Quando é utilizada a nutrição enteral?

Perguntado por: Jéssica Melissa Correia  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (73 avaliações)

A dieta enteral é usada quando é necessário administrar mais calorias e estas não conseguem ser supridas pela dieta habitual, ou quando alguma doença não permite o consumo das calorias por via oral. No entanto o intestino precisa estar funcionando corretamente.

Quando a nutrição enteral é indicada?

A nutrição enteral está indicada para pacientes subnutridos ou em risco de subnutrição (Quadro 1), que possuem capacidade absortiva preservada ou parcialmente comprometida, cuja alimentação oral não é capaz de prover a quantidade adequada de nutrientes4,5(A).

O que é uso enteral?

Nutrição enteral é o nome que se dá a um tipo de tratamento destinado a indivíduos que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca, a despeito de contarem com a integridade do aparelho digestivo. Assim, esses pacientes recebem a alimentação por meio de um tubo ou sonda flexível.

Qual a indicação da sonda enteral?

As indicações específicas para nutrição enteral são: Anorexia prolongada. Desnutrição proteico-energética grave.

Quem utiliza dieta enteral?

quem utiliza a dieta enteral

A dieta enteral pode ser necessária quando você não consegue se alimentar pela boca, ou quando as suas necessidades nutricionais e calóricas não são atendidas pela alimentação oral regular. Isso pode ocorrer por vários motivos e em qualquer fase da vida.

Conheça um pouco sobre a Nutrição Enteral

41 questões relacionadas encontradas

Quando não é indicado a nutrição enteral?

Entre as contraindicações, estão a obstrução intestinal, certas fístulas de alto débito, íleo paralítico e megacólon tóxico. A NE ainda pode ser usada em casos de doença fistulizante, quando o cateter de alimentação pode ser distalmente instalado em relação ao trato da fístula.

Qual o papel do técnico de Enfermagem na administração de dieta enteral?

Aos técnicos de enfermagem compete realizar os cuidados delegados pelo enfermeiro tais como: cuidados gerais prescritos aos pacientes, comunicar qualquer intercorrência advinda da terapia nutricional parenteral; manter cuidados com a via de administração e anotação no prontuário das intercorrências quanto à nutrição.

São indicações e Contra-indicações da sondagem nasoenteral respectivamente?

Indicação e Contraindicação

Indicação: pacientes inconscientes e/ou com dificuldade de deglutição. Contra-indicação: pacientes com desvio de septo e TCE.

Em quais situações clínicas e Doenças A nutrição enteral é indicada?

Algumas situações onde a nutrição enteral pode ser administrada são:
  • Prematuros com menos de 24 semanas;
  • Síndrome de dificuldade respiratória;
  • Malformações do trato gastrointestinal;
  • Traumatismo na cabeça;
  • Síndrome do intestino curto;
  • Pancreatite aguda em fase de recuperação;

Como é feita a dieta enteral?

A ingestão dos alimentos pode ser feita por meio de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago e no intestino delgado.

Qual a diferença de nutrição enteral e Parenteral?

Nutrição enteral: quando o paciente não consegue se alimentar por via oral (boca), a ingestão dos alimentos pode ser feita através de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago, no jejuno ou no duodeno. ... Nutrição parenteral: é a alimentação administrada por via endovenosa.

Como se administrar a nutrição enteral?

Em casos de gastrostomia, a dieta enteral pode ser administrada através de seringas. Para isso é necessário separar a quantidade de dieta prescrita em um vasilhame limpo, aspirando o conteúdo com uma seringa. Retire a tampa de segurança da sonda, posicione a seringa e faça a administração cuidadosamente.

Quando é indicada a terapia nutricional parenteral?

A terapia nutricional parenteral (TNP) é indicada para prevenir ou tratar a desnutrição em pacientes que não apresentam funcionamento adequado do trato gastrointestinal e que não podem receber alimentação por via oral ou enteral.

São indicações para o uso de dispositivos de nutrição enteral exceto?

