Para que servem os REA?

Perguntado por: Vitória Neves de Melo  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.7/5 (17 avaliações)

REA se trata de um termo criado pela Unesco, no início dos anos 2000, e diz respeito aos conteúdos educacionais disponíveis na internet, com acesso livre e gratuito. Esses materiais de estudo podem ser muito eficientes para complementar aulas, com recursos interativos e expositivos, atraindo a atenção dos alunos.

Por que é importante os professores e alunos entendam sobre o direito autoral para o desenvolvimento de REA?

Os direitos autorais relacionam-se à educação pelo fato de que todo educador é autor, ou deveria ser, e porque a construção do conhecimento nunca parte do zero, mas é uma evolução do que já existe (Educação Aberta, 2011).

Quais são as principais características dos REA?

Para ser considerado um REA, o recurso precisa permitir quatro liberdades mínimas, chamadas de"4Rs": revisar, reusar, remixar e redistribuir.

Quais são as contribuições que a utilização de recursos educacionais abertos pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem na educação básica?

Trata-se de uma nova possibilidade de compartilhar conhecimento de forma colaborativa, ampliando o acesso a experiências e saberes. Com os REAs, pode-se ampliar o acesso à aprendizagem, estimular a participação ativa de alunos e contribuir para mudanças em práticas conservadoras, ainda manifestas no cotidiano escolar.

Quais são os recursos educacionais abertos?

Recursos educacionais abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento. (UNESCO/COL, 2011).

11 MENTIRAS QUE VOCÊ AINDA ACREDITA !

35 questões relacionadas encontradas

O que é Educação aberta e quais os recursos educacionais abertos?

Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos: nova formação online e gratuita. Diálogo, produção colaborativa, conhecimento compartilhado, engajamento e diminuição de barreiras de acesso são alguns dos termos que permeiam os conceitos de Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA).

O que é a educação aberta?

É um movimento histórico que hoje combina a tradição de partilha de boas ideias entre educadores com a cultura digital baseada em colaboracão e interatividade.

Para que sejam considerados recursos educacionais abertos Eles precisam estar sob licenças abertas?

O termo foi adotado em 2002, em um fórum da Unesco, para designar conteúdos digitais de ensino, aprendizado e pesquisa que estão em domínio público ou publicados sob licença livre, que podem ser usados, adaptados e/ou distribuídos por qualquer pessoa.

O que são licenças abertas?

O licenciamento aberto acontece quando o detentor de direito autoral compartilha com a sociedade parte de seus direitos patrimoniais de autor como os direitos de cópia, reprodução, redistribuição, criação de obras derivadas, recombinação ou outras formas.

Como criar um recurso educacional aberto?

Para criar um texto, você pode usar os programas de computador que você já usa normalmente. O que vai tornar o seu material um recurso educacional aberto será o formato que você irá compartilhar. Além de definir a licença de uso apropriada, você deve prestar atenção ao formato do documento que está criando.

Qual a premissa fundamental do REA?

O conceito de REA começa com dois princípios: licenças de uso que permitam maior flexibilidade e uso legal de recursos didáticos; e abertura técnica, no sentido de utilizar formatos que sejam fáceis de abrir e modificar em qualquer software.

Quais são os tipos de REA existentes?

Todo e qualquer conteúdo que seja utilizado para fins educacionais podem ser REA. São livros, planos de aula, softwares, jogos, resenhas, trabalhos escolares, vídeos, áudios, imagens e outros recursos compreendidos como bens educacionais essenciais ao usufruto do direito de acesso à educação e à cultura.

Quais são os 5 Rs que determinam a abertura de um REA?

Em 2014, acrescentou mais um R (retain), constituindo agora os 5 Rs de abertura: reter (retain) – direito de fazer e possuir cópias dos recursos; reutilizar (reuse) – direito de usar o conteúdo de formas variadas; rever (revise) – direito de adaptar, ajustar, modificar ou alterar o conteúdo; remix (remix) – direito de ...

Quais são as metas do PNE?

Quais são as metas do PNE?
  • Educação Infantil. ...
  • Ensino Fundamental. ...
  • Ensino Médio. ...
  • Educação Inclusiva. ...
  • Alfabetização. ...
  • Educação Integral. ...
  • Aprendizado adequado na idade certa. ...
  • Escolaridade média.

Quais são os objetos de aprendizagem?

Objetos de aprendizagem são recursos educacionais – digitais ou não – usados para potencializar a transmissão do conteúdo. Como exemplos desses recursos, podemos citar podcasts, vídeos interativos, infográficos, flashcards, fóruns online, e-books, infográficos e simuladores.

Quais as primeiras iniciativas de uso da tecnologia na educação?

No contexto internacional, o marco inicial do uso de dispositivos tecnológicos na educação se deu com Skinner, na década de 60, que elaborou uma proposta de ensino por meio das tecnologias, desenvolvendo as “máquinas de ensinar”.

Quais são as licenças de uso?

LICENÇA DE USO

Licenças de uso, por sua vez, permitem a utilização de um determinado software em apenas uma máquina e incluem atualizações, mas também não preveem o direito a manutenção. Essas licenças devem ser adquiridas em conjunto ou isoladamente, compreendendo as taxas de administração da plataforma obtida.

O que são licenças virtuais?

Podemos definir o que é licenciamento de produtos digitais como uma modalidade em que se adquire os direitos de reprodução, distribuição e comercialização de algum material em ambiente virtual. Essa licença é concedida pelo autor ou produtor original da obra.

Qual o documento internacional mais recente sobre Recursos Educacionais Abertos?

UNESCO cria programa para Recursos Educacionais Abertos (REA) ... O documento se baseia nos resultados do Plano de Ação de 2017 da Liubliana, na Eslovênia, que tratava sobre recursos educacionais abertos; e apoia-se nos esforços da UNESCO para avançar na Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável.

Faz parte da educação aberta?

A expressão “educação aberta” é uma espécie de guarda-chuva para um conjunto de práticas de ensino-aprendizagem que mira o livre acesso a oportunidades de aprendizado por meio de recursos da EAD. O termo “aberta” faz referência ao tipo de licença – o material é oferecido com recursos livres de direitos autorais.

Quais são os três níveis de licenças Creative Commons?

Licenças em Três “Camadas”
  • Texto Legal. ...
  • Legível por Humanos. ...
  • Legível por Máquinas. ...
  • Atribuição. ...
  • Atribuição-CompartilhaIgual. ...
  • Atribuição-SemDerivações. ...
  • Atribuição-NãoComercial. ...
  • Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual.

O que é Educação Aberta e a Distância?

A Educação Aberta e a Distância (EAD) se caracteriza como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem se efetiva com o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), com a participação de professores e alunos que realizam atividades de ensino e de ...

Quais são as dimensões da Educação Aberta?

Dimensões da Educação Aberta. Ao pensar na abertura de um recurso, além do acesso é preciso considerar a capacidade de modificar e usar materiais, informações e redes, de modo a oferecer uma educação personalizada para os usuários ou entrelaçar recursos de novas formas e para públicos diversos.

O que é educação flexível?

Ou seja, educação flexível é aquela que, em seu planejamento, permite uma série de opções para seus alunos a partir de certas dimensões, como tempo, espaço, formas de ingresso, distribuição e logística, te- mas, metodologias e recursos, de acordo com um projeto pedagógico consistente.

Artigo anterior
Tem que ter swag?
Artigo seguinte
Como usar reticências ABNT?