Para que serve o exame de homocisteína?

Perguntado por: Rúben Ângelo Pereira de Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (42 avaliações)

Para determinar se o paciente apresenta deficiência de ácido fólico ou de vitamina B12, para ajudar a diagnosticar uma doença hereditária rara denominada homocistinúria; para determinar se há risco aumentado de infarto do miocárdio ou de AVC.

Qual a função da homocisteína?

Ela está envolvida em atividades como a síntese de proteínas e de DNA, necessária para o crescimento e funciona- mento normal do organismo. Por outro lado, seu metabolismo sintetiza um segundo aminoácido, chamado homocisteína, de efeito tóxico.

Quais os sintomas da homocisteína?

A homocisteína parece ter um papel primário trombogênico e aterosclerótico, e pacientes com hiper-homocisteinemia parecem apresentar espessamento da camada íntima, hipertrofia da musculatura lisa e agregação plaquetária localmente aumentada com formação de trombos.

O que é homocisteína no sangue?

?⚕ A Homocisteína é um aminoácido localizado no plasma do sangue, relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares como AVC, doença coronariana ou infarto cardíaco, pois seus níveis em grande escala podem alterar os vasos sanguíneos.

Quando a homocisteína é considerada alta?

Para avaliar o risco cardiovascular, os valores de referência usualmente são: Risco baixo de doença cardiovascular: entre 15 e 30 µmol/L; Risco intermediário de doença cardiovascular: entre 30 e 100 µmol/L; Risco elevado de doença cardiovascular: maior que 100 µmol/L.

Homocisteína e o risco de doenças

16 questões relacionadas encontradas

O que fazer para baixar homocisteína?

Visão geral
  1. Níveis elevados de homocisteína na corrente sanguínea têm sido associados a uma ampla gama de problemas de saúde.
  2. Uma dieta rica em proteínas, especialmente uma que inclui carne vermelha e laticínios, pode aumentar os níveis sanguíneos de homocisteína.

O que fazer para baixar a homocisteína?

Uma alimentação rica em vitaminas B6, B12 e ácido fólico ajuda a reduzir os níveis de homocisteína. O bife de fígado é uma ótima fonte desses três nutrientes. Banana e feijão também são fontes de vitamina B6 e ácido fólico, enquanto o leite de vaca fornece vitamina B12.

Quais medicamentos aumentam a homocisteína?

A quantidade de homocisteína no sangue também pode subir pelo uso de medicamentos como metotrexato, trimetropina, ciclosporina A e anticonvulsivantes.

Quais os alimentos que contém vitamina B6?

Além desses alimentos, a vitamina B6 também pode ser encontradas nas uvas, arroz integral, suco de laranja alcachofra, iogurte, brócolis, couve-flor, milho cozido, leite, morango, queijo cottage, arroz branco, ovo cozido, feijão preto, aveia cozida, semente de abóbora, cacau e canela.

Quais são as vitaminas envolvidas no metabolismo da homocisteína?

Assim, o metabolismo da homocisteína depende da influência das concentrações de ácido fólico, vitamina B12 e vitamina B6. Em que, a conversão de homocisteína à metionina é controlada pela vitamina B12 e pelo ácido fólico, enquanto a excreção da homocisteína, pela vitamina B6.

Quais são as vitaminas envolvidas no metabolismo da homocisteína necessárias para as vias de Remetilação e Transfuração?

A homocisteína é metabolizada por meio de duas vias: a de remetilação (dependente de vitamina B12 e ácido fólico) e a de transfuração (dependente de vitamina B6). Na remetilação, a homocisteína é convertida a mationina, pela enzima metionina sintetase, que requer vitamina B12 como co-fator.

Para que serve a vitamina B12 no corpo humano?

A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é uma vitamina muito importante para o nosso organismo, pois ela está envolvida na formação das nossas células sanguíneas e na também atua diretamente sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios.

Para que serve o ácido fólico no organismo?