Questão 02 (EBSERH/UFJF/2015) A terapia nutricional enteral em adultos é indicada, EXCETO: (A) quando a ingestão oral for inadequada para prover de 2/3 a 3/4 das necessidades diárias nutricionais. (B) para quando o trato digestório estiver total ou parcialmente funcionante.

Quando utilizar sonda?

Além da função alimentar, a sonda pode ser utilizada para lavagem gástrica, na preparação para cirurgias, para o estancamento de hemorragias e na drenagem de líquidos. Ademais, seu uso também é possível na administração de medicamentos de quimioterapia no tratamento oncológico.

Quais são as indicações da nutrição parenteral?

Há indicações específicas para a nutrição parenteral, sendo elas:
  • Interferência de doença de base em ingestão, digestão ou a absorção dos alimentos;
  • Estados hipermetabólicos como grandes queimados, pacientes sépticos, politraumatismo extenso, pancreatite aguda, fístulas intestinais de alto débito;

Quais as contraindicações da sonda nasoenteral?

Contra indicações Absolutas: Esofagite, varizes esofagianas sangrantes, obstruções esofagianas, lesões eso- fagianas, obstrução gástrica e sinusite (posicionamento nasal).

Quais as contra indicações da sonda nasogástrica?

Contraindicações à entubação nasogástrica incluem
  • Obstrução nasofaríngea ou esofágica.
  • Trauma maxilofacial grave.
  • Distúrbios de coagulação não tratados.

Quais os cuidados sonda nasoenteral?

Cuidados de enfermagem com a sonda nasoenteral
  1. 2- Manter a fixação da sonda sempre íntegra;
  2. 3- Realizar troca da fixação da sonda a cada 24 horas ou quando necessário;
  3. 5- Lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações.

Qual a importância do técnico de enfermagem na nutrição do paciente?

Como membro de uma equipe de saúde, o enfermeiro deve estar atendo aos sinais de desnutrição do paciente, em todas as fases da vida, possibilitando uma intervenção precoce e retardo de agravos provados por essa condição de saúde.

Qual a importância do técnico de enfermagem diante da nutrição do paciente?

Segundo a enfermeira, o técnico de enfermagem também atua na admissão, realizando a verificação do peso e da estatura do paciente, dados importantes para sua avaliação e monitoração. ... “Isto é de grande importância, pois a desnutrição é altamente prevalente nos hospitais e piora a evolução clínica dos pacientes.”

Qual o papel do técnico em enfermagem em relação às dietas hospitalares?

PAPEL DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DA DIETOTERAPIA

O técnico de enfermagem deve administrar a dieta aos pacientes impossibilitados de fazê-lo por si próprio. Após anotar no prontuário a aceitação alimentar do paciente.

Em qual situação a terapia parenteral é contraindicada?

A Nutrição Parenteral periférica é contraindicada quando existe história de alergia a ovos ou a emulsões lipídicas intravenosas, quando existe uma disfunção hepática importante, em situações de hipertrigliceridemia e hiperlipidemia, em caso de infarto agudo do miocárdio, em caso de indicação definitiva para nutrição ...

Quais são as contraindicações da nutrição parenteral?

Quais as contra-indicações para o uso de nutrição parenteral...
  • história de alergia a ovos ou a emulsões lipídicas intravenosas;
  • disfunção hepática importante;
  • hipertrigliceridemia, hiperlipidemia;
  • infarto agudo do miocárdio;
  • veias periféricas inadequadas;

Quais as indicações da terapia nutricional?

Em geral, as indicações são as seguintes: incapacidade de utilização do trato gastrintestinal, obstrução intestinal completa, peritonite, vômito de difícil controle clínico, diarreia grave, íleo intestinal grave, fístula êntero-cutânea de alto débito, síndrome do intestino curto e/ou má absorção grave.

Artigo anterior
Como se chama a pessoa que se forma na faculdade?
Artigo seguinte
Como saber quanto preciso caminhar por dia?