Para que serve o volante do motor?

Perguntado por: Carolina Neuza Mendes Assunção  |  Última atualização: 13. Februar 2022
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O volante do motor é uma peça do sistema de embreagem, conectado ao eixo de manivelas, que tem a função de amortecer os movimento bruscos dos pistões e de garantir uma rotação suave ao virabrequim- que tende a vibrar e esticar conforme acontecem as explosões da combustão.

Qual é a função do volante do motor?

O volante do motor é a parte do motor que transfere o torque obtido na cambota (virabrequim ou eixo de manivelas) para caixa de velocidades. Também é responsável por absorver vibrações do motor e manter estável (ou dificultar oscilações) da marcha lenta.

O que é dar um passe no volante do motor?

Assim, é preciso dar um passe, ou seja, retificar o volante, tanto na área de contato com o disco quanto na de fixação da carcaça. Além disso, é importante fazer, também, o balanceamento da peça.

Como funcionam os volantes?

Volante. Entre os primeiros carros fabricados no mundo era comum a mudança de direção por meio de alavancas, como lemes de barcos. ... O funcionamento do volante é muito simples e é o movimento imposto pelo motorista que será transmitido posteriormente às rodas, determinando a direção do deslocamento.

Qual a função da cremalheira do volante do motor?

Uma delas é a partida do motor, pois no volante é que está instalada a cremalheira, aquela engrenagem que circunda todo o perímetro do volante. ... A outra função é transmitir o torque do motor para o câmbio, pois é nele que se fixa a embreagem dos câmbios mecânicos ou o conversor de torque, nos automáticos.

Edu Car & Motos - Como funciona o volante de motor? (Funções principais).

37 questões relacionadas encontradas

Como saber se o volante do motor está ruim?

Um sinal que aponta problema no volante, é a percepção de vibrações no motor e no câmbio durante a marcha lenta. Essas vibrações são causadas pela força da combustão que gera o torque no virabrequim. Elas são transmitidas pelas embreagens até o câmbio.

Quantos volante o carro tem?

Talvez você não tenha reparado, mas, atualmente, a maioria dos carros tem volante de três raios. Outro ponto curioso é que, em muitos veículos, esse componente não é mais perfeitamente circular: modelos com a base achatada também se tornaram comuns.

Quantos volantes tem um motor?

São, basicamente, dois. O mais comum é o volante SMF ou mono-massa, também chamado de volante de motor rígido. É o mais simples mas também o mais o menos comum na atualidade.

Como funciona um volante de inércia?

Um volante de inércia é um elemento mecânico antigo e bem conhecido, que adiciona uma inércia a um sistema de modo a armazenar energia cinética quando em movimento rotacional.

O que é retífica do volante do motor?

Serviços como a retifica de volante de embreagem representam uma alternativa eficiente e econômica de recuperar o desempenho de um motor. O procedimento dispensa a realização de investimentos maiores, como seria o caso da compra de novas peças para o motor.

O que é retífica do volante?

Retifica do volante do motor consistem em retirar superficialmente material da face de contato do volante com o platô para que ele fique desempenado, e fazendo com que o mesmo e original volte com as características de fabrica novamente.

Qual é a função do volante no futebol?

Volante. Jogador de pouca qualidade técnica, que atua defensivamente no meio-campo, cabeça de área. A linha acima tem definições clássicas sobre o volante no futebol brasileiro. Termo utilizado no país há muitas décadas para designar os jogadores com maior responsabilidade de marcação no meio-campo.

O que é retentor de volante?

O Retentor do Volante fica localizado entre o câmbio e o motor, sua função é de vedar o óleo do motor e também para fixar a embreagem do motor.

Quais os tipos de volante?

Veja só!
  1. Mecânica. Esse modelo era comum nos automóveis antigos e ainda se faz presente na maioria dos carros populares hoje. ...
  2. Hidráulica. ...
  3. Elétrica. ...
  4. Eletro-hidráulica.

O que são os quatro tempos do motor?

Figura 12 – Funcionamento do motor Diesel 4 tempos: a) admissão; b) compressão; c) combustão; d) escape.

São partes móveis do motor?

  • PRINCIPAIS COMPONTENTES MÓVEIS DO MOTOR.
  • 5.1. PRINCIPAIS COMPONENTES DO MOTOR. Figura 5-1: Motor a combustão interna, alternativo, e alguns dos seus componentes. ...
  • 5.2. VÁLVULAS. ...
  • 5.3. EIXO COMANDO DE VÁLVULAS. ...
  • 5.4. MOLAS DE VÁLVULAS. ...
  • 5.4.1. MOLA HELICOIDAL SIMPLES. ...
  • 5.4.2. MOLA DE PASSO VARIÁVEL. ...
  • 5.4.3. MOLAS DUPLAS.

Como chama a parte do carro onde fica o volante?

No interior do terminal de direção fica o pivô. Ele funciona como a ligação entre o chassi do automóvel e o sistema de suspensão. Portanto, além de transmitir o movimento do volante para as rodas, o terminal também atua na suspensão do veículo. Assim, ele possui dupla importância.

Qual é o outro nome dado ao volante do carro?

Volante de direção: Peça indispensável em veículo, é o primeiro componente do sistema de direção, sendo controlado totalmente pelo motorista.

Porque o volante é redondo?

O formato angular facilita a visualização da posição da direção e isso é importante quando o carro desliga o piloto automático e a pessoa assume o volante novamente.

Quando trocar o volante bimassa?

Estes são os sintomas que podem indicar que precisa de substituir o volante bimassa.
  • Barulho. Se ouvir algum barulho tipo "chocalho" ou de som metálico a "bater", provavelmente será do bimassa, estes ruídos podem ser bastante altos e deverá efectuar a substituição do volante bimassa.
  • Patinar. ...
  • Vibrações.

Quanto tempo dura um volante bimassa?

O desgaste e durabilidade dessa peça depende do modelo do motor e também da sua utilização e manutenção. Temos clientes proprietários de modelos da Nissan, Frontier e Xterra com motor MWM 2.8 , que chegaram a 160 mil km. Por outro lado, já vimos também casos de donos de VW Amarok trocando a peça antes dos 80 mil km.

Qual a função do volante bimassa?

Qual é a função do volante bimassa? O volante bimassa transmite o binário do motor ao prato da embraiagem e ao disco da embraiagem. O seu principal objetivo é isolar as vibrações torcionais geradas pelo motor, evitando que sejam transmitidas ao sistema de transmissão.

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