Para que serviam as especiarias?

Perguntado por: Leticia Bianca de Sousa  |  Última atualização: 29. Dezember 2021
Pontuação: 4.5/5 (50 avaliações)

As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são, utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, e ervas aromáticas.

Para que servem as especiarias?

As especiarias eram diversos produtos de origem vegetal, de aroma ou sabor acentuado, geralmente eram utilizadas na culinária como conservante e aromatizante dos Page 2 alimentos. Na farmácia são utilizadas na preparação de óleos, unguentos e medicamentos. Também é utilizado para fazer perfumes, incensos, etc.

Para que servem as especiarias antigamente?

Antigamente, as especiarias eram usadas em medicamentos e em cremes para a pele; também eram utilizadas em cerimônias religiosas. Às vezes, eram empregadas para evitar que os alimentos se estragassem, ou serviam para disfarçar o sabor ruim de carnes que já haviam se estragado.

Para que serviam as especiarias no século XVI?

Utilizadas sobretudo para apaladar a comida e para mezinhas terapêuticas, as especiarias conquistaram as mesas senhoriais europeias e da alta burguesia. Porém, mesmo dispostos a pagar fortunas, nem sempre tinham acesso a tais privilégios por apenas chegarem pequeníssimas porções ao mundo ocidental.

O que eram as especiarias orientais para que serviam?

As especiarias são temperos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nos preparos das comidas. Algumas delas também eram e ainda são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.

AS ESPECIARIAS - HISTÓRIA EM MINUTOS

17 questões relacionadas encontradas

O que eram as especiarias resposta?

a) As especiarias eram produtos variados de origem vegetal (pimentas, cravo, canela, noz moscada, entre outros), utilizadas pelo europeus devido ao seu sabor e aroma intensos, pro- venientes, principalmente, da Ásia.

Quais eram os produtos que os europeus buscavam no Oriente?

As especiarias eram produtos orientais, como o cravo-da-índia, noz-moscada, a pimenta-do-reino, o açúcar, a canela, o anis-estrelado, o gengibre, o coentro, a mostarda e o açafrão, vendidos na Europa com uma margem de lucro considerável.

Quais eram os principais usos que os europeus davam para as especiarias durante a Idade Moderna?

Utilizadas não só para conservar os alimentos e melhorar seu sabor, mas também como medicamentos, afrodisíacos, perfumes, incensos, etc., as especiarias, eram compradas secas e dessa forma utilizadas.

O que eram as especiarias dos portugueses?

Algumas especiarias também eram, e ainda são, utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, e ervas aromáticas.

Quais eram as especiarias mais valiosas no período das grandes navegações?

Desde aquela época, a Índia é origem das especiarias mais usadas, como o gengibre, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, açafrão, cúrcuma e cardamomo. ... Com o fim das Cruzadas, criou-se a Rota das Especiarias, que cruzava o Oriente Médio e chegava à Europa a partir dos comerciantes venezianos.

Qual foi o principal objetivo dos movimentos das grandes navegações?

Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.

Quais especiarias são usadas até hoje?

Veja quais são os tipos de especiarias mais usados na gastronomia!
  • Açafrão. O açafrão é uma especiaria que ficou muito famosa por conta da Paella, prato de origem espanhola. ...
  • Coentro. ...
  • Cardamomo. ...
  • Curry. ...
  • Estragão. ...
  • Noz Moscada.
  • Páprica. ...
  • Pimenta do Reino.

Por que as especiarias eram consideradas produtos de luxo no passado?

Nos séculos XIV e XV, na Europa, as especiarias eram consideradas grandes riquezas - algumas valiam mais do que ouro! ... Quando o soberano de uma nação queria homenagear alguém, geralmente lhe mandava de presente especiarias.

Por que os europeus queriam tanto as especiarias?

Em geral, as especiarias tinham grande presença na culinária e na medicina européia. Em meio ao surgimento da classe burguesa e o restabelecimento da classe nobiliárquica, os temperos e sabores vindos da Índia propiciavam uma experiência sensorial inédita aos paladares medievais.

Qual a mais antiga das especiarias usada hoje também como remédio?

A noz-moscada, por exemplo, era considerada a cura para uma praga que assolou Londres no século 18 e matou cerca de 30 mil pessoas.

O que eram as especiarias e de onde eram trazidas para Europa?

As especiarias na História

Compravam no Oriente, principalmente na Índia e China, e vendiam com alta porcentagem de lucro no mercado europeu. Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos.

Quais são os tipos de especiarias?

Se esse é o seu caso, confira nosso guia com as propriedades e os usos das principais especiarias que você precisa ter na sua cozinha:
  1. Açafrão. ...
  2. Camomila. ...
  3. Canela em pó ...
  4. Canela em rama. ...
  5. Cravo-da-índia. ...
  6. Cebolinha. ...
  7. Salsinha. ...
  8. Colorau.

Quais eram os produtos mais procurados pelos europeus?

Os produtos mais procurados pelos europeus eram as especiarias - produtos vegetais ou animais com finalidade culinária ou medicinal - obtidas por meio do comércio com as Índias. As especiarias mais procuradas eram o cravo, a canela e a pimenta-do-reino.

Em que consistem as chamadas Rotas das especiarias?

Com o fim das Cruzadas, criou-se a Rota das Especiarias, que cruzava o Oriente Médio e chegava à Europa a partir dos comerciantes venezianos. Os árabes detinham o monopólio dessa rota e Veneza se tornou o centro do comércio europeu. ... Esse foi o início da produção de especiarias no nosso território.

Quais eram as especiarias que os portugueses buscavam na Índia?

Com o ouro e o cobre retirados da África os portugueses compravam nas Índias as tintas, principalmente o anil, e toda gama de especiarias orientais: canela, pimentas, gengibre, etc.

Quais foram os primeiros europeus a praticar as grandes navegações?

Chamam-se Grandes Navegações as expedições marítimas realizadas por europeus entre os séculos XV e XVI. Os pioneiros na expansão marítima europeia foram os portugueses e os espanhóis, seguidos pelos ingleses, franceses e holandeses.

Quais eram os principais produtos que os europeus buscavam nas novas terras?

O peixe, as baleias e os lobos-marinhos das Canárias e Madeira eram também procurados pelos Portugueses. Mas o principal produto foi o ouro, desde 1442, estendendo-se ao longo do século XV, ainda que de forma irregular e num decréscimo na transição para a centúria de Quinhentos.

Quais são os produtos cobiçados na expansão marítima?

Especiarias como canela, cravo, gengibre, pimenta e noz-moscada, que eram usadas na alimentação, na conservação de alimentos e na produção de remédios e perfumes. Esses produtos eram muito cobiçados pelos europeus, pois seu comércio rendia muito dinheiro.

Quais eram os produtos de luxo?

Se pensarmos nas condições que imperavam na Colônia nos séculos XVI e XVII, os artigos tão esperados do Velho Mundo eram realmente um luxo. Vinhos, azeites, conservas, queijos, vinagres, azeitonas e muitos tecidos finos (veludos, linhos, sedas), além dos ornamentos de metais preciosos (fivelas, botões) e pedrarias.

Quais especiarias para gin?

Cardamomo, canela em pau, cravo da índia, hibisco, zimbro, anis estrelado e pimentas como a do reino (preta ou branca) e a pimenta rosa: todos esses itens podem ser colocados em seu drink e farão bonito. Atenção: no caso das pimentas, do cardamomo e do zimbro, opte sempre pelos grãos e sementes.

Artigo anterior
O que é um elemento quimico?
Artigo seguinte
Que vender por internet?