Para que serve o convento?

Perguntado por: Eduardo Bernardo Matos  |  Última atualização: 5. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (69 avaliações)

O convento é um complexo arquitetônico que se caracteriza, basicamente, pela presença da igreja da ordem regular (frades e freiras), capela da Ordem Terceira (leigos) e moradia dos religiosos; esta última composta pelos ambientes necessários às práticas espirituais e de natureza mundana: portaria, Sala do Capítulo, ...

Qual é a função de uma freira?

As freiras são mulheres consagradas à religião. Assumem os compromissos da castidade, da obediência e da pobreza por meio de votos. Geralmente as freiras desenvolvem obras de caridade, de educação a crianças e jovens, entre outros tipos de apostolado, além de participação ativa em diversas áreas da sociedade.

O que se faz em um convento?

Há missas, pregação, festas religiosas, como arte religiosa e meios de contemplação do sagrado pelos leigos e também pela comunidade.

Quem pode ir para o convento?

São elas: suas qualidades humanas e morais, espirituais e intelectuais, sua saúde física e psíquica, como também reta intenção. Essas são algumas necessidades físicas e humanas que são requisitos para a admissão à vida religiosa em geral.

O que significa um convento de freiras?

Freiras vivem, trabalham e rezam em um convento ou mosteiro. A oração é o seu trabalho primário de freiras. Freiras vivem o que é referido como vida enclausurada (fechada) ou semi-enclausurada. Elas vivem, trabalham, e rezam no mosteiro ou convento.

A verdade sobre os CONVENTOS de FREIRAS (segundo uma EX-FREIRA) | Bruna Miranda

44 questões relacionadas encontradas

Qual o valor do salário de uma freira?

As freiras recebem muito pouco ou nada por seu trabalho, seja nos afazeres domésticos em bispados ou paróquias, ou no atendimento em escolas e clínicas e na atuação pastoral.

Porque se chama convento?

O termo convento, do latim conventus, que significa "assembleia", advém originalmente da assembleia romana, onde os cidadãos se reuniam para fins administrativos ou de justiça (convento jurídico; conventum juridicum).

Qual a idade máxima para entrar no convento?

Por isso, geralmente no processo vocacional ou etapa inicial formativa de Congregações ou Dioceses, na maioria das vezes a idade máxima para entrar no seminário é de 30 anos.

Pode sair de um convento?

Saídas do convento -permitidas só após o 2º Concílio Vaticano, anunciado pelo papa João 23 em 1965- são possíveis em casos especiais, como idas ao médico.

Pode ser freira depois de ter filhos?

Para que uma mulher possa tornar-se uma bhikkhuni, ela deve ter vários pré-requisitos. Eles são bastante práticos. Ela não pode estar grávida ou amamentando. Caso ela tenha filhos, ela deve se responsabilizar em encontrar outra pessoa competente para cuidar das crianças.

Tem idade para ser freira?

Idade: varia de acordo com a congregação. Em algumas, já é possível iniciar a primeira etapa (aspirantado) a partir dos 15 anos. Em outras só após os 18. Não há limite, mas a preferência é por mulheres jovens devido à adaptação à nova vida.

Como é a vida das freiras no convento?

As regras e o estilo de vida dentro de um convento eram bastante semelhantes aos monastérios masculinos. As freiras ou monjas assumiam votos de castidade, renunciavam aos bens materiais, devotavam-se às orações, aos estudos religiosos e auxiliavam nas necessidades mais importantes da comunidade.

Por que as freiras mudam de nome?

Normalmente as Irmãs preferem mudar pois é como se desejasse uma vida nova a partir da vestição (quando se recebe o hábito religioso). A escolha do nome religioso aqui em nosso Carmelo é da irmã, optando por um nome que tem um significado especial em sua vida”, disse.

Pode namorar uma freira?

❤️ Freiras podem namorar? "Sim, mas o namorado tem que ser Jesus."

Pode usar celular no convento?

Não deve ser fácil levar a vida restrita de uma freira. Não é possível sair do convento, ter amigos (muito menos namorados), usar o telefone celular nem maquiagem...

Por que freira não casa?

O uso do hábito não é visto como um status, mas como um compromisso e um sinal de pertencimento a Cristo, além de sinalizar a função das freiras para a população em geral.

Como as freiras dormem?

O lugar onde as freiras descansam/dormem chama-se clausura, mas não é permitida a entrada por lá. As meninas comentaram que o mais impressionante dessa experiência foi a recepção e o carinho dado pelas irmãs, noviças e abrigadas, receberam de braços abertos e estavam inteiramente dispostas a ajudar.

Que horas as freiras dormem?

As freiras só vão dormir após a última oração, às 21 horas. Atualmente são 11 freiras, algumas delas vieram de bem longe, do Maranhão, Piauí e do Ceará, a cerca de 2 mil quilômetros de distância.

O que é preciso para se tornar freira?

Para ser freira, ela explica que a interessada não pode ser casada (ou divorciada) e nem ter filhos com idade inferior a 18 anos. O primeiro passo é buscar o que é chamado de discernimento vocacional, que pode ser um acompanhamento personalizado ou em grupo.

Como saber se eu posso ser freira?

Abaixo, veja cinco pontos que vão ajudar a entender se você tem vocação religiosa.
  1. Desejar levar uma vida pura.
  2. Disposição ao sacrifício.
  3. Insatisfação pelas coisas do mundo.
  4. Amor pela oração.
  5. Cuidado com as almas.

O que perguntar a uma freira?

10 perguntas que você sempre quis fazer para uma freira
  • VICE: Quantas vezes por dia você peca? ...
  • Então qual foi o último pecado mortal que você cometeu? ...
  • Você acha que até os pecados de Adolf Hitler poderiam ser perdoados? ...
  • Você tinha 17 anos quando se tornou freira. ...
  • Tem alguma coisa na Igreja que você acha ridículo?

Quais conventos existem no Brasil?

Convento da Penha, Convento das Mercês, Convento dos Capuchinhos, entre outros. Dicas sobre melhores conventos no Brasil.
  • Convento da Penha.
  • Convento das Mercês.
  • Convento dos Capuchinhos.
  • Convento de São Félix de Cantalice.
  • Convento Ipuarana.
  • Convento dos Capuchinhos.
  • Convento de São Francisco.
  • Convento São Boaventura.

É possível morar em um mosteiro?

Você já pensou em morar em um mosteiro por um tempo – mesmo sem ser monge? Na Abadia beneditina de Santo Domingo de Silos (Espanha) isso é possível. Requisitos: ter entre 18 e 45 anos e pensar que “o Senhor pode estar te chamando para a vida monástica”.

Artigo anterior
Quais são os cinco elementos da terra?
Artigo seguinte
Quem foi o Deus Javé?