Para que serve a homologação de rescisão?

Perguntado por: Samuel Fonseca de Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (31 avaliações)

Existem procedimentos específicos para as diferentes áreas do Direito: assim como um divórcio é averbado no registro de casamento para atestar o fim do matrimônio, a homologação trabalhista é feita para reconhecer a rescisão do contrato de trabalho.

O que o trabalhador recebe na homologação?

Nessas situações, a pessoa terá direito a:
  • Saldo de salário;
  • 13º salário;
  • Férias — vencidas e o saldo proporcional — mais o acréscimo de 1/3 do valor total;
  • Saque do FGTS;
  • Multa de 40% sobre o valor total do FGTS;
  • Aviso prévio;
  • Seguro-desemprego.

Como funciona o processo de homologação da rescisão?

A homologação é uma etapa obrigatória no encerramento de um contrato de trabalho. ... Para tanto, o procedimento exige a apresentação de uma série de documentações, assim como serve para o pagamento da rescisão de trabalho e as respectivas verbas devidas.

Qual é a diferença entre rescisão e homologação?

Todo empregado que é demitido ou pede demissão de uma empresa na qual trabalhou por mais de um ano precisa fazer a rescisão do contrato de trabalho, também chamada de homologação, na presença de um representante do sindicato da categoria ou do Ministério do Trabalho.

O que acontece se eu não fizer a homologação?

Atraso na homologação do acerto gera direito à multa do artigo 477 da CLT. Quando o acerto rescisório não é realizado integralmente no prazo fixado pela lei, o empregador deve ser penalizado com o pagamento de multa, no valor equivalente a uma remuneração mensal do trabalhador.

Homologação da Rescisão Contratual de Trabalho (Reforma Trabalhista)

28 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo a empresa tem para fazer a homologação do funcionário?

A mudança trazida pela Reforma Trabalhista foi a unificação em 10 dias, contados do término da prestação de serviços, ou seja, do último dia de trabalho, independentemente de aviso prévio.

Qual o prazo máximo para a empresa fazer a homologação?

a) AVISO PRÉVIO TRABALHADO: neste caso, o prazo para homologação da rescisão é até o primeiro dia útil seguinte ao término do aviso; b) AVISO PRÉVIO INDENIZADO: neste caso, o prazo para homologação é até o 10º dia, contado da data da notificação da demissão.

O que se faz em uma homologação?

Durante o processo de homologação trabalhista, o profissional deve se ater para a natureza das seguintes verbas e seus respectivos valores:
  1. saldo de salário;
  2. horas extras;
  3. multa do FGTS;
  4. 13º salário proporcional;
  5. férias vencidas e proporcionais com acréscimo de 1/3.

É preciso homologar rescisão?

Dentre as inovações apresentadas pelo texto normativo da Lei 13.467/2017, a denominada modernização (reforma) trabalhista foi a retirada da obrigatoriedade da homologação da rescisão contratual para empregados com período de vigência contratual superior a um ano pelo sindicato profissional.

Quanto tempo demora para receber o Fundo de Garantia depois da homologação?

Este trâmite dura em torno de 10 dias. A Caixa analisará se a rescisão se encaixa nas situações que permitem o saque do FGTS. Se a instituição financeira aprovar, o empregado pode sacar em 5 dias úteis, mediante documentação exigida. O saldo poderá ser levantado no prazo máximo de 30 dias.

Como calcular o valor da homologação?

Como realizar o cálculo demissional com FGTS e Multa
  1. Valor dos dias trabalhados no mês;
  2. Eventuais valores de férias vencidas ou proporcionais;
  3. O valor equivalente a 40% do saldo do FGTS;
  4. Proporcional do 13º salário;
  5. Adicionais devidos, como insalubridade e horas extras em período noturno para os casos específicos.

O que eu tenho direito na rescisão?

