Qual a diferença da educação bilíngue para educação inclusiva?

Perguntado por: Helena Oliveira  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (72 avaliações)

A inclusão caminha a passos lentos e não satisfaz a todas as necessidades dos sujeitos envolvidos. Neste contexto, a educação bilíngue é uma proposta elaborada pelos próprios sujeitos surdos, que atende suas necessidades, mas, que ainda não se efetivou.

O que é uma escola bilíngue?

A partir disso, o que define uma escola bilíngue é ter um currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução. O foco do ensino dessas escolas é desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nas duas línguas.

Porque a educação bilíngue está no campo da educação especial?

O estudo conclui que a educação bilíngue é um caminho promissor para a criança surda desenvolver plenamente suas habilidades e potencialidades, crescendo consciente dos seus direitos e deveres, com autonomia e independência. Sujeitos participantes e ativos na sociedade a qual pertencem.

O que é educação inclusiva segundo?

Princípios da educação inclusiva

O segundo princípio dessa educação considera que toda pessoa é capaz de aprender. Muito provavelmente, isso não ocorra no mesmo ritmo, nem utilizando os mesmos materiais, mas essa pluralidade faz cada ser humano único.

Qual é a principal proposta da educação bilíngue?

A proposta bilíngue, segundo Quadros (1997; p. 32 e 33), consiste em trabalhar todos os conteúdos na língua nativa das crianças surdas, ou seja, LIBRAS, e trabalhar a língua portuguesa em momentos específicos das aulas, com leitura e escrita da língua.

Escola bilíngue ou inclusiva para os surdos?

19 questões relacionadas encontradas

O que é a proposta de ensino bilíngue para surdos?

O Projeto de Lei 4909/20, do Senado Federal, determina a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda língua.

Quais as principais características da educação bilíngue?

Educação bilíngue é o inglês sendo dado dentro da escola. A diferença é que você ensina o idioma integrado às outras matérias, como artes, matemática, geografia e história, com isso, o inglês passa a ser o meio de instrução para desenvolver a matéria e não uma matéria em si.

Qual é o conceito de educação inclusiva?

Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).

Qual é o objetivo da educação inclusiva?

A educação inclusiva é um tipo de ensino que tem como objetivo principal estabelecer a igualdade de possibilidades e oportunidades no âmbito da educação. Ou seja, visa tornar um direito de todos estudantes (crianças, adolescentes e adultos em ensino superior) o de frequentar um ambiente educacional inclusivo.

Quais são os 5 princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

Qual a importância da escola bilíngue?

O ensino bilíngue desenvolve concentração, memória, pensamento ágil, criatividade, além de uma bagagem cultural que garante que os futuros profissionais saibam se relacionar de maneira empática e produtiva no ambiente de trabalho.

Qual a importância do bilinguismo na educação dos surdos?

O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.

Porque os surdos preferem escolas bilíngues?

Várias pesquisas mostram que os surdos melhor incluídos socialmente são os que estudam nas Escolas Bilíngues, que têm a Língua de Sinais brasileira, sua língua materna, como primeira língua de convívio e instrução, possibilitando o desenvolvimento da competência em Língua Portuguesa escrita, como segunda língua para ...

Como saber se a escola é bilíngue?

É considerada uma escola bilíngue aquela em que todo conteúdo acadêmico e situações sociais acontecem em duas idiomas. Isso quer dizer que os alunos não têm apenas aulas de inglês, de alemão ou de francês, mas de diversas matérias como matemática, geografia e história.

Como funciona o programa bilíngue?

É um programa, geralmente no contraturno da escola, que ensina por meio da língua. Aprende-se a língua e outros conteúdos com uma carga horária estendida. Os programas bilíngues da YOU, por exemplo, podem ser compostos por CLUBS como os de Art, Cooking, Drama, Creative Writing, Animaction e Reading.

O que precisa para uma escola ser bilíngue?

Para ser considerada uma escola bilíngue, a escola deve usar o idioma como meio de instrução para construção de conhecimento em áreas diversas. Diferentemente das outras escolas, a escola de inglês tem o inglês como matéria única.

Qual o objetivo de trabalhar a inclusão na educação infantil?

A inclusão escolar tem justamente o intuito de promover a integração entre os alunos com desenvolvimento padrão e os que apresentam maneiras diferentes de aprendizado. Dessa forma, entende-se que todas as crianças aprenderão com as diferenças, sabendo respeitar mais uns aos outros.

Quais são os objetivos da educação especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Qual o conceito de educação especial?

Professora 01 A Educação Especial é a oferta da modalidade de ensino destinada a pessoas com deficiência ou com altas habilidades. É ofertado tanto nas escolas públicas como fora da escola por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Esse atendimento é feito por profissionais com formação na área.

Como surgiu o conceito de educação inclusiva?

A Educação Inclusiva surgiu em diferentes momentos e contextos, especialmente a partir da década de 90 quando ocorreu a Conferência Mundial de Educação Especial, e em 1994 foi proclamada a Declaração de Salamanca que “define políticas, princípios e práticas da Educação Especial e influi nas Políticas Públicas da ...

O que diz a lei sobre educação inclusiva?

Decreto nº 7.611 : declara que é dever do Estado garantir um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e em igualdade de oportunidades para alunos com deficiência; aprendizado ao longo da vida; oferta de apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação, entre ...

Quais as vantagens do ensino bilíngue?

Conheça alguns dos benefícios que o Ensino Bilíngue pode trazer para as crianças
  • Fluência em mais de um idioma no futuro. ...
  • Melhora a concentração e o raciocínio. ...
  • Acesso a diferentes culturas. ...
  • Melhores oportunidades no mercado de trabalho.

O que é o que é bilinguismo?

[ Linguística ] Domínio de duas línguas por parte de um falante.

O que é essa proposta bilíngue para os surdos e quais os benefícios que ela apresenta as pessoas surdas considerando um contexto familiar profissional educacional e social?

A proposta bilíngüe possibilita ao leitor surdo fazer uso das duas línguas, escolhendo a qual irá utilizar em cada situação linguística (KUBASKI & MORAES, 2009, p. 15).

Como o bilinguismo entende a surdez é como se constitui uma proposta de ensino para ser utilizada nas escolas?

A proposta bilíngüe entende o sujeito surdo como participante de duas realidades, como um estrangeiro no próprio país, vivendo ao mesmo tempo a realidade da língua materna, na qual tem sua visão de mundo construída e aprimorada, e a realidade de uma segunda língua, a utilizada no cotidiano da comunidade a que pertence.

Artigo anterior
Como ativar turmalina negra?
Artigo seguinte
O que fazer para não ter pressão alta?