Para que serve um audiograma?

Perguntado por: Filipe Emanuel Ferreira Rocha Abreu  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

A audiometria é um exame auditivo que serve para avaliar a capacidade auditiva da pessoa na interpretação de sons e palavras, permitindo detetar alterações auditivas importantes, especialmente em pessoas que trabalham em ambientes muito barulhentos.

Porque fazer exame de audiometria?

O exame audiometria é indicado diante da necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, ou seja, quando existem suspeitas de anormalidades, traumas, tímpano rompido, infecções, histórico familiar de perda auditiva, uso excessivo de medicamentos, entre outras condições.

Como é feito o audiograma?

O audiograma é um exame que apresenta resultados em forma de gráfico. A pessoa que está sendo atendida pelo médico é exposta a diferentes sons, ora com frequência mais elevada (sons agudos), ora com frequência mais baixa (sons graves). São emitidos sons diferentes em uma frequência de cada vez.

Qual a importância da audiometria para sua saúde?

O teste de audiometria é fundamental para prevenção e tratamento de problemas auditivos. A sua saúde auditiva não é brincadeira e, por isso, é importante fazer o exame de audiometria regularmente. O teste avalia a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons e identificar problemas auditivos.

Como interpretar o exame de audiometria?

No exame, o especialista avalia as respostas do paciente diante de sons em diversas frequências. O paciente coloca fones de ouvido e comunica o profissional se está ouvindo os estímulos ou não. Por isso, o teste, que leva 30 minutos, é considerado subjetivo.

TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE A AUDIOMETRIA E O AUDIOGRAMA - A&R Aparelhos Auditivos

26 questões relacionadas encontradas

Como interpretar o resultado do Bera?

A interpretação do exame baseia-se, principalmente, na latência absoluta das ondas e no intervalo de latência entre os picos, este último considerado representativo do tempo de condução neural entre os componentes de cada onda.

Qual a importância da avaliação da perda auditiva para o paciente?

Qual a importância do exame de audição? Na maioria dos casos, o exame auditivo ajuda a identificar se o paciente precisa fazer uso do aparelho auditivo ou não. Se necessário usar um equipamento de auxílio, o exame também apontará o tipo de aparelho mais adequado ao paciente.

Quanto tempo demora para fazer um exame de audiometria?

O exame de audiometria tonal dura aproximadamente 30 minutos e visa avaliar a função auditiva do paciente (inclusive crianças em idade pré-escolar) através da obtenção de limiares auditivos, estabelecendo o mínimo de intensidade de estímulos sonoros que o indivíduo percebe e avaliando o tipo e grau da perda auditiva.

Qual a idade para fazer audiometria?

Parte da avaliação do processamento auditivo central, acima dos 4 anos. A audiometria também é solicitada para todas as crianças em idade pré-escolar. Indicada a partir dos 6 meses idade.

O que é uma audiometria SRT?

O que é o SRT ou Teste do Limiar de Recepção de Fala? É um exame que completa as informações da audiometria tonal e vocal. O exame determina a menor intensidade na qual uma pessoa pode repetir corretamente 2 sílabas com pelo menos 50% de precisão.

Como calcular a perda auditiva?

Para saber qual o grau de perda de audição o exame de audiometria geralmente é o mais utilizado. A audiometria avalia qual a menor intensidade em que a pessoa é capaz ouvir tons puros. Média menor ou igual a 20 dBNA. Pode existir discreta perda sem implicação social.

Qual o valor de uma audiometria?

Audiometria Clínica é R$ 80,00 em nossa clínica.

Quem precisa fazer exame de audiometria?

Os profissionais habilitados a realizar o exame audiométrico são o fonoaudiólogo e médico conforme a legislação e resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais. Portanto, outros profissionais ou técnicos da área da saúde não possuem habilitação para realizar a audiometria.

Qual a importância da audiometria ocupacional?

A audiometria ocupacional é um exame auditivo rápido, indolor e muito simples que tem grande importância para detectar e avaliar alterações auditivas em trabalhadores que passam boa parte do tempo expostos ao ruído.

O que fazer antes do exame de audiometria?

Preparo. Não expor-se a sons fortes e não usar aparelhos sonoros pelo menos 14 horas antes do exame. Caso você trabalhe em ambiente ruidoso, procure realizar o exame após uma boa noite de sono ou logo após uma pausa de descanso no final de semana.

O que todo exame audiométrico gera?

Por meio dela é possível detectar desde alterações mínimas no sistema auditivo até a surdez, ainda inferir qual a porção do ouvido está afetada e em que grau.

O que é uma audiometria completa?

A audiometria é um teste básico da avaliação audiológica, que avalia todo o sistema auditivo. Possui papel fundamental no diagnóstico, localizando, identificando o tipo e quantificando o grau de perda auditiva.

Como é feito o exame auditivo?

O exame de audiometria é feito por meio de um equipamento chamado audiômetro, dentro de uma cabine acústica ou em uma sala acusticamente tratada (sala isolada). O paciente coloca um fone e os profissionais avaliam a menor intensidade que o indivíduo ouve cada som apresentado (em diferentes frequências).

O que devemos fazer com um funcionário que teve diagnóstico de PAIR?

- Sendo confirmado diagnóstico de PAIR Ocupacional, deve ser emitida a Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT. - Sendo detectada a PAIR, o trabalhador deve ser necessariamente reavaliado pelo Programa de Conservação Auditiva. Caso este não exista, deve ser implantado.

Para que serve o exame auditivo Bera?

Com a Audiometria de Tronco Cerebral (Pea) Bera, avaliamos a integridade dos nervos das vias auditivas, realizando o registro da atividade elétrica no sistema auditivo e o estado do nervo auditivo. Assim, é possível determinar a origem do problema auditivo.

O que é surdez temporária ou definitiva?

Quando o trabalhador está exposto em uma área ruídos constantes, ele começa a perder a sensibilidade auditiva e isso pode se tornar irreversível. A perda auditiva se torna definitiva de forma lenta, silenciosa e prolongada.

Quando o BERA da alterado?

O Bera pode ser de vários tipos: triagem, pra pesquisa de sítio de lesão, para pesquisa de limiar... cada um dará uma informação. Na otite média serosa, um desses tipos de exame apresenta inclusive alteração que é típica da presença do líquido na orelha. Converse melhor com o seu médico!

Porque o teste da orelhinha pode falhar?

Apesar das causas mais comuns de falha nos testes ainda na maternidade serem presença de líquido na orelha média ou vérnix caseoso no conduto auditivo, aqueles lactentes que não passarem no PEATE deverão ser submetidos ao reteste com PEATE, idealmente até 30 dias após o primeiro exame [1,3].

Qual a diferença entre Bera e audiometria?

O BERA geralmente possui duração média de 30 minutos e deve ser praticado em uma sala acusticamente tratada para que não haja interferências externas, nos mesmos moldes que a audiometria.

Artigo anterior
Com quanto tempo tenho direito a seguro desemprego?
Artigo seguinte
A cee foi uma organização internacional criada por dois tratados?