O ácido fólico é um suplemento muito associado a grávidas —com toda razão, afinal é fundamental para a formação do tubo neural (estrutura embrionária que dá origem ao cérebro e à medula espinhal) e desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Para que serve Metilfolato na gravidez?

Essa substância também é indispensável para o crescimento saudável do feto, e seu desenvolvimento do sistema nervoso. O metilfolato estimula a formação e o fechamento do tubo neural, que é uma estrutura primitiva do feto responsável pela formação do cérebro e da medula espinhal.

O que é a anemia megaloblástica?

Apesar do nome, a anemia megaloblástica afeta todas as linhagens sanguíneas. A característica morfológica mais marcante é a dissociação núcleo-citoplasma (núcleo desproporcionalmente imaturo em relação ao citoplasma), e a principal causa da condição é a deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico.

O que acontece com a falta de vitamina B6?

A deficiência de vitamina B6 causa neuropatia periférica e uma síndrome semelhante à pelagra, com dermatite seborreica, glossite e queilose; em adultos, pode causar depressão, confusão, anormalidades no eletroencefalograma e convulsões.

Como repor a vitamina B6?

Quais são os alimentos ricos em vitamina B6?
  1. Fígado tem alto teor de ferro e vitamina B6. ...
  2. Salmão é fonte de vitaminas do complexo B e ômega 3. ...
  3. Frango tem proteínas e vitamina B6. ...
  4. Camarão é um fruto do mar rico em ômega 3, vitaminas B6 e B12. ...
  5. Avelã é rica em gorduras boas, vitamina B6 magnésio e fósforo.

Qual a função da vitamina B6 no corpo humano?

A vitamina B6, ou piridoxina, está presente em alimentos como peixes, fígado, batata e frutas, e desempenha funções no organismo como manter o metabolismo e a produção de energia adequados, proteger os neurônios e produzir neurotransmissores, substâncias importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Qual é a relação entre Colina betaína e homocisteína?

A colina está envolvida na regulação das concentrações de homocisteína no sangue, através do metabolismo da betaína, sendo sugerido que suplementação com esta amina seja benéfica na saúde cardiovascular, especialmente quando acompanhada com antioxidantes para evitar possível elevação do TMAO, o qual pode aumentar o ...

Como baixar ácido fólico?

Pode-se reduzir a chance de desenvolver deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico através da ingestão de alimentos ricos nas duas vitaminas. Os alimentos ricos em vitamina B12 incluem alimentos de origem animal, como carne, peixe, ovos e leite.

Quais alimentos que contêm ácido fólico?

Hipolabor ensina: 5 alimentos ricos em ácido fólico
  • Vegetais verde-escuros. A coloração verde escura de alimentos como a couve e o espinafre denuncia uma propriedade mais do que bem-vinda. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Grãos e sementes. ...
  • Abacate. ...
  • Nozes e castanhas.

O que avalia o exame de homocisteína?

Se o teste for positivo, são realizadas dosagens de homocisteína no sangue e na urina para confirmar o diagnóstico. A dosagem de homocisteína também pode ser solicitada como parte dos exames de triagem em pessoas com alto risco de infarto do miocárdio ou de AVC.

Quais os alimentos que contêm metionina?

Os alimentos ricos em metionina são principalmente os alimentos ricos em proteína como ovos, castanha-do-pará, peixe, carne e o leite, por exemplo.

Como reduzir a vitamina B12?

Além disso, o uso de medicamentos que bloqueiam ou neutralizam a produção de ácidos no estômago, ou que diminuem a produção de bactérias benéficas no estômago e intestino, como omeprazol e antibióticos, também pode diminuir os níveis de vitamina B12, podendo causar sintomas como dormência nas mãos e pés e dor de cabeça ...

Quem deve tomar o ácido fólico?

A suplementação com ácido fólico geralmente é recomendada em casos de deficiência dessa vitamina, quando se tem anemia, para gestantes e mulheres que estão amamentando, devendo ser feita com orientação de um médico.

Artigo anterior
Como mudar o tipo de letra do celular?
Artigo seguinte
Como usar castanha da índia para tratamento de varizes?