Como Norbert Elias explica a relação indivíduo e sociedade?

Perguntado por: Catarina Campos Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (72 avaliações)

Afirma ele que não há sociedade sem indivíduos e, analogamente, não há indivíduos sem sociedade. Portanto, seria um “absurdo” tomar os termos de outro modo que não aquele da cumplicidade.

Qual é o pensamento de Norbert Elias sobre a sociedade?

Norbert Elias aponta que a sociedade constitui-se como um dos elementos essenciais de uma estrutura organizacional cujas atuações demonstram-se de diversas formas de inter- relacionamentos e entrelaçamentos sociais e que esta jamais poderá agir individualmente.

Qual o conceito utilizado por Norbert Elias para a análise da relação ente indivíduo e sociedade marque a alternativa correta?

A alternativa correta é a letra (a) porque o conceito de Norbert Elias que afirma a interdependência entre indivíduo e sociedade é justamente o conceito de configuração.

Por que Norbert Elias afirma não haver a dicotomia entre indivíduo e sociedade?

Elias não consegue ultrapassar a dicotomia entre indivíduo e sociedade e isto decorre de sua definição de indivíduo como “pessoa singular” e da sociedade como “pluralidade de pessoas”, sendo que esta última se caracteriza por possuir leis específicas, caracterizadas por determinadas relações e funções.

O que é dicotomia indivíduo sociedade?

Em conformidade com o projeto da modernidade, o indivíduo e a sociedade têm sido definidos como entidades naturais e pólos que preexistem a sua interação. De acordo com tal perspectiva, onde prevalece uma lógica dicotômica, o coletivo é identificado com o social.

NORBERT ELIAS A SOCIEDADE DOS INDIVÍDUOS

25 questões relacionadas encontradas

Qual o fundamento da teoria sociológica de Norbert Elias?

A teoria de Norbert Elias apóia-se em processos de sistematização de controles tanto psicogenéticos quanto sociogenéticos, através dos quais torna-se possível balizar o estágio Page 2 de desenvolvimento da sociedade, ou seja: 1)Centralização política, administrativa e controle da paz interna (surgimento dos Estados).

O que o Norbert Elias defende?

O sociólogo alemão Norbert Elias (1897-1990) foi responsável pelo desenvolvimento de uma teoria social inovadora, que serviu para alargar o campo dos estudos sociológicos voltados à elucidação de processos sociais, ou seja, dos processos de interação humana no âmbito da sociedade.

Como o sociólogo Norbert Elias entende o conceito de cultura?

Para ele a cultura penetra em cada “recanto da vida social” mediando todas as relações, e sendo hoje impossível estudá-la como uma variável secundária. A aproximação entre os conceitos de cultura e civilização tem o objetivo de procurar compreender a dinâmica e o desenvolvimento dos processos sociais contemporâneos.

Qual o conceito de natureza Para Norbert Elias?

Para o autor, o próprio conceito de natureza deve ser redefinido na abordagem do ser humano, de modo a considerar a existência de dois tipos de estruturas "naturais": as inacessíveis à mudança pela aprendizagem; e as incapazes de funcionar se não forem estimuladas pela relação de afeto e aprendizagem (ELIAS, 1998.

Quais os principais conceitos de Norbert Elias?

Em A Sociedade de Corte, Elias apresenta alguns dos conceitos fundamentais de sua obra, como configuração, interdependência e equilíbrio das tensões. Dentre eles, destacamos o conceito de configuração como central, pois ele possibilita a reformulação até mesmo do próprio significado de sociologia.

Como Norbert Elias via a relação entre natureza e cultura?

Para o autor, o próprio conceito de natureza deve ser redefinido na abordagem do ser humano, de modo a considerar a existência de dois tipos de estruturas "naturais": as inacessíveis à mudança pela aprendizagem; e as incapazes de funcionar se não forem estimuladas pela relação de afeto e aprendizagem (ELIAS, 1998.

Como Elias via a relação entre natureza e cultura?

É uma capacidade que é possível devido a um aparato biológico inato nos seres humanos. Assim, Elias analisa a relação entre cultura e natureza mas considerando as diferenças Page 18 17 fundamentais. Existe em nós a capacidade inata e ela só pode ser desenvolvida no meio social.

Quais as contribuições de Norbert Elias para a sociologia do esporte?