Quais benefícios o colaborador tem direito nesse tipo de demissão?
  • Saldo de salário referente aos dias trabalhados;
  • Férias proporcionais + ⅓ de férias proporcionais;
  • 13º salário proporcional.

Como a rescisão pode ser paga?

O pagamento das respectivas verbas poderá, agora, ser realizado das seguintes formas, de acordo com o Art. 477, no 4o parágrafo: Dinheiro em espécie, por depósito bancário ou por cheque visado quando for de comum acordo das partes; Depósito bancário caso o empregado seja analfabeto.

Como fazer uma homologação passo a passo?

PRAZOS E DOCUMENTOS ESSENCIAIS À HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
  1. Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, em 4 (quatro) vias;
  2. Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, com as anotações atualizadas;
  3. Comprovante de aviso prévio, quando for o caso, ou do pedido de demissão;

Pode assinar a rescisão antes de receber?

Para evitar que isso aconteça, é muito importante que o empregado não assine o termo de rescisão antes de receber os valores, pois esse termo tem a natureza jurídica de quitação. A orientação é que o empregado assine o termo de rescisão somente após a comprovação do TED ou depósito bancário em sua conta.

Qual é o prazo para pagar a rescisão?

Com a nova redação dada pela Reforma Trabalhista, o artigo 477, § 6º da CLT dispõe que, serão de 10 (dez) dias contados a partir do término do contrato de trabalho, o pagamento das verbas rescisórias, independente do tipo de rescisão efetuada, e ainda dentro desse prazo, o empregador deverá entregar os documentos que ...

Qual o prazo para pagamento da rescisão com a nova lei?

A Lei 13.467/2017 estabeleceu que, independentemente do tipo de aviso prévio (trabalhado ou indenizado) ou de quem o concedeu (empregado ou empregador), o prazo para pagamento das verbas rescisórias será de até 10 dias contados a partir do término do contrato.

Como calcular a rescisão?

Divida o seu salário por 12 e multiplique pela quantidade de meses que você trabalhou no ano que está em curso. No exemplo anterior, basta multiplicar 1/12 do seu salário por 6. Aqui, novamente vale a data de corte do dia 15 de cada mês para o cálculo proporcional.

Como posso calcular o valor da minha rescisão?

O cálculo do acerto trabalhista ocorre conforme as parcelas. Veja mais a seguir: Saldo de salário – Divida o salário do trabalhador por 30 e após multiplique o valor pelo número de dias trabalhador naquele mês.

Como é feito o cálculo de rescisão?

Veja o que deve se considerar no cálculo de rescisão:
  1. Multa de 20% sobre o FGTS, com possibilidade de saque de até 80% do valor total;
  2. Saldo de salário;
  3. Metade do aviso prévio;
  4. Férias proporcionais e vencidas com adicional de 1/3;
  5. 13ª salário proporcional.

Quanto vou receber se for demitido cálculo exato?

Para fazer esse cálculo, divida o valor do salário por 12 e multiplique o resultado pelo número de meses trabalhados no ano. Do 13º salário proporcional, será descontado INSS e IR, conforme o valor.

Quantos dias a empresa tem para liberar o fundo de garantia?

Ainda assim imprevistos podem acontecer, fazendo surgir a dúvida sobre o prazo para realizar o saque rescisão. O prazo para efetuar o saque rescisão do FGTS é de 30 dias contados a partir do momento em que o empregador concede a chave de resgate do fundo de garantia.

Como saber se o fundo de garantia já está liberado?

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

Quanto tempo a empresa tem para pagar o FGTS após a demissão?

Qual o prazo para a empresa pagar a multa do FGTS? A empresa deve pagar a multa do FGTS na demissão sem justa causa, 40%, e por acordo, 20%, e segundo o artigo 477 da CLT, o prazo é de 10 dias após o fim do contrato.

Artigo anterior
E é um verbo intransitivo?
Artigo seguinte
O que paga no contrato intermitente?