Para que serve o documento de identidade?

Perguntado por: Vanessa Alexandra Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (33 avaliações)

O que é? A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade (RG). Ele tem o objetivo de identificar a população garantindo-lhe sua individualidade nos diversos atos da vida em sociedade.

Para que serve a carteira de identidade?

As letras significam Registro Geral. Ele é aquele documento “mãe”, a partir dele é possível tirar a maioria dos nossos documentos. É considerado o documento mais importante do cidadão, pois representa identidade de cada pessoa registrada no Brasil. Você precisa andar sempre com seu RG.

Para que serve o documento?

Os documentos são importantes, pois servem para identificar as pessoas. Outro documento que devemos ter, o mais importante de todos, é a Carteira de Identidade. Nela são registrados nosso nome, a data de nascimento, os nomes dos nossos pais, a cidade e o estado em que nascemos.

O que a pessoa pode fazer com o número do RG?

Logo, os seus dados podem estar sendo utilizados para movimentar uma conta a qual recebe dinheiro oriundo de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, etc. Também, será que pode ocorrer a solicitação e ativação de cartão pré-pago para inserir quantia oriunda de crimes sem ter sua identidade exposta? Sim.

É perigoso dar o número do RG?

Você já postou ou enviou uma selfie mostrando seu RG, CNH, cartão de crédito, CPF, ou algum outro documento que contém seus dados? Se já, saiba que isso pode ser bastante perigoso, pois dessa forma você pode expor seus dados a qualquer pessoa e ser vítima de um golpe aplicado com seus dados.

Onde fica o número do RG | CARTEIRA DE IDENTIDADE: Para que serve? Documentos necessários!

34 questões relacionadas encontradas

O que uma pessoa que roubou sua identidade pode fazer?

Os criminosos virtuais podem aproveitar seu número de identidade para agir em outros estados ou obter novos serviços de crédito que jamais pagarão. Como consequência, você pode se deparar com problemas de crédito ou financiamento no futuro.

O que é documento e qual a sua finalidade?

Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. Instituída pela ciência arquivística, a definição supra possui caráter generalista, o que significa que certas ciências ou alguns de seus ramos especializados podem adotar definições mais específicas.

Qual a importância dos documentos para a história?

Os documentos históricos são chaves para o trabalho do historiador; são chamados também de fontes históricas. O historiador as utiliza para compreender e comprovar o que ocorreu em determinado tempo, segundo o recorte de sua pesquisa. Elas são as assertivas que consolidarão o pensamento do historiador.

O que que é documento?

Documento é toda e qualquer informação registrada em um suporte (papel, microfilme, computador).

Qual a finalidade do CPF e do RG?

O documento, gerado pela Receita Federal, serve a princípio para identificação de seus contribuintes no Imposto de Renda. Hoje é mais usado do que o próprio documento de identificação, o RG. Um decreto do Ministério da Economia e Controladorias Geral da União (CGU) fez do CPF um documento de referência.

O que é um documento exemplos?

Também se trata de um texto que apresenta dados susceptíveis de serem utilizados para comprovar algo. Por exemplo: “Tenho um documento que prova o desvio de verbas que o governador fez”, “Esta carta não constitui um documento que atesta a sua inocência”.

Quais os valores dos documentos?

Fundamentalmente temos dois valores: o primário e o secundário. O valor primário ou imediato é inerente a criação do documento, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico. Vejamos os conceitos: Administrativo: quando o documento é necessário às atividades cotidianas/ correntes de quem o criou.

Quais são os tipos de documentos?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

Qual a importância dos documentos escritos para a história?

Os documentos são a essência de uma organização, a memória de uma sociedade. Deste modo, o estudo pretende colocar em evidência a importância da preservação do patrimônio documental na relação documento-história-memória, visando ao acesso à informação.

O que é documento para a história?

Assim, documentos históricos são documentos que tiveram muita importância na história ou que contenham fatos importantes. Mas não é somente considerado documento histórico aquele conteúdo contido em suporte de papel. Independentemente do suporte, qualquer objeto pode ser considerado documento histórico.

Qual a relação entre documento e história?

Para a História Positivista, o documento é o fundamento do fato histórico, ainda que resulte da escolha, de uma decisão do historia- dor. Apresenta-se por si mesmo, como prova histórica, que se afirma ne- cessariamente como documento escrito.

O que são documentos textuais?

Documento textual

Gênero documental integrado por documentos manuscritos, datilografados ou impressos, como atas de reunião, cartas, decretos, livros de registro, panfletos e relatórios.

Como saber se fui vítima de roubo de identidade?

5 sinais de que você foi vítima de roubo de identidade

Atividade incomum em conta ou cartão: mesmo pequenas discrepâncias podem ser indicadores de fraude, pois os criminosos, geralmente, verificam a validade de cartões roubados com compras aparentemente inócuas antes de aumentar sua atividade.

Quais são os principais documentos?

7 documentos que todo brasileiro deve ter
  • Certidão de nascimento. ...
  • RG (Registro Geral) ...
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ...
  • Título de eleitor. ...
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ...
  • Carteira de trabalho (CTPS) ...
  • Certificado de serviço militar (CAM)

Quais são os tipos de documentos de uma empresa?

Veja quais são os documentos que não podem faltar a todo negócio, desde licenças de funcionamento até documentos contábeis e fiscais.
  • Alvará ...
  • CNPJ. ...
  • Inscrição estadual e municipal. ...
  • Relação Anual de Informações Sociais. ...
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. ...
  • Livros. ...
  • Guias.

Quais são os tipos de documentos mais utilizados na empresa?

Quais são os 10 principais documentos empresariais exigidos na fiscalização?
  • Contrato social. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licença sanitária. ...
  • Licença ambiental. ...
  • Contrato com profissional de contabilidade. ...
  • Notas fiscais. ...
  • Registros de contabilidade. ...
  • Comprovantes de RH.

O que é valor de um documento?

É o valor pelo qual o documento foi criado (todo documento nasce com um objetivo administrativo) e por isso está presente em todo documento quando de sua criação.

O que é valor secundário dos documentos?

VALOR SECUNDÁRIO

Valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzido.

O que é um documento de valor primário?

Em arquivística o valor primário dos documentos define-se, segundo Rousseau e Couture (1998, p. 117-118), como sendo a qualidade de um documento baseado nas utilizações imediatas e administrativas que lhe deram os seus criadores, por outras palavras, nas razões para as quais o documento foi criado.

Quais são os 3 tipos de natureza dos documentos?

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...

Artigo anterior
Como começar a ganhar dinheiro no Instagram?
Artigo seguinte
Quando a tutela antecipada Torna-se estável?