O lugar do esporte no processo civilizador

O esforço de Norbert Elias consiste em singularizar a análise acerca do “processo da civilização”, na medida em que associa ao processo civilizador as investigações sociogenéticas e psicogenéticas.

Quais os benefícios do esporte de lazer?

6 benefícios do esporte para a saúde
  • Reduz o estresse. Um dos grandes benefícios do esporte e da prática de atividades físicas é a redução do estresse. ...
  • Aumenta a autoconfiança. ...
  • Melhora a concentração. ...
  • Estimula atividades cognitivas. ...
  • Ajuda a manter o peso ideal. ...
  • Aumenta o condicionamento físico e a resistência.

Qual a origem do esporte moderno?

Segundo Bracht (2011), o esporte moderno tem como referencia uma atividade corporal de movimento competitiva, que surgiu na Europa no século XVIII e expandiu-se para o resto do mundo. Foi fundamentada em meados do Século XIX nas escolas da Inglaterra e pedagogicamente não restringia a competição (TUBINO, 1987).

Qual é a relação entre natureza e cultura?

Os bens culturais, diferentemente dos naturais, não existem sem a participação humana. Ao contrário, é imprescindível que o ser humano aja para que se produza a cultura. Assim, em resumo, constatamos que a natureza é um DADO, enquanto a cultura é um CONSTRUÍDO.

Como a natureza se relaciona com a cultura?

A própria cultura é o fruto duma evolução biológica e, dependente da sociedade humana, depende da auto-(geno-feno-ego)-eco-re-organização social. Desse modo, corpo, natureza e cultura se interpenetram através de uma lógica recursiva. O que é biológico no ser humano encontra-se simultaneamente infiltrado de cultura.

Que relação você estabelece entre natureza e cultura?

De maneira geral, pensamos que a natureza é um dado estável, a ponto de se considerar a universalidade desta dimensão. Nesse sentido, o que nos diferenciaria é a cultura, a dimensão responsável por nos singularizar enquanto seres humanos.

Qual a diferença entre natureza humana e cultural?

A natureza é governada por leis de causa e efeito, já a cultura é uma construção própria dos seres humanos. A principal diferença entre os animais e os seres humanos consiste que animais são seres naturais, os humanos são seres culturais, que possuem hábitos e desenvolvem diferentes significados.

O que separa a natureza da cultura?

A separação entre natureza e cultura foi uma construção historicamente conduzida pelas sociedades modernas e é responsável pelas crises convergentes que vivemos hoje. Os povos indígenas nem mesmo têm palavras para descrever algo como natureza e cultura porque as entendem como mutuamente dependentes.

Qual a importância da natureza para a cultura e como podemos Associá-las?

Além da garantia da própria sobrevivência dos seres vivos e do homem, a preservação da natureza é rentável sob o ponto de vista econômico: preservada, ela renderá frutos para o homem e a coletividade, como fonte de vida e recursos econômicos, ou seja, precisamos do desenvolvimento sustentável, ao invés do “progresso ...

Como se constitui a relação natureza cultura na sociedade contemporânea?

Como se constitui a relação cultura–natureza na sociedade contemporânea? (Mínimo de linhas 08) A natureza nos permite desenvolver a cultura, criar seus símbolos e atribui-los aos seus valores. ... Temos o controle sobre o impacto que queremos produzir na natureza e a sociedade como um todo é responsável por tal.

Quanto de nós e natureza e quanto de nós e cultura?

- É a distinção fundamental para o etnólogo e muitas vezes um pouco embaraçosa entre nós. (...) A natureza é tudo o que há em nós por hereditariedade biológica; a cultura é, ao contrário, tudo o que possuímos da tradição externa (...)

O que é natureza e cultura para a filosofia?

Definimos natureza como tudo aquilo que está "aí", que existe por si mesmo e que portanto não depende do ser humano. Já por cultura se entende tudo aquilo que é fruto do ser humano. Ela é exclusiva do ser humano, portanto, só existe porque nós existimos.

Qual o ponto de transição entre homem natureza e cultura?

Linguagem e comunicação

Alguns estudiosos entendem que o fator determinante da transição natureza -cultura é a linguagem. Trata-se de uma corrente que entende o ser humano fundamentalmente como um ser linguístico.

Artigo anterior
Qual é o tempo certo para trocar a água do aquário?
Artigo seguinte
Qual a regência do verbo responder?