Para que serve a certidão negativa de imóvel?

Perguntado por: Guilherme Silva  |  Última atualização: 3. Juni 2025
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Certidão Negativa de Imóvel Este documento serve para comprovar que um imóvel não possui pendências quanto ao pagamento de tributos ou impostos nas diversas esferas do governo.

Para que serve a certidão negativa de um imóvel?

A certidão negativa de propriedade é outro nome para o que é certidão negativa de imóvel. Portanto, esse documento serve para mostrar que o bem está regularizado perante os órgãos públicos e a justiça. Ainda indica a ausência de débitos, penhoras, financiamentos e mais. Isso é uma garantia para o comprador.

Qual o valor de uma certidão negativa de um imóvel?

Com todas as questões anteriores esclarecidas, você ainda deve ter uma dúvida: quanto custa a certidão negativa de ônus de imóvel? Essa certidão pode custar entre 50 e 60 reais, podendo chegar até 150 reais dependendo do município onde o bem está localizado. Porém, cuidado ao prazo de validade do documento!

Para que serve a certidão positiva negativa de Propriedade?

O que é? A Certidão Positiva de Propriedade de Veículo Automotor é um documento informativo que comprova a existência de veículos registrados em todo o país em nome de uma determinada pessoa física ou jurídica.

Como tirar a certidão negativa de um imóvel?

Para saber se tem pendências com seus imóveis, você pode solicitar a Certidão Negativa de Débitos Imobiliários e conferir o status dela (positiva ou negativa). Outro método é a consulta na própria prefeitura em que o imóvel está situado, com o número do Setor Quadra Lote (SQL), encontrado no carnê do IPTU.

O que é e pra que serve a certidão negativa de ônus?

43 questões relacionadas encontradas

O que é a Certidão Negativa?

A Certidão Negativa de Débitos (CND) é o documento que comprova a regularidade fiscal de Pessoa Física, Jurídica ou de Imóvel Rural perante a Fazenda Nacional para quaisquer fins, expedida conjuntamente pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), ...

Como saber se a pessoa tem um imóvel em seu nome?

É possivel realizar uma Consulta / Pesquisa de bens imóveis pelo nome e CPF/CNPJ? Para efetuar a pesquisa o usuário deverá selecionar o Estado e informar o CPF ou CNPJ a ser pesquisado. A pesquisa será realizada em todos os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado selecionado.

Qual o documento que comprova a Propriedade de um imóvel?

A matrícula contendo o registro da escritura é o documento que comprova quem é o proprietário do imóvel. Se não há esse registro, quer dizer que o comprador pagou, mas não é realmente dono.

Qual é a finalidade da certidão?

A Certidão é o documento que fornece informações constantes do acervo do Cartório. As informações prestadas pelas certidões devem refletir diretamente os dados contidos nas fichas, livros e documentos registrados, averbados ou arquivados na Serventia.

Onde tirar certidão negativa para venda de imóvel?

Essas certidões podem ser obtidas por meio de um despachante ou pessoalmente nos cartórios de Registro de Imóveis, Protesto e Registro Civil. Também é possível solicitar algumas delas online, como a certidão de dados cadastrais do imóvel – o chamado IPTU -, por exemplo.

Como tirar Certidão Negativa de imóvel gratuita?

Algumas situações podem te ajudar a obter uma certidão gratuita, confira abaixo como conseguir sua certidão gratuita: Solicitação pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios: que dispõe a chamado Certidão de Nada Consta, no qual facilita a emissão para cidadãos a esse documento.

Quem paga as certidões negativas na venda de imóvel?

O pagamento do DUT que comunica a venda deve ser feito pelo vendedor. Já as demais taxas de transferências são pagas pelo comprador.

Quem paga as certidões negativas na venda de um imóvel?

Assim não poderia deixar de ser, uma vez que o imóvel estará sendo incorporado ao patrimônio do comprador, de modo que todas as despesas desde a compra e venda (que ocorrem naturalmente após as certidões) devem pertencerão comprador.

