Para que serve o contrato de cessão de direitos?

Perguntado por: Joaquim Isaac de Fernandes  |  Última atualização: 3. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (55 avaliações)

Cessão de Direitos é o instrumento através do qual se opera a transmissão de direitos sobre determinado bem. Por meio dela, o vendedor, conhecido como cedente, repassa ao comprador, denominado cessionário, os direito sobre o bem objeto da Cessão, que poderá ser móvel ou imóvel.

Qual a validade da cessão de direito?

O que torna válida uma cessão de direitos? Por se tratar de um instrumento legal, a cessão de direitos só se torna válida a partir da autenticação judicial. Nesse caso, é necessário formular um contrato entre as partes e registrar em cartório.

Pode vender cessão de direito?

Pode acontecer, porém, de um herdeiro desejar ou precisar “vender” seus direitos sobre a herança, seja por questões financeiras, seja em razão de conflito com os outros herdeiros, ou qualquer outro motivo. Para viabilizar esse tipo de negócio, o instrumento previsto em lei é a cessão de direitos hereditários.

É válido o contrato particular de cessão de direito à herança?

STJ tem jurisprudência firmada no sentido de que o contrato particular de cessão de direitos hereditários, registrado em cartório, possui validade, ante a sua natureza obrigacional.

Quem pode fazer uma cessão de direitos?

Quem pode fazer a cessão de direitos hereditários? Qualquer herdeiro capaz poderá fazer a cessão dos direitos hereditários, caso sejam cumpridos os requisitos legais mencionados no tópico anterior. Confira o que é Herança Digital e os principais pontos que os advogados precisam saber sobre ela.

Como funciona o contrato de cessão de direito do imóvel - Dr. Imóvel - Fábio Fray

18 questões relacionadas encontradas

Como regularizar um imóvel com cessão de direitos?

Qual o próximo passo para a regularização? A CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS é formalizada através de uma ESCRITURA PÚBLICA lavrada em qualquer Cartório de Notas e objetivará a transmissão/transferência dos direitos que possuem herdeiros em determinada sucessão.

Qual a diferença de contrato de compra e venda e cessão de direito?

A questão central que diferencia o contrato de compra e venda do contrato de cessão de direitos está naquele que está negociando o imóvel, ou seja, no vendedor. Aqui, o vendedor precisa ser o PROPRIETÁRIO do imóvel.

Qual a validade de uma cessão de direitos hereditários?

A cessão perderá o caráter de cessão, se realizada após a partilha dos bens. Contudo, o instrumento será válido, mas na qualidade de mera alienação de bens. Frise-se que o cessionário receberá a herança no estado em que se encontra, pelo que correrá os riscos de ser absorvida por dívidas pendentes.

Quem deve pagar a cessão de direitos do imóvel?

Porém, o correto é pagar o imposto no momento da transferência da propriedade para o nome do comprador, que se dá no ato da averbação da escritura pública na matrícula do imóvel perante o Cartório de Registro de Imóveis!

Como anular um contrato de cessão de direitos?

Como excluir uma cessão de direitos?
  1. 1- Para excluir uma cessão de direitos é necessário acessar Financeiro / Contas a Receber / Cessão de Direitos / Solicitação.
  2. 2- Poderá adicionar o número do título da cessão e clicar em consultar.

O que fazer após a cessão de direitos hereditários?

Uma vez realizada a Cessão de Direitos Hereditários pode o "adquirente" dos direitos ou mesmo do imóvel individualizado (como autorizam os par. 2º e 3º do art. 1.793) promover a abertura do Inventário caso os herdeiros/cedentes não o façam; trata-se da LEGITIMIDADE CONCORRENTE como esclarece o art.

Precisa da assinatura de todos os herdeiros?

Sim, todos os herdeiros precisam assinar o inventário. Essa etapa é fundamental para assegurar a legalidade e a transparência na transferência dos bens do falecido.

Tem como tirar um herdeiro do imóvel?

Para alienar o bem, é preciso notificar judicialmente o herdeiro que está na posse do imóvel e deixar clara a intenção de venda do imóvel. Nesse momento, é possível cobrar o aluguel de todo o período em que o herdeiro permaneceu no imóvel, assim como dos aluguéis referentes ao período até a venda ser concluída.

É devido ITBI na cessão de direitos?

ITBI não incide sobre cessão de direitos anterior ao registro imobiliário.

Quanto custa um contrato de cessão de direitos?

Quanto custa fazer a cessão de direitos hereditários? Normalmente, o preço para fazer a cessão de direitos hereditários parte de R$ 1.000, podendo chegar até mais de R$ 15.000, apenas em relação à escritura pública.

O que é cessão de direitos de um imóvel?

A cessão de direitos sobre imóveis constitui-se pela transmissão de direitos de um determinado bem para um terceiro – o comprador. Em linhas gerais, o titular do imóvel, mediante o pagamento de quantia pecuniária, transfere ao comprador o direito de aquisição do imóvel.

Como calcular ITBI de cessão de direitos?

O imposto será calculado aplicando-se a alíquota de 3% (três por cento) (*) sobre toda a base de cálculo.

Pode fazer cessão de direitos antes do inventário?

A QUALQUER MOMENTO POSSO FAZER A CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS - MITO: a cessão de direitos hereditários só pode ser feita depois de aberta a sucessão (ou seja, depois de ocorrido o evento MORTE) e até a homologação da PARTILHA. É que antes de ocorrido o óbito temos expressa proibição legal no art.

O que significa contrato de cessão?

Há a possibilidade de cessão do contrato de ambas as partes contratadas e é fundamental o entendimento desta questão no ordenamento jurídico. A cessão de contrato, também denominada de transferência de obrigações, ocorrendo-se ainda na sua não execução.

Quem assina a escritura de cessão de direitos hereditários?

É importante lembrar que a escritura de cessão de direitos hereditários deve ser assinada por todos os herdeiros e pelo cônjuge meeiro e deve ser registrada no cartório de registro de imóveis competente para que seja válida.

Pode registrar escritura de cessão de direitos hereditários?

A escritura de cessão de direitos hereditários pode ser levada a registro no Registro Geral de Imóveis? Não, em face da ausência de previsão na Lei de Registros Públicos (Lei nº 6.015/73).

O que acontece quando um dos herdeiros não quer assinar?

O que fazer quando um dos herdeiros não quer assinar o inventário? Se algum dos herdeiros for contra a assinatura do inventário, é possível entrar com uma ação judicial. O juiz vai citar o herdeiro para que possa se manifestar judicialmente, com advogado próprio.

O que é cessão gratuita de imóvel?

Trata-se de transferência gratuita da posse de um bem imóvel de um órgão público, denominada “Cedente” para outro órgão público, denominado “Cessionário”, a fim de que o bem seja utilizado nas condições estabelecidas no respectivo Termo.

Como passar a posse para outra pessoa?

A transferência é possível, principalmente, por ser a posse considerada – pela maioria da doutrina – como sendo um “direito”. E como não há qualquer impeditivo na lei, poderá ser cedida a outra pessoa por um simples acordo de vontades (contrato) (art. 1.243 e 1.207, CC).

O que é uma escritura pública de cessão de direito de posse?

Por fim, a escritura pública de cessão de direitos de posse é o documento expedido pelo Judiciário que garantirá futuramente a propriedade integral em imóveis nessa condição.

Artigo anterior
Como amortizar um empréstimo?
Artigo seguinte
O que fazer quando o Cisco machuca o olho?