Qual é o inflamassoma?

Perguntado por: Cátia Inês Ramos de Nogueira  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (24 avaliações)

O inflamassoma é um complexo multiproteico intracelular que atua na ativação de enzimas da família cisteína-aspartato proteases (CASPASES) como uma estrutura essencial para a regulação da imunidade em condições fisiológicas e no reconhecimento de sinais de perigo a diferentes componentes.

Como se forma o inflamassoma?

O inflamassoma é formado após o reconhecimento de diversos sinais inflamatórios (LPS, cristais de ácido úrico e diversos compostos virais e bacterianos) por proteínas da família dos NPLR. A composição exata do inflamassoma depende da vias de ativação utilizadas em cada caso.

O que é um inflamassoma e qual receptor está envolvido?

2.3 Inflamassoma

Os inflamassomas são complexos citoplasmáticos, compostos essencialmente por um receptor de reconhecimento de patógenos (PRR) e uma caspase-1, com formação de oligômeros que direcionam a resposta inflamatória a estímulos microbianos ou stress endógeno (Schroder e Tschopp, 2010).

O que significa NLRP3?

O inflamassoma NLRP3, um importante complexo proteico para o processo inflamatório, é responsável pela maturação das citocinas pró-inflamatórias IL-1β e IL-18. A ausência de componentes da inflamação já foi relacionada a um aumento de peso aumentado.

O que é Inflassomo?

O inflamassomo é composto pela proteína AIM2, caspase-1 e proteína adaptadora ASC, necessária para que haja a ligação via domínio PYD-PYD, de AIM2 com caspase-1. A ativação do inflamassomo se dá de forma direta, com a ligação do dsDNA a AIM2 e consequente oligomerização com ASC e caspase-1 (SCHRODER & TSCHOPP, 2010).

Inflamassoma – Wlademir Salgado

43 questões relacionadas encontradas

Qual a função do inflamassoma?

O inflamassoma é um complexo multiproteico intracelular que atua na ativação de enzimas da família cisteína-aspartato proteases (CASPASES) como uma estrutura essencial para a regulação da imunidade em condições fisiológicas e no reconhecimento de sinais de perigo a diferentes componentes.

O que é Gasdermina?

“A gasdermina D é uma proteína formadora de poros. Trabalhos anteriores mostraram que, quando essa molécula é ativada na célula, ela forma poros [buracos] na membrana nuclear que permitem a saída do material genético para o citosol.

O que são receptores Citosólicos?

Receptores celulares de reconhecimento de padrões

Os RIG Like Receptors (RLR) são sensores citosólicos de RNA viral que respondem a ácidos nucleicos virais através da indução da produção de interferons antivirais do tipo I.

Como moléculas provenientes de dano tecidual podem ativar a inflamação via ativação de inflamassoma?

O processo inflamatório pode ser iniciado pela presença de patógenos (PAMPs) ou de moléculas associadas ao dano tecidual (DAMPs), estes sinais são reconhecidos por células do sistema imune via receptores de reconhecimento de padrão localizados na membrana ou no citoplasma destas células.

Quais os eventos gerados pela ativação do sistema complemento?

Existem três vias de ativação do sistema complemento:
  • Via clássica - ativada diretamente pelo patógeno ou indiretamente por anticorpos que se ligam na superfície do patógeno;
  • Via da lectina ligadora de manose;
  • Via alternativa - fornece uma amplificação para as outras duas vias.

Quais são os receptores Citosólicos para PAMPs e DAMPs?

Dentre os PRRs citosólicos, ou seja, receptores que detectam PAMPs ou DAMPs no citoplasma das células, merecem destaque os receptores semelhantes ao NOD (NLRs) e os receptores semelhantes a RIG (RLRs)1. A família NLR é uma classe de receptores intracelulares composta por mais de 20 diferentes proteínas citosólicas.

O que são receptores biológicos?

Os receptores são proteínas ou glicoproteínas presentes na membrana plasmática, na membrana das organelas ou no citosol celular, que unem especificamente outras substâncias químicas chamadas moléculas sinalizadoras, como os hormônios e os neurotransmissores.

São exemplos de receptores intracelulares?

Receptores intracelulares

Por exemplo, os receptores principais dos hormônios esteróides, tais como os hormônios sexuais estradiol (um estrógeno) e testosterona, são intracelulares 1,2start superscript, 1, comma, 2, end superscript.

O que é Pamps e Damps?

Estruturas denominadas “Padrão Molecular Associado ao Patógeno” (PAMP) e “Padrão Molecular Associado ao Dano” (DAMP) são reconhecidos por esses receptores, induzem respostas imunes inatas e podem modular a imunidade adquirida.

Quais são os quatro tipos de receptores de?

Com base na estrutura molecular e de seu mecanismo de transdução de sinal, podemos distinguir 4 tipos ou superfamílias de receptores:
  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4 – Receptores nucleares.

Quais os hormônios que se ligam a receptores intracelulares?

Hormônios como o Cortisol, Estradiol e Testosterona são hormônios derivados do Colesterol, também há a Vitamina D, Ácido Retinóico e Tiroxina são todos hormônios que possuem receptores intracelulares.

Quais são os tipos de receptores elétricos?

Um bom exemplo de receptor elétrico é o motor elétrico, como ventiladores, liquidificadores e batedeiras. Quando recebem energia elétrica, esses motores a transformam em energia mecânica que pode ser observada no giro desses aparelhos.

O que são receptores e qual a sua função?

Receptores são as proteínas mais importantes a serem utilizados como alvo em Química medicinal. Em organismos complexos, receptores são o sistema de comunicação entre células. Todos os órgãos e tecidos precisam estar funcionando de forma ordenada.

O que são receptores de exemplos?

O melhor exemplo de receptor são os motores elétricos, uma vez que eles transformam energia elétrica em energia mecânica. Em um circuito, o receptor recebe energia do gerador, transformando-a de tal que forma que ocorre uma redução na força eletromotriz.

Qual é a função dos receptores?

Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.

Quais os principais PAMPs associados aos receptores TLRs em humanos?

O dímero TLR1-TLR2 reconhece os PAMPs de bactérias gram-positivas, incluindo lipoproteínas, lipopeptídeos, peptideoglicanos e o ácido lipoteicoico.

Quais são os 4 PAMPs?

Receptores de PAMPs
  • monócitos/macrófagos.
  • certas células dendríticas.
  • linfócitos B.

Como o sistema imune inato reconhece os PAMPs e DAMPs através dos receptores do tipo Tool?

Os DAMPs geralmente não são liberados por células mortas por apoptose. O sistema imune inato usa diversos tipos de receptores celulares, presentes em diversas localizações nas células, e moléculas solúveis no sangue e nas secreções mucosas para reconhecer PAMP e DAMP.

Quais são as vias de ativação do sistema complemento?

O complemento é formado por proteínas solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos por três vias: via clássica, via alternativa e via da lectina.

Quais os componentes que fazem parte do sistema complemento?

O Sistema Complemento é composto por proteinas plasmáticas / séricas pertencentes às frações gama, beta e alfa globulinas por causa do seu comportamento de migração na eletroforese de proteínas do soro. Não há formação do complexo Ag-Ac. Pode ser ativada pelas C3b ou C3. H2O, ou por alguns tipos de parede celular.

Artigo anterior
Quantos pessoas têm diabetes no Brasil?
Artigo seguinte
Qual o prazo para aferição de radar fixo?