Para que serve a talidomida na hanseníase?

Perguntado por: Diogo Garcia Pires  |  Última atualização: 14. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

Atualmente, a Talidomida é primeira escolha no tratamento do ENH, conforme previsto nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde. Com o uso do fármaco, os pacientes têm rápido desaparecimento dos sintomas do ENH, como inchaços vermelhos e doloridos na pele, febre e mal-estar geral.

Qual a função da talidomida?

Como as outras drogas imunomoduladoras (compostos IMiD®), a talidomida induz respostas imunológicas, aumenta a capacidade das células imunológicas chamadas células T e células NK (natural killer) de matar células de mieloma e inibe a inflamação.

Quando a talidomida pode ser usada?

Por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Talidomida só poderá ser prescrita e utilizada no âmbito dos programas governamentais de prevenção e controle das seguintes doenças: Hanseníase. DST/AIDS. Doenças crônico-degenerativas (Lúpus Eritematoso, Doença enxerto versus hospedeiro)

Quais os benefícios da talidomida?

No Brasil a talidomida está indicada somente para tratamento das doenças previstas nos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde, as quais são: o eritema nodoso hansênico, lúpus eritematoso, úlceras aftoides em pacientes portadores de HIV-Aids, doença do enxerto contra hospedeiro, mieloma ...

Como a talidomida age no corpo?

Estudos demonstraram, inicialmente, que a Talidomida possui ação ansiolítica, hipnótica, antiemética e adjuvante analgésica, além de apresentar efeito teratogênico. Depois foi demonstrado que ela é altamente eficaz em suprimir o eritema nodoso hansênico.

Tratamento da Hanseníase: o que mudou? (Profª Juliana Mello)

45 questões relacionadas encontradas

Qual a doença causada pela talidomida?

No Brasil, apesar de o desastre ter ocorrido no início da década de 1960, ainda se tem notícias de casos de teratogenia envolvendo a talidomida. Isso se explica pelo amplo uso da droga para tratar a hanseníase, doença que coloca o país na segunda posição mundial em número de afetados.

Porque a talidomida foi retirada do mercado?

A proibição e retirada do medicamento no mercado mundial

Com o nascimento de milhares de crianças com graves deformidades, a chamada primeira geração da talidomida, a substância foi retirada do mercado.

O que substitui a talidomida?

Lenalidomida. É um medicamento similar à talidomida, que apresenta bons resultados para o mieloma múltiplo.

Quem está fazendo tratamento de hanseníase pode beber cerveja?

Durante o período do tratamento contra a hanseníase o paciente pode fazer uso de bebida alcoólica? Compartilhar: O uso de bebidas alcoólicas não deve ser incentivado durante o uso de qualquer medicamento. Se o paciente beber eventualmente, ele não deve deixar de tomar os remédios.

Qual o valor do remédio talidomida?

Novo valor

A norma sancionada aumenta de R$ 426,53 para R$ 1.000 o valor de referência da pensão recebida por pessoas com deficiência física portadoras da Síndrome de Talidomida.

O que o ser humano é considerado para a hanseníase?

O homem é considerado a única fonte de infecção da hanseníase. O contágio dá-se através de uma pessoa doente, portadora do bacilo de Hansen, não tratada, que o elimina para o meio exterior, contagiando pessoas susceptíveis.

Quem prescreve talidomida?

A prescrição de medicamentos à base de Talidomida pode ser realizada somente por médicos inscritos no CRM, por meio de: ✓ Notificação de Receita de Talidomida (Anexo VI da RDC n.º 11/2011), em duas vias. ✓ Termo de Responsabilidade/Esclarecimento (Anexo V-A ou Anexo V-B da RDC n.º 11/2011), em 3 vias.

Quando a talidomida foi proibida no Brasil?

Segundo o juízo de primeira instância, “a prescrição de talidomida para mulheres em idade fértil foi definitivamente proibida no Brasil somente após a edição da Portaria SVS/MS 63, de 1994. Até então, todas as medidas governamentais visavam apenas controlar o uso da medicação”.

Como saber se fui curada da hanseníase?

A hanseniase é considerada curada quando o paciente completa todo o tratamento poliquimioterápico. Esse tratamento pode ser concluído, em média, após seis ou 12 doses mensais. O médico que faz o seu acompanhamento pode lhe dar maiores detalhes, baseado no exame da sua pele e dos seus nervos.

Quanto tempo a hanseníase fica no organismo?

A maioria das lesões cicatrizam sem deixar marcas, porém pode levar alguns anos para que as lesões cutâneas desapareçam completamente(1,2). O envolvimento do sistema nervoso é encontrado em todas as formas de hanseníase e pode ocorrer na ausência de lesões cutâneas.

O que uma pessoa com hanseníase não pode comer?

Dentre os alimentos mais citados como reimosos e que, portanto, devem ser terminantemente proibidos, estão caça (animais selvagens), carne de porco, peixes de pele e frutos do mar. “(…) a minha família, quando teve [hanseníase] também, eles não comiam nem camarão, nem caranguejo, nem carne de porco” (Grupo focal 8).

O que causou a talidomida no Brasil?

A talidomida foi introduzida, no final dos anos 1950, como um sedativo. A droga era dada às mulheres grávidas para combater os sintomas do enjoo matinal. Mas o uso durante a gestação restringiu o crescimento dos membros dos bebês, que nasceram com má formação nas pernas e braços.

Porque a talidomida foi um marco na história da Toxicologia?

Os estudos de toxicidade em roedores mostravam que a talidomida era um medicamento de baixo risco de intoxicação e poucos efeitos colaterais. A toxicidade observada era tão baixa que não foi possível determinar a dose letal (LD50) em animais (Shardein, 1993).

Por que grávidas tomavam talidomida?

Mas algumas mulheres, por desconhecerem seus riscos, têm tomado o medicamento no Brasil durante a gestação. A talidomida foi introduzida, no final dos anos 1950, como um sedativo. A droga era dada às mulheres grávidas para combater os sintomas do enjoo matinal.

Quais os efeitos no corpo humano causado pela R talidomida e pela S talidomida?

Com o tempo, descobriu-se que somente o isômero dextrogiro ou (R) era responsável pelas propriedades analgésicas, sedativas e antessentires, enquanto a talidomida levogira (S) é teratogênica, isto é, provoca mutações no feto.

Quantas pessoas foram afetadas pela talidomida?

p. 369-376.), esse número é de 10.000 a 15.000 crianças em todo o mundo". Para o Brasil, estima-se em 300 o número de atingidos até 1965, a chamada primeira geração (Oliveira; Bermudez; Souza, 1999.

Qual o animal que transmite a hanseníase?

De acordo com a pesquisa, 62% dos tatus-galinha (Dasypus novemcinctus) estavam naturalmente infectados pelo bacilo causador da hanseníase.

Onde vive a bactéria da hanseníase?

A principal causa da hanseníase é a bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como bacilo de Hansen. É um parasita que atinge, principalmente, os tecidos epiteliais e nervosos. A infecção ocorre por meio de vias respiratórias ou secreções, até se instalar nos nervos periféricos e no tecido epitelial do doente.

Artigo anterior
Quem recebe pensão de invalidez pode trabalhar?
Artigo seguinte
O que substitui o Tramal?