Para que serve a função VP?
Perguntado por: Filipa Carneiro de Amaral | Última atualização: 28. April 2022Pontuação: 4.7/5 (45 avaliações)
A função VP do Excel é uma função financeira, do Microsoft Excel, que retorna o valor presente de um investimento. Você pode usar VP com pagamentos periódicos e constantes, como uma hipoteca ou outro empréstimo, ou um valor futuro que é sua meta de investimento.
Para que serve a função VP no Excel?
VP, uma das funções financeiras, calcula o valor presente de um empréstimo ou investimento com base em uma taxa de juros constante. Ou, use o Excel Formula Coach para encontrar o valor atual da sua meta de investimento financeiro. ...
Como descobrir o VP?
O seu cálculo é feito a partir da fórmula VP = VF/ (1 + i)t, onde: VP é o Valor Presente. VF é o Valor Futuro. I é a taxa de juros vigente.
O que é o valor presente VP?
O estudo do Valor Presente ou Valor Atual (siglas VP, VA ou PV) permite comparar valores futuros com um valor no presente, levando em consideração uma taxa de juros para a correção do dinheiro no tempo. Em outras palavras, dado uma série de valores futuros é possível calcular o valor presente equivalente.
Qual a diferença entre VP e VPL?
VPL assemelha-se à função VP (valor presente). A principal diferença entre VP e VPL é que a primeira permite que os fluxos de caixa comecem no final ou no início do período. Diferentemente dos valores de fluxo de caixa da variável VPL, os fluxos de caixa VP devem ser constantes durante o período de investimento.
Como Utilizar a Função VP - Valor Presente - Curso Excel Grátis
O que é o cálculo de valor presente?
O que é o cálculo de valor presente? Para começar, você deve entender que o valor presente nada mais é que o valor de um montante do futuro trazido para o momento atual. Então, ele serve basicamente para analisar o valor do dinheiro no tempo, considerando as variações que acontecem.
Como calcular valor presente online?
- Valor Futuro (ou Montante): F = P.(1 + i)n valor presente: taxa de juros: número de períodos: ...
- Valor Presente (ou Principal): P = F/(1 + i)n valor futuro: taxa de juros: número de períodos: ...
- Taxa de Juros: i = (F/P)1/n - 1. ...
- Número de Períodos: n = log(F/P)/log(1+i)
Como calcular o valor justo?
Para se chegar ao valor justo por um ativo, é preciso comparar com produtos similares oferecidos no mercado. Esta avaliação atende a três níveis hierárquicos, sendo eles: Preços cotados em um mercado ativo (ativos e passivos idênticos); Preços cotados em um mercado ativo (produtos similares);
Como saber o valor do CMV?
O cálculo CMV pode considerar um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês ou período determinado. Para calcular, você pode seguir esta fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final.
Como fazer o cálculo no Excel?
Para as fórmulas simples, basta digitar o sinal de igual seguido pelos valores numéricos que você deseja calcular e os operadores matemáticos que deseja usar: o sinal de adição (+) para adicionar, o sinal de subtração (-) para subtrair, o asterisco (*) para multiplicar e a barra (/) para dividir.
Para que serve a função taxa?
A função =TAXA() serve para calcular a taxa de juros de um determinado empréstimo por um período de anuidade. Vamos ver um exemplo: imagine que você quer saber qual é a taxa de juros do empréstimo do carro no valor de R$ 28.000,00, onde os valores das parcelas serão de R$ 735,00 num total de 60 prestações.
Para que serve o recurso atingir a meta?
Você pode usar o recurso Atingir Meta para determinar qual taxa de juros você precisará garantir para atingir seu objetivo de empréstimo. Se você conhece o resultado que deseja obter de uma fórmula, mas não tem certeza sobre o valor de entrada necessário para chegar a esse resultado, use o recurso Atingir Meta.
O que são as funções do Excel?
Uma função é uma fórmula predefinida que realiza cálculos usando valores específicos adicionados por você. Uma das principais vantagens de usar estas funções, é que podemos economizar bastante nosso tempo pois elas já estão prontas e não é necessário digitá-las totalmente.
O que é valor justo exemplifique?
Valor justo é o preço que seria recebido pela empresa ao vender um ativo. O mesmo vale para o valor pago pela transferência de um passivo. É importante destacar que tratam-se de transações não forçadas. Entretanto, isso quer dizer que não se trata de uma venda emergencial que tenha por objetivo liquidar uma dívida.
Como calcular o ajuste a valor justo?
Resposta: O valor justo dos bens é registrado nas próprias contas do ativo e do passivo, e a contrapartida na conta Ajustes de Avaliação Patrimonial do patrimônio líquido.
O que é um valor justo?
Valor justo é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada no mercado principal (ou mais vantajoso) na data de mensuração nas condições atuais de mercado (ou seja, um preço de saída), independentemente de esse preço ser diretamente observável ou ...
Como trazer um valor para o presente?
Na fórmula M = P . (1 + i)n , o principal P é também conhecido como Valor Presente (PV = present value) e o montante M é também conhecido como Valor Futuro (FV = future value).
Como calcular o valor presente na HP 12c?
- Na fórmula S = P (1 + I) n , o principalP é também conhecido como Valor Presente. ...
- Aliás, estas são as designações utilizadas na máquina HP12C.
- A fórmula anterior pode então ser escrita:
- FV = PV (1 + I) n e, como consequência, vem imediatamente que:
O que é VP e VF?
VP refere-se ao valor presente do investimento/empréstimo. VF refere-se ao valor futuro de um valor presente (VP) ou fluxos de caixa PGTO ou uma combinação dos dois.
Qual a diferença entre capital e valor presente?
Capital: O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em língua inglesa, usa-se Present Value , indicado nas calculadoras financeiras pela tecla PV.
Como calcular VP e VPL no Excel?
Exemplo do VPL no Excel
O VPL é calculado para o projeto 1 no espaço B13 utilizando a fórmula =VPL(B1;B5:B11)+B4 e o segundo VPL para o projeto 2 com a fórmula =VPL(C1;C5:C11)+C4. Além disso, é possível também calcularmos o valor da TIR para comparar com a Taxa Mínima de Atratividade destes projetos.
Quando o VPL é viável?
Bem, se a taxa mínima de atratividade for igual à taxa de retorno esperada pelo investidor e o VPL positivo, então o projeto será classificado como viável. Se obtivermos um VPL negativo, significa que esse investimento não é viável.
Como foi a evolução do celular?
Como saber se o olho do gato vai ficar amarelo?