Para que serve o estrogênio?

Perguntado por: William Alexandre Garcia Henriques  |  Última atualização: 3. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (23 avaliações)

É ele o responsável pelo amadurecimento do corpo feminino, com estímulo para as formas curvilíneas do corpo e o crescimento das mamas. O estrogênio também atua no preparo da mulher para uma gestação no ciclo ovulatório — o período fértil —, ajuda o coração a funcionar melhor e mantém os ossos fortes e o cérebro ativo.

O que o estrogênio faz no corpo feminino?

O estrogênio é um hormônio sexual mais presente em mulheres, produzido desde a adolescência até a menopausa. É encontrados também em homens, mas em menor quantidade, e auxilia na regulação da saúde dos ossos e no metabolismo de gorduras, sendo produzido nos testículos.

O que acontece com a falta de estrogênio?

O estrogênio participa da regulação da taxa metabólica basal e do metabolismo de insulina, mantendo os níveis de glicose estáveis. Por isso, na menopausa, quando as mulheres reduzem a sua produção natural de estrogênio, elas se sentem mais cansadas, desanimadas, perdem músculo e ganham peso”, explica a Dra.

Para que o estrogênio é indicado?

Este medicamento é destinado ao tratamento dos sintomas vasomotores moderados a intensos associados à menopausa; prevenção e controle da osteoporose, tratamento da atrofia vaginal e vulvar, tratamento do hipoestrogenismo devido a hipogonadismo, remoção cirúrgica dos ovários ou insuficiência ovariana primária e ...

Quando devo usar estrogênio?

O estrogênio é o hormônio que alivia os sintomas da menopausa. Mulheres que têm útero devem fazer uso também do hormônio progesterona para prevenir o câncer uterino (de endométrio). Isso porque o estrogênio sozinho faz com que o revestimento interno do útero cresça mais do que o normal.

Qual a função do estrogênio e da progesterona?

20 questões relacionadas encontradas

Como saber se tenho falta de estrogênio?

Sintomas de estrogênio baixo
  1. Ausência de ciclo menstrual ou ciclos menstruais menos frequentes;
  2. Suores noturnos;
  3. Problemas para dormir, podendo haver insônia;
  4. Secura vaginal;
  5. Diminuição da libido;
  6. Mudanças de humor;
  7. Dor de cabeça;
  8. Cansaço excessivo;

Qual o alimento mais rico em estrogênio?

Oleaginosas e sementes
  • Pistache;
  • Avelã;
  • Nozes;
  • Castanha-da-Índia;
  • Sementes de linhaça (um dos alimentos que mais contêm estrogênio natural);
  • Gergelim;
  • Sementes de girassol;
  • Amêndoa;

Quais os riscos de tomar estrogênio?

Alguns estudos mostraram que o uso de estrogênios para tratar os sintomas da menopausa pode aumentar o risco da mulher desenvolver câncer de ovário. O risco parece ser maior em mulheres que tomam apenas o estrogênio (sem progesterona) durante cinco a 10 anos pelo menos.

Quais os efeitos colaterais do estrogênio?

Alteração do fluxo menstrual e do ectrópio, secreção cervical; náuseas, distensão, dor abdominal; tontura, cefaléia, enxaqueca, nervosismo; alterações da libido, distúrbios de humor, depressão; trombose venosa; edema; cloasma/melasma, hirsutismo, prurido, erupção cutânea; doença da vesícula biliar; vaginite, incluindo ...

Quanto tempo o estrogênio começa a fazer efeito?

Olá. Os efeitos começam por volta de 20 dias.

Como faço para repor o estrogênio?

A reposição pode ser feita de diferentes maneiras, incluindo comprimidos, géis e adesivos aplicados à pele. Os hormônios usados, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso serão determinados pelo médico após avaliação criteriosa e levando em conta suas necessidades individuais.

Qual o melhor estrogênio para reposição hormonal?

Os estrógenos naturais – estradiol, estriol e estrona – são os mais utilizados na reposição hormonal.

Qual exame detecta falta de estrogênio?

O exame de estradiol é feito a partir de uma coleta de sangue e, geralmente, não requer nenhum preparo. A dosagem desse hormônio pode ser solicitada para: Avaliar alterações no ciclo menstrual (como atraso, adiantamento ou ausência de menstruação);

Qual a diferença de estradiol e estrogênio?

são hormônios importantes para o desenvolvimento sexual e reprodutivo, principalmente em mulheres. O termo “estrogênio” refere-se a todos os hormônios quimicamente semelhantes nesse grupo, que são estrona, estradiol (principal em mulheres em idade reprodutiva) e estriol.

Qual o nome do remédio que tem estrogênio?

Femoston® Conti é uma Terapia de Reposição Hormonal que contém dois tipos de hormônios femininos, um estrogênio chamado estradiol e uma progesterona chamada didrogesterona. Femoston® Conti é indicado para mulheres que se encontram na pós menopausa.

Qual o melhor estrogênio para menopausa?

Levando-se em conta os efeitos adversos advindos do uso sistêmico da TRH, a melhor opção para a grande maioria das pacientes é o uso de estrógeno tópico em baixas doses (1,3). Entre os estrógenos utilizados estão os Estrógenos conjugados e o Estradiol.

Onde encontrar o estrogênio natural?

Alimentos como leguminosas, nozes e sementes, pão integral, frutas, legumes, ovos e leite contêm estrogênios à base de plantas, chamados fitoestrógenos, que podem imitar os estrogênios naturais do seu corpo e ajudar a combater os sintomas de baixo estrogênio.

O que substitui o estrogênio naturalmente?

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Qual verdura tem estrogênio?

Inhame: é rico em diosgenina, fitoestrógeno precursor da síntese de esteroides, incluindo hormônios sexuais como progesterona, estrogênio e corticosteroides, o que faz desse alimento um aliado no alívio dos sintomas da menopausa.

O que pode acontecer se não fazer reposição hormonal?

Aumento do risco de câncer de endométrio e mama. Acidente vascular cerebral (derrame). Infarto.

Quando o estrogênio cai?

Após a menopausa, os níveis de estrogênio caem drasticamente, pois há poucos folículos nos ovários. Além disso, esses folículos não estão mais crescendo e produzindo os picos de estradiol que ocorrem durante o ciclo menstrual (6).

Qual exame detecta falta de hormônio?

O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.

Qual o hormônio responsável pela queda de cabelo?

Testosterona e dihidrotestosterona

A produção dos andrógenos acontece em grandes quantidades nos testículos nos homens e em pequenas quantidades nos ovários, glândula adrenal e tecido adiposo nas mulheres. A testosterona e seu derivado diidrotestosterona (DHT) são os andrógenos mais envolvidos na calvície.

Quais são os sintomas da falta de hormônio?

Conheça os primeiros sinais da deficiência hormonal
  1. Dificuldade para dormir;
  2. Facilidade para acordar no meio da noite;
  3. Dificuldade para acordar de manhã sem o auxílio do despertador;
  4. Diminuição da massa magra;
  5. Mais flacidez na pele;
  6. Ganho de gordura;
  7. Menos energia para as atividades cotidianas.

Artigo anterior
O que comer para recuperar fraturas?
Artigo seguinte
O que é uma porção de alimento?