Para que serve a chave primária?

Perguntado por: Bernardo Leonardo Sá Gomes  |  Última atualização: 18. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)

A chave primária, ou Primary key (PK) é o identificador único de um registro na tabela. Pode ser constituída de um campo (chave simples) ou pela combinação de dois ou mais campos (chave composta), de tal maneira que não existam dois registros com o mesmo valor de chave primária.

O que é uma chave primária e para que ela serve?

Uma chave primária é um campo ou conjunto de campos com valores exclusivos por toda a tabela. Os valores da chave podem ser usados para se referir aos registros inteiros, porque cada registro tem um valor diferente para a chave. Cada tabela só pode ter uma chave primária.

Para que serve a chave primária no banco de dados?

A função essencial da chave primária de uma tabela é: Identificar unicamente as suas linhas – nem mais nem menos.

Qual é o objetivo principal da utilização de chaves primárias em uma tabela?

Para que uma tabela se qualifique como uma tabela relacional, ela deve ter uma chave primária. A chave primária consiste em uma ou mais colunas cujos dados contidos são usados para identificar exclusivamente cada linha na tabela.

Qual é a principal função de uma chave primária em um banco de dados relacional?

Todas as tabelas em um banco de dados relacional têm um atributo conhecido como chave primária, que é um identificador exclusivo de uma linha. Cada linha pode ser usada para criar uma relação. entre tabelas diferentes usando uma chave externa, uma referência a uma chave primária de outra tabela atual.

Diferença entre Chave Primária e Chave Estrangeira? Entendendo chaves nos bancos de dados

41 questões relacionadas encontradas

O que é chave primária exemplos?

Exemplos de chave primaria que utilizamos no Brasil por exemplo é o nosso RG, CPF, CNH, Titulo Eleitor, que são identificadores únicos de cada pessoa.

Quando deve ser utilizada uma chave primária composta?

Chave composta deve ser usada se e somente se você quiser garantir a integridade referencial no seu banco de dados de que nunca existirá uma combinação igual destas chaves para um registro na mesma tabela.

Qual é a finalidade da restrição de integridade de chave primária?

Essa restrição previne operações de inserção, atualização ou exclusão que resultariam em informações de fornecedores ausentes.

Como declarar chave primária em SQL?

Usar o SQL Server Management Studio
  1. Em Pesquisador de Objetos, clique com o botão direito do mouse na tabela à qual você deseja adicionar uma restrição exclusiva e selecione Design.
  2. Em Tabela Designer, selecione o seletor de linha para a coluna de banco de dados que você deseja definir como a chave primária.

O que é uma chave em um banco de dados?

O que são chaves em um banco de dados? As chaves de um data warehouse identificam diferentes linhas de uma tabela e criam relacionamentos entre todas as tabelas do banco de dados.

O que é chave primária no mysql?

A chave primária é o identificar único que usamos para um registro, usamos isso para evitar algum tipo de confusão, por exemplo, o nome não poderia ser uma chave primária porque há muitas pessoas que tem exatamente o mesmo nome.

O que é uma chave primária composta?

A chave primária composta é aquela que é criada em dois campos e desta forma passa a utilizar a junção dos dados dos dois campos indicados para formar um valor único e assim aplicar o bloqueio de duplicidade.

Quais os dois tipos de chaves que fazem parte de uma relação de tabelas?

Na maioria dos casos, esses campos correspondentes são a chave primária de uma tabela, que fornece um identificador exclusivo para cada registro, e uma chave estrangeira na outra tabela.

Como escolher uma chave primária?

Ao escolher uma chave primaria, devemos nós atentar a algumas regras, uma destas regras é o principio da minimalidade. Principio que determina que a chave primaria da entidade deve ser composta por um conjunto mínimo de atributos necessários para identificação unívoca de uma instância da entidade.

Qual a principal finalidade de uma chave estrangeira em um relacionamento entre tabelas?

Uma FK (chave estrangeira) é uma coluna ou uma combinação de colunas que é usada para estabelecer e impor um vínculo entre os dados em duas tabelas.

O que é uma chave primária Brainly?

Compreendendo a chave primária em bancos de dados

Uma chave primária em um banco de dados é um campo (ou conjunto de campos) que identifica de maneira única cada registro em uma tabela.

O que é chave primária e estrangeira banco de dados?

Chave primárias e estrangeiras são dois tipos de restrições que podem ser usadas para impor integridade de dados nas tabelas do SQL Server. Esses são objetos de banco de dados importantes.

O que é chave SQL?

Sintaxe SQL: A chave estrangeira é definida na criação da tabela ou por meio de uma alteração de tabela usando a sintaxe SQL. Geralmente, você especifica o campo ou conjunto de campos que servirá como chave estrangeira e a tabela e a coluna à qual ela se refere.

O que é um relacionamento em um banco de dados?

Os relacionamentos de banco de dados são associações entre tabelas que são criadas usando instruções de junção para recuperar dados. A tabela a seguir descreve os relacionamentos do banco de dados. Ambas tabelas podem ter somente um registro de cada lado do relacionamento.

Qual é a principal função das restrições pk chave primária e FK chave estrangeira?

Chave primária e estrangeira

A restrição PK (chave primária) é responsável por garantir a unicidade dos dados numa tabela, ou seja, ela garante que não pode haver valores duplicados na coluna marcada como chave primária. Além disso, a chave primária também cria um índice para acelerar consultas na tabela.

Quais são os 5 tipos de restrição de integridade?

Restrições de Integridade
  • Restrições de chave;
  • Restrições de integridade referencial;
  • Restrições de domínio;
  • Asserções genéricas.

Para que é usado a restrição de integridade?

Restrições de integridade são usados para garantir a exatidão e a consistência dos dados em uma Banco de dados relacional. Ou seja, garantir que dados representem assertivamente a realidade modelada.

Pode ter mais de uma chave primária em uma tabela?

Uma tabela não pode ter mais de uma chave primária, mas pode ter várias chaves exclusivas. As chaves primárias são opcionais, e podem ser definidas quando uma tabela é criada ou alterada. Elas também são benéfica, pois ordenam os dados quando os dados são exportados ou reorganizados.

É obrigatório que uma chave primária seja também uma chave natural?

Em uma chave primária composta, todos os campos que a compõem devem ter valores não nulos. A afirmação "É obrigatório que uma chave primária seja, também, uma chave natural" é verdadeira. Uma chave primária pode ser uma chave natural, ou seja, ter correspondência com algum elemento do mundo real.

O que é uma chave Surrogada?

Uma Surrogate Key (SK), ou chave substituta, assim como uma Natural Key (NK), é um identificador único em uma tabela, capaz de identificar unicamente cada registro. No entanto, uma SK não possui nenhuma relação semântica com os demais atributos de uma tabela.

Artigo anterior
Quantas sessões são necessárias para secar vasinhos?
Artigo seguinte
O que cada cor atrai?