Para que serve a pilula?

Perguntado por: David Esteves de Sousa  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

Cada pílula contém hormonas específicas, conhecidas por estrogénio e progestagénios, (composto sintético derivado da progesterona, uma hormona natural). Essas hormonas têm como função inibir as ovulações: impedindo assim a fecundação do óvulo pelo espermatozoide e consequentemente uma possível gravidez.

Quais os benefícios da pílula?

O principal benefício do medicamento é seu funcionamento contraceptivo, com um índice de eficácia de 98% contra a gravidez. Ao fornecer doses adequadas de hormônios, o remédio reduz as cólicas e a tensão pré-menstrual (TPM), diminui o fluxo menstrual e regula o ciclo de menstruação.

Qual é a função de pílula?

Além de ser usada para evitar gravidez, ela pode proteger mulheres contra algumas infecções genitais, câncer de ovário e alguns tipos de câncer de útero.

Quando é indicado utilizar a pílula do dia seguinte?

O ideal é que a mulher tome a pílula o mais próximo possível da relação sexual desprotegida. Mas ela tem até três dias (72 horas) para fazer isso. Nas primeiras 24 horas, por exemplo, a eficácia da pílula é de 88%, e vai diminuindo conforme os três dias passam.

Quando a pílula faz efeito?

Na prática, o anticoncepcional começa a fazer efeito a partir do inicio da segunda cartela. É necessário saber que isso é válido tanto para a pílula contínua, que você usa todos os dias; quanto para as de 21 dias, em que é feito uma pausa no uso nos dias da menstruação.

25 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo após o início do anticoncepcional estou protegida?

A paciente só vai estar plenamente protegida contra a gravidez após 7 dias de uso da pílula. Se a paciente tem risco de estar grávida, este modo de início também não é o mais adequado.

Quanto tempo depois de começar a tomar anticoncepcional posso ter relação?

Após sete dias tomando os comprimidos ja pílula já é considerada eficaz e consegue exercer plenamente o seu efeito contraceptivo, antes de 1 semana é possível ter relações sexuais, mas recomenda-se o uso de algum outro método contraceptivo de barreira como a camisinha.

Em quais casos a pílula do dia seguinte não funciona?

Se você faz sexo no período da ovulação ou depois da ovulação, sua pílula anticoncepcional de emergência não terá efeito (7). Se você fizer sexo desprotegido novamente depois de tomar a pílula no mesmo ciclo menstrual, ela também pode falhar (7).

O que pode tirar o efeito da pílula do dia seguinte?

A principal coisa que pode cortar o efeito da pílula é o vômito até duas horas após ter ingerido o medicamento. Nesse caso, deve-se tomar novamente. Se houver vômito de novo, deve-se inserir a pílula via vaginal, pois a mucosa da vagina poderá absorvê-la também de forma eficaz.

É possível engravidar depois de tomar a pílula do dia seguinte?

Nas primeiras 24 horas, o índice de falha do contraceptivo de emergência é de 1%. O que significa que de 100 mulheres, de 1 a 3 podem engravidar tomando a pílula nas primeiras 24 horas. No entanto, se a medicação for ingerida após 24 horas, o risco de gravidez é de 2 a 3%.

Como a pílula anticoncepcional impede a gravidez?

A pílula anticoncepcional age por ação de hormônios impedindo que ocorra a ovulação, e, por isso, protege contra a gravidez. Como todo anticoncepcional, ele não apresenta 100% de eficácia, principalmente se não for usado de forma adequada.

Como a pílula age no ciclo menstrual?

Como a pílula funciona? O principal papel dos hormônios liberados pela pílula anticoncepcional é inibir a ovulação. Por conta disso a mulher não entra no período fértil e, como consequência, não corre o risco de engravidar. E não é só isso: o anticoncepcional também age impedindo a dilatação do colo do útero.

Como funciona o remédio para não engravidar?

A pílula anticoncepcional atua inibindo a ovulação devido à presença de hormônios em sua composição e, por isso, a mulher não entra no período fértil. Dessa forma, mesmo que exista uma ejaculação no interior do canal vaginal, os espermatozoides não têm qualquer tipo de óvulo para fecundar, não existindo gravidez.

