízes em milho?

Para se obter um manejo eficiente da ocorrência das podridões de espiga e de grãos ardidos na cultura do milho, várias medidas devem ser adotadas de forma integrada, como: utilização de cultivares com maior nível de resistência aos principais patógenos que atacam as espigas, como os pertencentes aos gêneros Fusarium ...

Como combater a ferrugem no milho?

Os principais modos de ação, com maior eficiência no manejo da Ferrugem Polissora são os fungicidas a base de Estrobilurinas + Triazóis. É recomendado realizar as aplicações da seguinte maneira: A primeira aplicação em V8; A segunda aplicação em VT (pré-pendoamento);

Como o milho atua nos sistemas de produção agrícola e o desenvolvimento do cultivo no decorrer das estações do ano?

Os fatores responsáveis por esta mudança na cadeia produtiva do milho são diversos: expansão da agricultura para o cerrado; busca por novas tecnologias pelos produtores; desenvolvimento de sementes mais adaptadas às condições climáticas de cada região; aquisição de equipamentos de melhor rendimento e desempenho; e ...

Como o clima influencia a cultura do milho?

Em relação ao CLIMA, embora o milho responda à interação dos diversos fatores climáticos, os de maior influência sobre a cultura são a radiação solar, a precipitação e a temperatura. Estes fatores atuam eficientemente nas atividades fisiológicas interferindo diretamente na produção de grãos e de matéria seca.

Quais são as características da mancha foliar na cultura do milho?

Os sintomas da mancha foliar de Phaeosphaeria do milho, conforme descritos na Índia (16), iniciam-se como pequenas áreas de cor verde pálido ou cloróticas, as quais crescem, tornam-se esbranquiçadas ou com aspecto seco e apresentam margens de cor marrom.

Porque o milho requeima?

Sob condições de alta umidade, as frutificações do fungo apresentam um crescimento esbranquiçado na face inferior da folha. As lesões são alongadas, semelhantes as das folhas, tendendo a anelar todo o órgão, promovendo a morte de toda porção do órgão disposta acima da lesão.

Qual o nome do bicho do milho?

Caruncho no milho

Os carunchos não estão apenas restrito a zona urbana. Sua presença pode chegar a tingir alimentos ainda no mesmo campo. É o caso do milho.

Quais são as plantas daninhas do milho?

As principais plantas daninhas que afetam esta cultura são: capim-colchão (Digitaria horizontalis), capim-marmelada (Brachiaria plantaginea), capim-carrapicho (Cenchrus echinatus), capim-pé-de-galinha (Eleusine indica), grama seda (Cynodon dactylon), tiririca (Cyperus rotundus), capim colonião (Panicum maximum), capim ...

Como surgem as larvas no milho?

As fêmeas depositam seus ovos no solo e após a eclosão, as larvas alimentam-se das sementes e raízes de milho e de outras gramíneas. A larva inicialmente esbranquiçada, quando completamente desenvolvida adquire coloração marrom- amarelada e o corpo torna-se bastante esclerotinizado.

Artigo anterior
Qual foi a maior inflação no Brasil?
Artigo seguinte
São Pedro teve filhos?