Para que serve o exame Vectoeletronistagmografia computadorizada?

Perguntado por: Erica Bruna Gaspar de Mendes  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (42 avaliações)

Este exame faz parte da rotina otoneurológica, que visa avaliar de forma minuciosa o paciente com alterações do sistema vestibular (equilíbrio), incluindo as doenças do labirinto, popularmente conhecidas como "labirintites".

Como é feito o exame de Vectoeletronistagmografia?

O exame é indolor, dura aproximadamente 45 minutos e são utilizados eletrodos de superfície no rosto do paciente, semelhantes aos eletrodos usados em eletrocardiogramas, conectados a um programa de computador, que analisará os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos.

Qual a diferença entre Eletronistagmografia e Vectoeletronistagmografia?

Diferente da Eletronistagmografia, que só permite a observação dos nistagmos horizontais, a VENG utiliza aparelhos com três canais de registro, o que permite a observação de nistagmos verticais e oblíquos.

Que tipo de exame é Vectonistagmografia?

Vectonistagmografia – Clínica CEO – Clínica Especializada em Otorrinolaringologia. A avaliação otoneurológica (incluindo a Vectoeletronistagmografia) envolve um conjunto de testes que tem a finalidade de diagnosticar distúrbios da audição e do equilíbrio corporal.

Como é feito o exame para saber se tem labirintite?

Exame que avalia minuciosamente queixas relacionadas ao sistema vestibular (equilíbrio), incluindo as famosas crises de labirintites. Visa identificar se o problema é de origem periférica ou central, analisando os sistemas relacionados ao equilíbrio corporal.

Vectoeletronistagmografia

36 questões relacionadas encontradas

Onde faz o exame Vectonistagmografia?

Exame Popular de Imagem Vectonistagmografia | Policlínica Granato.

Qual é o tipo de exame de laboratório que diagnostica a labirintite?

O exame clínico e uma boa anamnese ainda são os melhores meios de se diagnosticar as labirintopatias conhecidas como Labirintite. O exame subsidiário que mais auxilia no diagnóstico das disfunções Labirínticas é o Exame Otoneurológico.

Que tipo de exame se faz para saber se tem labirintite?

O exame otoneurológico é uma avaliação complementar para ao diagnóstico de labirintopatias, popularmente conhecidas como “labirintite”.

Qual exame para detectar tontura?

Podem ser solicitados exames de sangue, audiometria, exames específicos para investigação de tontura (o exame otoneurológico) e, em alguns casos, exames de imagem como a ressonância magnética.

O que não pode comer quando está com labirintite?

Alimentos que devem ser evitados
  • Balas, chocolates, bolos, biscoitos recheados, sorvetes, doces e outros alimentos ricos em açúcar;
  • Pão, macarrão, tortas, salgados, salgadinhos e bolachas;
  • Bebidas estimulantes, como o café, refrigerantes de cola e o chá mate;
  • Bebidas alcoólicas;

Quanto tempo pode durar uma crise de labirintite?

Quanto tempo dura uma crise de labirintite? Em geral, a fase aguda pode durar minutos ou horas, mas os sintomas podem permanecer até por dias.

Quais os sintomas do labirinto?

Sintomas da labirintite e doenças semelhantes
  • Tontura.
  • Desequilíbrio.
  • Palpitações.
  • Calafrios.
  • Náuseas e vômitos.
  • Vertigem ao mexer a cabeça ou assumir determinadas posições.
  • Surdez ou zumbidos.
  • Alteração na fala.

Como descobrir a causa da tontura?

Que exames fazer para descobrir a causa de tonturas e agitação? Em geral, o diagnóstico da causa da tonteira é clínico, feito pelo otorrinolaringologista através de anamnese (colheita da história) e exame físico. Em alguns casos, podemos recorrer a exames complementares como os otoneurológicos.

Como descobrir o motivo da tontura?

A tontura é um sintoma de alguma alteração no organismo, que nem sempre indica uma doença ou condição grave e que, na maioria das vezes, acontece por uma situação conhecida como labirintite, mas que também pode indicar alterações no equilíbrio, alterações na função do coração ou efeito colateral de medicamentos.

Como saber a causa da tontura?

Algumas das causas mais comuns para a presença de tontura frequente e mal-estar são:
  1. Labirintite. ...
  2. Doença de Menière. ...
  3. Hipoglicemia. ...
  4. Alterações da pressão arterial. ...
  5. Anemia. ...
  6. Problemas no coração. ...
  7. Uso de alguns medicamentos.

É perigoso labirintite?

4 de julho, 2019. Segundo neurologistas, labirintite é rara e grave; cerca de 70% dos casos de vertigem são, na verdade, vertigem posicional paroxística benigna, ou VPPB. Muita gente quando sente tontura logo relaciona o problema com labirintite.

O que causa labirintite e quais os sintomas?

A labirintite é uma inflamação que afeta o labirinto, uma região do ouvido interno responsável pela audição e equilíbrio, que quando está inflamado pode causar sintomas como tontura, vertigem, falta de equilíbrio, perda de audição, náuseas ou mal estar geral.

Qual o médico que cuida da labirintite?

Diagnóstico de labirintite

O especialista que normalmente detecta e trata a condição é o otorrinolaringologista, embora o clínico geral possa identificá-la.

O que é o exame Otoneurologico?

Trata-se de um conjunto de testes que são feitos para testar a função do labirinto, um pequeno órgão do corpo localizado no interior do ouvido, cuja função é ajudar o corpo a se posicionar em relação a um determinado ambiente e controlar o seu equilíbrio físico.

Como é feito o exame de audição?

Como é feito o exame de audiometria? No exame de audiometria tonal, o paciente é colocado em uma cabine acústica, que impede a entrada de sons ambientes e possui uma placa de vidro pela qual o examinador e o paciente ficarão em contato visual. O paciente deve, então, colocar um fone de ouvido de alta precisão.

Quando a tontura é preocupante?

Procure um médico

"Tontura incapacitante, dor de cabeça de forte intensidade, enjoos e vômitos são sinais de alarme para várias doenças graves e são sintomas comuns nas labirintites, portanto é sempre recomendado procurar um pronto-socorro no surgimento desses sintomas", alerta.

O que fazer para acabar com a tontura?

Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:
  1. Tomar um ar. ...
  2. Beber água. ...
  3. Ficar sentado. ...
  4. Deitar e deixar as pernas mais elevadas. ...
  5. Comer alguma coisa salgada. ...
  6. Comer um doce. ...
  7. Redução no nível de glicose. ...
  8. Queda de pressão.

Tem algum teste para fazer em casa para saber se tenho labirintite?

Como fazer

Esse teste de labirintite é simples e consiste em marcar um local do chão com um “X”, que pode ser feito com fita crepe ou caneta. Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição.

O que causa o labirinto?

A maior parte dos casos são decorrentes de uma infecção viral, que faz com que o labirinto fique inflamado. Diversos vírus podem causar a doença, mas geralmente ela inicia após uma infecção viral comum, como um resfriado ou uma gripe (contudo, existem outras causas).

O que fazer para desinflamar o labirinto?

Os remédios mais usados para o tratamento de labirintite são:
  1. Betaserc.
  2. Clopam.
  3. Cinarizina.
  4. Dramin.
  5. Dramin B6.
  6. Dramin B6 DL.
  7. Labirin.
  8. Vertix.

Artigo anterior
Quanto tempo correr 15km?
Artigo seguinte
O que pode ser confundido com AVC?