Quais as vantagens e desvantagens da pílula anticoncepcional?

Confira a seguir!
  • Tem alta eficácia contra gravidez. ...
  • Melhora a pele. ...
  • Diminui cólicas e a TPM. ...
  • Regular o ciclo menstrual. ...
  • Reduz o fluxo menstrual. ...
  • Retém líquido e aumenta as celulites. ...
  • Aumenta a possibilidade de doenças hepáticas. ...
  • Facilita a hipertensão arterial.

Qual é a desvantagem da pílula?

Em relação às desvantagens da pílula anticoncepcional segundo a médica, é que ela pode causar inchaço, dores de cabeça, varizes e náuseas. Além disso, em mulheres que possuem predisposição à trombose, pressão alta ou que fumam, a pílula pode causar a própria trombose e até AVC.

Qual anticoncepcional que emagrece e limpa a pele?

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.

Quanto tempo dura o efeito colateral da pílula do dia seguinte?

Os principais efeitos são náusea, vômito, diarreia, dor de cabeça, retenção de líquidos e cansaço. Se houver vômitos ou diarreia até 2 horas após a ingestão da pílula, importante falar com o médico pois a absorção da mesma pode ter sido comprometida. Os efeitos colaterais podem durar de 2 a 3 dias.

Quanto tempo os hormônios da pílula do dia seguinte fica no corpo?

Os efeitos colaterais podem durar até 72 horas, mas é importante lembrar que os efeitos anticoncepcionais da pílula do dia seguinte não duram todo esse tempo, permanecendo por apenas 24 horas. Se você tomou uma pílula do dia seguinte, você ainda pode engravidar ao fazer sexo desprotegido 48 horas depois.

Quantos dias depois de tomar a pílula do dia seguinte vem a menstruação?

Assim, após tomar a pílula, a menstruação poderá ocorrer até 10 dias antes ou depois da data esperada, mas na maior parte dos casos, a menstruação ocorre na data esperada com uma variação de cerca de 3 dias para mais ou para menos. No entanto, caso o atraso se mantenha, pode-se fazer um teste de gravidez.

Estou tomando anticoncepcional pela primeira vez?

Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez

Assim, ao iniciar o uso do anticoncepcional, a mulher deve tomar o primeiro comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar uma pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, sempre seguindo as instruções presentes na bula.

É possível engravidar com 3 dias tomando anticoncepcional?

Portanto, a pessoa pode engravidar mesmo tomando corretamente a pílula. A prevenção da gravidez precisa de pelo menos 21 dias de remédio para funcionar. Por isso, em situações como essa, é aconselhado aliar a camisinha durante a cartela.

Tem como engravidar no primeiro mês de anticoncepcional?

Sim. A mulher pode engravidar na primeira cartela do anticoncepcional. Os primeiros três meses do uso da pílula anticoncepcional são de adaptação hormonal à nova medicação bem como a adequação da mulher aos horários da tomada. Sendo assim, pode haver alguma falha nesse processo, resultando em gravidez indesejada.

Pode ter relação na primeira cartela de anticoncepcional?

Se você iniciou o anticoncepcional corretamente, todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos, você está protegida a partir do primeiro comprimido da cartela e o risco de falha é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%). Proteja-se contra a infecções sexualmente transmissíveis.

Qual o valor do adesivo anticoncepcional?

O preço de uma caixa contendo três adesivos, quantidade suficiente para um mês de contracepção, pode variar entre R$ 50 e R$ 130. O adesivo anticoncepcional cujo nome comercial é Evra pode ser comprado em qualquer farmácia, com ou sem receita médica.

Qual a pílula é melhor tomar quando é a primeira vez?

Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez
  1. Pílula combinada. A pílula anticoncepcional combinada tem dois hormônios na composição, os estrogênios e progestativos, e é o contraceptivo mais usado pelas mulheres. ...
  2. Minipílula. ...
  3. Adesivo. ...
  4. Anel vaginal. ...
  5. Implante. ...
  6. Injetável. ...
  7. DIU.

Artigo anterior
Qual é a obrigação principal do corretor no contrato de corretagem?
Artigo seguinte
O que é categoria comercial?