Para que serve o treinamento da NR10?

Perguntado por: Ângela Letícia Lourenço de Gomes  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

O grande objetivo do treinamento da NR10 é estabelecer os requisitos e as condições mínimas, com o intuito de implementar medidas preventivas e de controle, de modo a garantir a segurança e a integridade dos trabalhadores, que interajam com instalações elétricas e serviços de eletricidade direta, ou indiretamente.

Quais são os treinamentos da NR10?

Conteúdo programático
  • Introdução à segurança com eletricidade.
  • Riscos em instalações e serviços com eletricidade: ...
  • Técnicas de Análise de Risco.
  • Medidas de Controle do Risco Elétrico: ...
  • Normas Técnicas Brasileiras – NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras.
  • Regulamentações do MTE:

Quem deve fazer o treinamento de NR10?

Curso Básico – Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade. O Curso NR 10 Básico, segundo o Ministério do Trabalho (MTE), é obrigatório para profissionais que tenham contato com baixa e/ou média tensão, ou seja, igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts.

Para que empresa à NR10 se aplica?

A NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas aos profissionais que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa norma objetiva a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Qual é a importância da NR10?

O que é a NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. A NR-10 é uma norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais. Esta norma tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.

NR10 - O que é? Curso online para todo eletricista!

30 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da Norma Regulamentadora?

As Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) referem-se ao conjunto dos requisitos e procedimentos que dizem respeito à segurança e à medicina do trabalho, bem como à preservação e proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Quais empresas devem possuir o prontuário das instalações elétricas?

O Prontuário das Instalações Elétricos (PIE) é obrigatório para todas empresas que possuem carga igual ou superior à 75 kW, item 10.2.4 e deve ser elaborado e mantido por um profissional habilitado, item 10.2.7.

O que a NR 10 prevê como objetivo é campo de aplicação?

O objetivo é estabelecer requisitos e condições mínimas para a implementação de sistemas preventivos e medidas de controle que resguardem a segurança e a saúde de trabalhadores que interajam, direta ou indiretamente, com serviços em eletricidade, instalações elétricas e/ou em suas proximidades.

Quais os artigos que sustentam a existência jurídica da NR 10?

A norma regulamentadora nº 10 tem sua existência jurídica assegurada pelos artigos 179 a 181 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e estabelece os requisitos e as condições mínimas para a implementação das medidas de controle e sistemas preventivos, visando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, ...

Quem pode ministrar curso de nr-35?

Segundo o texto da Norma Regulamentadora 35, ou NR 35, os treinamentos devem ser ministrados “por instrutores com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança no trabalho”.

O que é treinamento de NR 18?

“18.1.1. Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.”

Em quais fases e etapas do setor elétrico se aplica à nr-10?

10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes ...

Qual a abrangência da NR 10?

Ela envolve o processo de transformação elétrica completo e também todos os serviços envolvendo eletricidade ou proximidades de instalações elétricas. A abrangência da NR na área elétrica é realmente muito ampla, indo desde distribuição, geração e consumo até a manutenção, criação e projeto de instalações elétricas.

Quais as quatro principais fases as quais a NR 10 se aplica respectivamente?

Aplicação. As medidas de controle e prevenção a acidentes de trabalho estabelecidas pela NR 10 abrangem as seguintes fases: geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica.

Quais as faixas de tensão previstas na nr10?

A primeira classificação de tensão, segundo a NR-10, não deve ultrapassar o valor de 50 volts para tipos de corrente alternada, ou, nos casos de corrente contínua, não pode ser maior que 120 volts, entre fases ou entre fase e terra.

O que é campo de aplicação?

A norma estipula em seu primeiro item o que é chamado de campo de aplicação. Uma frase que aparece muitas vezes no decorrer dos tópicos da NR10 resume de uma forma geral a principal função desta norma: Garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

O que é sistema elétrico de potência para fins de aplicação da NR10?

Conforme a Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10), a sigla SEP significa Sistema Elétrico de Potência, que consiste no conjunto de instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão, medição e distribuição de energia elétrica. Por exemplo: Subestações, Geradores, Linhas (Transmissão ou Distribuição), etc.

Quais são os estabelecimento que precisam ter e manter atualizado o Prontuário de instalações elétricas?

Todas as empresas com potência instalada superior a 75 kw devem manter o PIE atualizado. O PIE deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.

O que é o Prontuário de instalações elétricas?

O Prontuário de Instalações Elétricas (PIE) é um sistema que organiza informações a respeito das instalações elétricas, devendo possuir um conjunto de procedimentos, projetos, documentações da empresa, certificados de treinamento, qualificações, capacitações, entre outros, a fim de comprovar que atende os requisitos ...

São documentos que compõem o Prontuário das instalações elétricas?

Documentos recomendados a se constar no PIE:
  • Instrução técnica: Planejamento da tarefa – base e no campo;
  • APR (análise preliminar de risco);
  • Aterramento temporário;
  • Sinalização de canteiro de trabalho;
  • Laudo Técnico – SPDA;
  • Laudo de CA;
  • Ficha descritiva de autorização para trabalhos na edificação;

Porque as NRs são importantes?

As Normas Regulamentadoras objetivam conferir segurança para o trabalhador em seu ambiente laboral, que deve ser adequado, salubre e seguro. Dessa forma, evita acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Este é o objetivo primordial delas! Há muitos outros benefícios que uma empresa pode usufruir ao cumprir as NRs.

O que significa NR e qual a sua importância?

As normas regulamentadoras (NRs) foram criadas para proteger os funcionários durante o expediente de trabalho e devem ser aplicadas por todas as empresas do Brasil. Neste contexto, é papel da medicina ocupacional orientar empregadores e empregados a fim de garantir a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.

Qual a norma regulamentadora mais importante?

A NR-6 é uma das mais importantes, se não a principal, norma regulamentadora estabelecida para a indústria. Ela trata de todas as diretrizes as quais um EPI (Equipamento de Proteção Individual) deve atender diante de sua fabricação, compra, oferta, adequado uso, higienização e também conservação.

São medidas de proteção coletiva NR 10?

Conforme estabelece a NR, as medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança. Na impossibilidade deste tipo de ação, devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, como: Isolação das partes vivas. Obstáculos.

O que é zona livre zona controlada e zona de risco?

Zona livre é a zona que vai além da zona de risco e zona controlada, cujos riscos de acontecer um acidente de trabalho relacionado à eletricidade são praticamente nulos, apesar de ainda existir riscos de eletrização por indução (arco elétrico) de ferramentas ou instrumentos de trabalho.

Artigo anterior
Como distribuir o recurso especial?
Artigo seguinte
Qual é o primeiro passo para que seja feito um projeto arquitetônico?