Para que serve um gráfico de barras?

Perguntado por: Érica Mariana Pinheiro  |  Última atualização: 20. Juni 2024
Pontuação: 4.3/5 (19 avaliações)

Um gráfico de barras é uma ferramenta de visualização de dados útil e polivalente que representa graficamente os dados usando barras retangulares. Os gráficos de barras podem ser representados horizontal ou verticalmente, empilhados ou agrupados e são perfeitos para mostrar dados em várias categorias.

Para que serve o gráfico barras?

Gráfico de barras é uma das diversas formas de representar dados de forma visual. Ele é indicado quando se busca cruzar dados que tenham algum tipo de relação e que, quando confrontados, expressam um desempenho qualquer.

Qual o objetivo de um gráfico de barras?

Gráfico de Barras horizontal e vertical

Objetivo: representar os dados através de retângulos, com o intuito de analisar as projeções no período determinado.

O que é um gráfico para que serve?

Os gráficos são recursos visuais muito utilizados para facilitar a leitura e compreensão das informações e divulgação de pesquisas em jornais, revistas, panfletos, livros e televisão.

Quando o gráfico de barras e usado?

Um gráfico de barras é uma ferramenta visual que utiliza barras de diferentes alturas ou comprimentos para representar conjuntos de dados e fazer comparações entre eles. Os gráficos de barra geralmente são usados para comparar medidas (como frequência, quantidade, etc.) para categorias distintas de dados.

Guia para iniciante| COMO LER UM GRÁFICO DE BARRA

40 questões relacionadas encontradas

Onde é mais usado o gráfico de barras?

O gráfico de barras é nosso gráfico mais popular, e não é à toa. Ele permite comparar as diferenças entre como as pessoas responderam a uma pergunta usando barras que aparecem na vertical, na horizontal ou até empilhadas uma na outra.

Qual a diferença entre o gráfico de barras e colunas?

A única diferença é que o gráfico em coluna necessariamente tem que ser vertical, ou seja, construído de baixo para cima, a partir do eixo X (o horizontal), e aferido pelo eixo Y (vertical), enquanto o de barra tanto pode ser vertical quanto horizontal (ou seja, paralelo ao eixo X, que passa a ser o referencial).

Para que serve cada tipo de gráfico?

A escolha do gráfico depende da combinação das variáveis. Gráfico de dispersão é ideal para duas variáveis quantitativas. Gráficos de média, pontos e caixa representam variável qualitativa x quantitativa. Gráficos de barras ou setores mostram frequências de variáveis qualitativas.

Como interpretar um gráfico de barras?

Um gráfico de barras é uma ferramenta de visualização de dados útil e polivalente que representa graficamente os dados usando barras retangulares. Os gráficos de barras podem ser representados horizontal ou verticalmente, empilhados ou agrupados e são perfeitos para mostrar dados em várias categorias.

Como entender os gráficos?

3 dicas para ler e interpretar gráficos
  1. Confira se as informações do gráfico batem com as do enunciado do exercício. ...
  2. Entenda qual tipo de informação está destacada no eixo vertical e qual está no eixo horizontal. ...
  3. Interprete com calma, pois geralmente as questões são contextualizadas.

Para que serve um gráfico de colunas?

Os gráficos de colunas são úteis para mostrar alterações de dados durante um período ou para ilustrar a comparação entre itens. Nos gráficos de colunas, as categorias são geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.

Quais são os tipos de gráficos mais utilizados?

Quais são os tipos de gráficos mais utilizados no mercado de trabalho?
  • Gráfico de barras.
  • Gráfico de linhas.
  • Gráfico de áreas.
  • Gráfico de dispersão.
  • Gráfico circular.
  • Pictograma.
  • Diagrama de colunas.
  • Gráfico de bolhas.

O que é gráfico de barras exemplos?

Gráficos de barras mostram informações sobre categorias diferentes. Em um gráfico de barras, o comprimento de cada barra representa um número. Sara perguntou a todos os alunos do terceiro ano de sua escola qual era o animal de estimação favorito deles. Depois, ela fez um gráfico de barras para mostrar seus resultados.

Qual a origem do gráfico de barras?

Os gráficos de pizza e de barras foram produto do mesmo indivíduo, o escocês William Playfair (1759-1823), um dos pioneiros na história da visualização de dados. Playfair foi o primeiro a produzir e publicar, no seu “The Commercial and Political Atlas” em 1786, um gráfico de barras na sua versão moderna.

Quais são os elementos do gráfico de barras?

Reconhecer os elementos do gráfico de barras (variáveis categóricas, legenda, título, fonte de dados, eixos dos dados).

Como é feito um gráfico de barras?

O gráfico em barras consiste em construir retângulos, em que uma das dimensões é proporcional à magnitude a ser representada (ni ou fi), sendo a outra arbitrária, porém igual para todas as barras. Essas colunas são dispostas paralelamente umas às outras de forma horizontal.

Como colocar dados no gráfico de barras?

Na guia Design do Gráfico, clique em Selecionar Dados. A caixa de diálogo Selecionar Fonte de Dados aparece na planilha que contém os dados de origem do gráfico. Deixando a caixa de diálogo aberta, clique na planilha e selecione todos os dados que você deseja usar para o gráfico, inclusive a nova série de dados.

Qual a importância da leitura correta de um gráfico?

Uma leitura cuidadosa de gráficos é um procedimento essencial para se identificar quais são as grandezas envolvidas e de que maneira elas se relacionam.

Como escolher qual gráfico usar?

Para escolher o tipo de gráfico mais adequado não basta saber se você precisa mostrar uma comparação, distribuição, composição ou relação entre os dados. Dependendo da quantidade de variáveis, pode ser melhor escolher um ou outro tipo de gráfico.

Qual melhor gráfico para muitas informações?

Use um gráfico de linhas ou um gráfico de áreas para mostrar as alterações que são contínuas ao longo do tempo. O gráfico de linhas é o tipo de gráfico mais eficaz para exibir dados de séries cronológicas. Ele pode lidar com uma grande quantidade de pontos de e várias séries de dados, e todos sabem como lê-lo.

Qual o melhor tipo de gráfico para comparar valores?

Um gráfico de barras ou de colunas com uma única série é ideal para comparar valores dentro de uma categoria de dados, como as vendas mensais de um produto, por exemplo.

Onde Os gráficos podem ser utilizados?

Os gráficos representam os resultados de pesquisas feitas para entender melhor as estatísticas. Com um gráfico é mais fácil fazer a leitura, a interpretação e a comparação de dados. Em jornais, é bastante comum o uso de gráficos para comunicar a população sobre diferentes informações.

Quais são os 7 Elementos de um gráfico?

Os sete elementos básicos do design gráfico são linha, forma, cor, textura, tipo, espaço e imagem.

Qual a diferença entre gráfico de barras e gráfico de linhas?

Um gráfico de barras ou de colunas com várias séries é ideal para comparar categorias de dados, como as vendas mensais de diferentes produtos. Use um gráfico de linhas para comparar mais de 15 pontos de dados.

Artigo anterior
Como calcular a quantidade de sal na comida?
Artigo seguinte
Qual a fase mais importante da vida?