O que é um relato de experiência?

Perguntado por: Edgar Lucas Vicente Pereira  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (58 avaliações)

Relatório (relato) de Experiência: trata-se da apresentação de uma reflexão sucinta, a partir de uma organização estruturada pelo próprio formador (com introdução, desenvolvimento e conclusão), no qual possa analisar aspectos que considere significativos na evolução de sua prática docente, indicando os aspectos ...

O que deve ter em um relato de experiência?

O relato de experiência é composto normalmente pelos seguintes tópicos: introdução, objetivos, metodologias, descrição do contexto e procedimentos, resultados observados e considerações finais. Essa não é uma estrutura padrão ou obrigatória, mas é a forma mais simples e fácil de estruturar o seu relato de experiência.

Em que pessoa se escreve um relato de experiência?

Como você pode ver, o relato de experiência é muito diferente de um relatório técnico, que é usualmente escrito na terceira pessoa para demonstrar, entre outras coisas, a distância de quem escreve do fato que é relatado e, com isso, tornar o texto impessoal. Ao escrever, inclua falas de seus alunos no texto.

O que é um relato de experiência artigo?

O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação.

Como fazer um relato de experiência ABNT?

O relato de experiência deve conter no mínimo 08 e no máximo de 12 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de relatos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Como fazer um Relato de Experiência

18 questões relacionadas encontradas

Como fazer um relato de experiência escolar?

O relato de experiência, de forma geral, deverá conter informações sobre a aula que foi realizada, conforme informações do planejamento, e resultados alcançados fazendo a relação entre teoria e prática, conhecimentos desenvolvidos no curso e aplicados na prática da aula.

Como se faz um relato?

Introdução: pequeno trecho em que aparecem as principais ideias que se quer relatar. Nessa parte é possível encontrar o local, tempo e personagens que fazem parte da narrativa. Contexto: observe em que contexto se passa o relato que será narrado.

Como fazer um relato de experiência enfermagem?

Relato de Experiência: A visão de um enfermeiro frente a escolha de novos tipos de coberturas para feridas e as práticas utilizadas.
  1. OBJETIVO.
  2. TRAJETÓRIAS METODOLÓGICAS.
  3. RESULTADOS.
  4. 4.1 A ESCOLHA DO PRODUTO UTILIZADO PARA COBERTURA DE FERIDAS.
  5. 4.2 RELAÇÃO TEMPO DE SERVIÇO E O INTERESSE EM NOVAS TÉCNICAS.
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

O que é uma experiência docente?

O saber da experiência na docência mostra-se também um saber coletivo dos professores e para os mesmos em sua atividade docente, os professores assumem um papel de auto-formação, a medida que estes entendem-se como sujeitos reflexivos de sua própria prática pedagógica .

O que é um relato de prática?

Relato de prática é um texto reflexivo escrito por você, professor ou professora, no qual conta sua experiência com as atividades realizadas com estudantes na produção de um dos gêneros da Olimpíada: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário.

Como iniciar um relato de prática?

Como fazer relatório de aula prática
  1. 1 – Introdução. Nesta parte, o aluno deve falar sobre o que foi abordado na aula. ...
  2. 2 – Objetivo. Qual era o propósito daquela aula? ...
  3. 3 – Materiais e metodologia. ...
  4. 4 – Resultado. ...
  5. 5 – Conclusão. ...
  6. 6 – Referências bibliográficas.

O que é um relato pessoal?

O relato pessoal é um gênero textual com função de documentar memórias ou vivências de um indivíduo ou até de um grupo. Esse gênero é muito presente nos ambientes escolares, mas também em editoriais de literatura, páginas de internet e até mesmo no cotidiano, pelo compartilhamento de experiências diárias.

O que é prática docente do professor?

Falar de prática docente em sala de aula é falar de um saber-fazer do professor repleto de nuances e de significados. Implica falar que os professores possuem saberes profissionais cheios de pluralidade (TARDIF, 2000) que vêm à tona no âmbito de suas tarefas cotidianas.

Quais as experiências vividas em sala de aula com o professor?

5 atividades que promovem uma boa experiência em sala de aula
  1. Utilizar a tecnologia. A tecnologia é uma ferramenta aproximativa entre os professores e alunos. ...
  2. Investir em atividades lúdicas e interativas. ...
  3. Dar protagonismo e autonomia aos estudantes. ...
  4. Reconfigurar espaços. ...
  5. Criar espaços colaborativos.

O que é uma pessoa docente?

O que é Docente:

Docente é um termo relativo ao ensino, é o indivíduo que ensina outros, independente do tema. Existe também o corpo docente, que é um grupo de professores que ensinam outras pessoas, e todas insituições de ensino possuem um corpo docente.

Como fazer um relato de caso?

Como escrever um relato de caso clínico
  1. 1 – Introdução. Parte-se de uma apresentação breve sobre o episódio a ser descrito. ...
  2. 2 – Descrição do caso. Esse é o momento em que se detalha o cenário. ...
  3. 3 – Discussão. Os dados obtidos com a experiência devem ser comparados às referências bibliográficas. ...
  4. 4 – Conclusão.

O que é um relato de experiência e suas principais características?

Como fazer um relato de experiência? É feito em 1ª pessoa, de forma subjetiva, detalhada, geralmente com linguagem coloquial. O assunto é abordado de forma a destacar a participação ou o ponto de vista do enunciador sobre o que é relatado, ou seja, sobre o fato ocorrido no passado.

Como fazer um relato de prática?

Relatar a prática: como e por quê? Procure escrever colocando-se no lugar do leitor – tente fazê-lo entrar na sala de aula e enxergar o vivido como se tivesse estado presente, converse com o leitor, pense no que poderia interessá-lo e no que interessa apenas a você.

Quais são os tipos de relato?

Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo. Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador. Uma narração tem por objetivo contar o enredo que envolve tempo, espaço, personagem e ação.

Quais são as características do gênero relato?

Sendo assim, o relato pode estar integrado também a outros gêneros. As características desse gênero são: Narrar de forma breve um fato específico vivido por uma pessoa e suas consequências, reflexões; Apresentar elementos básicos da narrativa tais como: sequência de fatos, pessoas, tempo, espaço.

O que é relato no texto?

Um relato é um conhecimento que se transmite, geralmente de forma pormenorizada, sobre um determinado assunto. ... E são vários os tipos de textos no qual um relato pode ser inserido, como, por exemplo: em diários, notícias, notas informativas, entre outros.

Qual a importância da prática docente?

[...] a prática pode ser vista como um processo de aprendizagem através do qual os professores retraduzem sua formação e a adaptam à profissão, eliminando o que lhes parece inutilmente abstrato ou sem relação com a realidade vivida e conservando o que pode servir-lhes de uma maneira ou de outra.

Qual a diferença entre prática docente e prática pedagógica?

A grande diferença é a perspectiva de ser critica e não normativa, de ser práxis e não treinamento, de ser dialetica e não linear. As práticas pedagogicas se realizam como sustentáculos à prática docente, num diálago continuo entre os sujeitos e suas circunstâncias.

Qual o tipo de prática docente e defendida por Paulo Freire?

Para ele, o principal objetivo da educação é formar cidadãos conscientes da situação opressora e injusta em que os menos favorecidos se encontram e levá-los a assumirem posturas de engajamento na luta contra a ordem social capitalista. ... A prática educativa proposta por Freire é vasta.

Artigo anterior
Qual a diferença de um alimento processado e Ultraprocessado?
Artigo seguinte
Quais são os sintomas de pedra na vesícula?