Quando cai um raio e queima uma TV quem paga?

Perguntado por: Artur Pedro Neto de Monteiro  |  Última atualização: 2. November 2024
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📺 Mas o consumidor que teve uma TV, uma geladeira ou um computador queimado após a queda de um raio pode ser ressarcido pela companhia de abastecimento de energia local. O Ressarcimento de Danos de Equipamentos Elétricos está previsto na Resolução Normativa 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Como pedir ressarcimento de aparelho queimado por raio?

Quando ocorre a queima do aparelho elétrico o consumidor pode entrar em contato com a concessionária de energia, pelos canais de atendimento, solicitando o ressarcimento de danos elétricos. O que ocorre é que muitas vezes o consumidor desconhece esse prazo e ele acaba caducando.

O que acontece quando o raio queima a TV?

Como explicamos, a descarga elétrica que um raio provoca pode atingir a rede elétrica e chegar à fiação da sua casa. Fora da tomada, os aparelhos estarão protegidos, então basta aguardar até que o temporal passe.

Como pedir reembolso de aparelho queimado por queda de energia?

Para formalizar uma reclamação pessoalmente, o consumidor poderá procurar o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial Cível, com cópia da documentação relativa ao caso (laudos, Notas Fiscais, fotos etc), RG, CPF e comprovante de residência.

Quando a energia cai e queima uma TV quem paga?

“Caso o consumidor tenha tido um eletrodoméstico queimado, um equipamento queimado, ele deve buscar a concessionária demonstrando o dia do ocorrido, o modelo e marca do equipamento e pedir o ressarcimento do valor. E ele tem a opção de pedir o conserto ou ressarcimento do produto”.

Record TV - Raio queima eletrodomésticos. Como consumidor deve agir

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O que fazer se a TV queima por queda de energia?

Em relação aos aparelhos eletrônicos danificados, o advogado sugere acionar os órgãos de defesa do consumidor e até buscar a Justiça para obter o ressarcimento. Ele orienta os consumidores a obter orçamentos, reunir notas fiscais e fotografias que ajudem a comprovar os danos.

Como solicitar ressarcimento de danos elétricos?

Onde devo solicitar o ressarcimento? A solicitação de ressarcimento pode ser efetuada: Pelo Call Center, pelo número 08000 48 0120. Pelas lojas de atendimento.

Como pedir ressarcimento de aparelho queimado por raio CPFL?

1- Entrar em contato com os canais de relacionamento. 2- Informar a unidade consumidora, o nome completo, os dados do endereço do cliente, a data e o horário aproximado da queima do equipamento.

Quando o cliente tem direito a indenização?

A falta de informações adequadas pode levar a danos e, portanto, a indenização pode ser justificada. Proibição de Práticas Comerciais Enganosas ou Abusivas: Práticas comerciais injustas, como publicidade enganosa ou venda agressiva, podem levar a indenizações quando causam prejuízos aos consumidores.

Qual o prazo após o ocorrido o cliente tem para solicitar ressarcimento por danos elétricos?

até 15 (quinze) dias, para solicitação de ressarcimento feita em até 90 (noventa) dias da data provável da ocorrência do dano elétrico; até 30 (dias) dias, para solicitação de ressarcimento feita com mais de 90 (noventa) dias da data provável da ocorrência do dano elétrico.

Quanto custa o conserto de uma TV queimada?

Em média, um conserto de TV fica em torno de R$320,00. No entanto, o valor pode diminuir ou aumentar, dependendo de qual seja o problema dela. Se a tela não estiver funcionando, por exemplo, o conserto irá custar, em média, R$350,00.

O que acontece se um raio cair na minha casa?

Mesmo que a maior parte da corrente do raio leva outros caminhos para a terra, o sistema elétrico da casa vai experimentar o aumento significativo da corrente causando danos potencialmente significativos para qualquer coisa ligada ao sistema elétrico/eletrônico.

Quanto é a voltagem de um raio?

A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères, ou seja, a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas. Em alguns raios, a corrente pode chegar a 300 mil Ampères!

Quando pedir ressarcimento?

em compras pela internet ou telefone, o consumidor tem até 7 dias úteis, contados a partir do recebimento do produto, para desistir da compra e solicitar a devolução do dinheiro. em casos de cancelamento indevido de serviços, o consumidor tem até 30 dias para solicitar o ressarcimento do que foi pago.

Como processar a Enel por queima de aparelho?

É possível ingressar com a solicitação no prazo máximo de até 5 anos a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento. Para mais informações, acesse: https://www.enel.com.br/pt-saopaulo/solicitacao-de-ressarcimento.

O que é ressarcimento de danos elétricos?

O que é? 1 - O que é RESSARCIMENTO DE DANOS DE BENS ELÉTRICOS? É a reparação pelo prejuízo causado ao consumidor, em razão da ocorrência de dano elétrico em equipamento(s) instalado(s) na unidade consumidora, causado por perturbações no sistema de fornecimento de energia elétrica.

Quando o consumidor não tem direito à devolução do dinheiro?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.

Quando o consumidor tem direito a levar o produto de graça?

Consumidor que encontrar produto vencido à venda poderá ganhar outro de graça. O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.

Quando a pessoa não tem dinheiro para pagar indenização?

O que ocorre quando o réu não tem condições de pagar a indenização? Se não houver o pagamento, o juiz vai determinar a expedição de mandado e o oficial de justiça irá avaliar e penhorar bens do devedor.

Qual prazo para o cliente solicitar a CPFL ressarcimento por danos queima de aparelhos?

Solicitações após 90 dias do provável dano, o prazo é de 30 (trinta) dias após a vistoria. O cliente pode escolher o meio de resposta, mas é de extrema importância manter seus dados cadastrais atualizados.

O que o seguro da CPFL cobre?

Com o Seguro Lar Tranquilo, você contará com cobertura para incêndio, queda de raio, roubo ou furto qualificado e perda e pagamento de aluguel.

Quanto tempo demora para CPFL ressarcir?

O ressarcimento ocorre em até 20 dias após o recebimento da resposta formalizada pela CPFL/ RGE por meio de uma das seguintes formas escolhida pela distribuidora: a) Conserto do equipamento danificado.

Quem tem direito ao ressarcimento?

Quando um consumidor se sente insatisfeito com o produto ou serviço contratado e busca solucionar o problema, ele pode recorrer a um reembolso, que terá a sua quantia gasta ressarcida. O artigo que cuida dessas situações é o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê o direito de ressarcimento ao cliente.

O que é um dano elétrico?

Os danos elétricos podem ser a máquinas, equipamentos, eletrodomésticos, instalações elétricas ou eletrônicas; As causas podem ser raios, curto-circuito, variação de tensão, descarga elétrica ou qualquer fenômeno de natureza elétrica que prejudique seus bens; Instalações inadequadas não poderão ser indenizadas, ok?

Como pedir ressarcimento de aparelho queimado por queda de energia Energisa?

Veja como solicitar o ressarcimento na Energisa:
  1. O contato com a Energisa pode ser feito através do site da companhia,
  2. Pelo telefone 0800 647 0120,
  3. WhatsApp Gisa (69) 9 9358-9673 e.
  4. Aplicativo Energisa On.

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