Quais são as certidões negativas do imóvel?

Isso não significa que outras certidões não possam ser solicitadas, afinal de contas, algumas compras imobiliárias podem ser mais complexas do que outras.
  1. Certidão Negativa de Ações Trabalhistas. ...
  2. Certidão Negativa da Justiça Federal. ...
  3. Certidão negativa das Ações da Fazenda Municipal.

O que significa certidão positiva com efeito de negativa de imóvel?

DESCRIÇÃO: Acaso a dívida esteja com a exigibilidade suspensa será gerada uma certidão positiva com efeito de negativa, que tem o mesmo valor que uma certidão negativa de débitos, ou seja, é um documento que serve para comprovar a regularidade do contribuinte.

Como obter a matrícula de um imóvel?

A matrícula do imóvel pode ser obtida no Cartório de Registro de Imóveis da cidade em que foi registrado o imóvel ou pela internet. Em qualquer caso, é preciso saber o número da matrícula e a qual cartório se dirigir. Além disso, em casos de financiamento, a matrícula do imóvel tem um papel fundamental.

Qual o prazo de validade de uma certidão de imóvel?

A certidão tem prazo de validade de 30 (trinta) dias, contados da data de emissão que constar no carimbo do cartório. Este prazo está previsto no decreto 93.240/86, que regulamenta a Lei Federal 7.433/85.

Quais são os tipos de certidões de imóveis?

Tipos de certidão
  • Busca em livros ou arquivos. ...
  • Certidão de propriedade ou certidão atualizada do imóvel (Inteiro Teor) ...
  • Certidão de Registro Auxiliar – Inteiro Teor. ...
  • Certidão Quinzenária ou Vintenária. ...
  • Certidão Reprográfica. ...
  • Certidões de Ônus e Ações Reipersecutórias. ...
  • Negativa. ...
  • Pedido de Informação Verbal.

Qual a diferença da Certidão de Inteiro Teor e a escritura do imóvel?

Certidão de Inteiro Teor de Imóvel e Escritura são o mesmo documento? Não, a escritura do imóvel é um documento que formaliza a transação de compra e venda, enquanto a certidão de inteiro teor é um documento que detalha todo o histórico do imóvel.

Qual documento mais importante de um imóvel?

Marcelo Tapai, advogado especialista em direito imobiliário: A matrícula de um imóvel é o documento mais importante que existe para sua casa. É considerado o RG do imóvel e tudo que se refere àquele bem está anotado na matrícula.

Qual o documento mais importante de um imóvel?

Registro Geral de Imóveis

Assim como cada pessoa tem a sua identidade e o seu CPF, o imóvel, para existir legalmente, e de forma regular e jurídica, também tem sua matrícula junto ao Registro de Imóveis.

O que comprova que a casa é minha?

O documento de compra e venda de um imóvel mais importante é o comprovante de identidade, que pode ser o RG ou a CNH. Com esses documentos, é possível identificar quem está comprando o imóvel e assim garantir a segurança da transação.

Como puxar escritura de imóvel pelo CPF?

Pesquisa de bens pelo CPF: Como fazer? O processo de pesquisa de bens pelo CPF é realizado através do cartório e deve ser feito pelo número de CPF ou CNPJ. O cartório com seus registros armazenados, é notificado com uma solicitação sua para iniciar esse processo de procura de bens e imóveis em seus arquivos.

Como puxar escritura de imóvel?

A escritura em si pode ser consultada de forma pública por qualquer interessado em um Cartório de Registro de Imóveis.

Como descobrir quem é o proprietário de um imóvel?

Para descobrir quem é o dono do imóvel basta verificar o registro imobiliário pela sua matrícula, transcrição ou inscrição, que fica arquivado no Cartório de Registro de Imóveis da cidade ou comarca onde o imóvel está localizado.

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