Para que serve a cementação?

Perguntado por: Erica Nicole Cunha  |  Última atualização: 15. Januar 2025
Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)

A cementação tem como utilidade enriquecer a superfície da peça com carbono, e isso é realizado inserindo uma peça em um meio rico em carbono para que ocorra a difusão de carbono para superfície do material (CHIAVERINI, 1988).

Quais as vantagens da cementação?

Quais são os principais benefícios da cementação? A cementação oferece vários benefícios, como aumento da dureza superficial, melhoria da resistência ao desgaste e à fadiga, aumento da vida útil das peças e melhoria da resistência à corrosão.

Onde se aplica a cementação?

Cementação: Aplicado a peças que precisam apresentar dureza superficial em metais de camadas espessas, resistência à fadiga e que serão submetidas a cargas de impacto elevadas, como as turbinas eólicas e de bombas.

Quais são os tipos de cementação?

Existem três tipos de cementação comumente usados:
  • Cementação a gás. ...
  • Cementação líquida (ou cianeto) ...
  • Cementação sólida (compacta) ...
  • Exterior Muito Duro. ...
  • Interior macio. ...
  • Relativamente barato. ...
  • Aço 1020. ...
  • Aço 8620.

Como é feita a cementação?

Para a realização do processo de cementação, a peça é envolvida em um meio rico em carbono, sendo aquecida durante determinado período de tempo, a uma temperatura específica. Essa temperatura faz com que os átomos de carbono sejam transferidos para a superfície da peça, o que melhora suas propriedades.

O QUE É DESCARBONETAÇÃO E CEMENTAÇÃO

34 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre têmpera e cementação?

A Cementação enriquece a superfície com carbono, a Têmpera aumenta a dureza e a resistência em toda a estrutura, e o Revenimento equilibra a dureza com a tenacidade e a ductilidade do material.

Qual a temperatura de cementação?

A temperatura de cementação está geralmente entre 850 e 950°C em que a solução do carbono no ferro é mais fácil, já que o ferro se encontra na forma alotrópica gama.

O que é cementação líquida?

Cementação Líquida

Neste processo as peças são submetidas a um banho de sal fundido, o qual proporciona o enriquecimento de carbono à superfície do aço. Estes sais em geral são mistura de cloreto de bário, cloreto de potássio e cloreto de sódio aos quais adiciona-se cianeto de sódio.

Qual a diferença entre cementação e nitretação?

A cementação e a nitretação são processos de tratamento térmico que melhoram as propriedades dos materiais metálicos, mas diferem em sua abordagem. Enquanto a nitretação introduz nitrogênio na superfície do material, formando nitretos, a cementação envolve a introdução de carbono, formando carbonetos.

Qual é o tipo mais comum de aço usado na cementação?

Aço 1020. O SAE 1020 é um dos aços carbonos mais comum e é principalmente usado para cementação.

Por que os aços são Cementados?

Esse processo de cementação de aço faz com que a peça tenha significativo aumento na dureza e na sua resistência ao desgaste.

Qual aço pode ser Cementado?

Os aços de baixo teor em liga mais comumente empregados em cementação correspondem às séries SAE 3100, 4100, 4600 e 6100 e às NE («National Emergengy»)*, 8000, 8600, 8700 e 9400.

Como saber se o material é 1020 ou 1045?

Comumente associado erroneamente com o aço 1045, suas principais diferenças entre si são o seu percentual de carbono, enquanto o aço 1020 contem somente 0,2% de carbono, o aço 1045 contém 0,45%. O aço 1020 também não permite tratamento do aço como beneficiamento e têmpera.

O que é a Boretação?

A boretação é um processo termoquímico de difusão para endurecimento superficial, este tratamento é muito importante dentro da indústria, e tem por sua ideia difundir boro na superfície do material formando boreto de ferro. Está pode ser feita através de meios líquidos, sólidos ou gasosos.

Para que serve a nitretação?

O objetivo da nitretação é realizar a formação de nitretos em uma camada do material, onde esta será muito resistente e dura, mas não ocorre a transformação de fase.

O que é temperar e revenir?

O processo consiste em aquecer o material até sua temperatura de austenitização, seguido de um resfriamento rápido em banho de sal fundido até uma faixa de formação da bainita. É necessário permanência nessa temperatura até completa transformação. Utiliza-se para peça que necessitam de alta tenacidade (efeito mola).

Como aumentar a dureza de um metal?

Cementação. A cementação é um tratamento térmico usado para aumentar a dureza da camada superficial de um material. Envolve a introdução de carbono na superfície do material e posterior aquecimento a uma temperatura elevada. O resfriamento rápido, como na têmpera, é então aplicado para endurecer a camada de superfície.

Como aumentar a dureza do ferro?

A têmpera é o tratamento térmico que busca elevar a dureza do aço. Este processo consiste no aquecimento da peça até a temperatura não magnética e resfriamento brusco em algum meio refrigerante como água ou óleo.

Como amolecer o aço?

Têmpera e Revenimento

Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 900ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo, jatos de ar, salmoura, banho de sais, outros.

Quais as vantagens e desvantagens da cementação em relação a nitretação?

O processo de cementação, ao mesmo tempo em que apresenta a maior profundidade endurecida e a maior dureza superficial, apresenta também a maior deformação e o maior custo. O processo de nitretação líquida, por outro lado, apresenta o menor custo e a menor deformação, porém a menor profundidade endurecida.

O que é a cementação sólida?

A cementação sólida é um tratamento termoquímico empregado em ligas ferrosas e tem como principal objetivo promover o endurecimento superficial dos aços.

O que é cementação gasosa?

A cementação gasosa é um tratamento termoquímico que tem como objetivo adicionar carbono na superfície de um aço carbono ou aço baixa liga por via gasosa. Gases como o propano, o butano, o gás natural e até o álcool etílico são as fontes carburantes do processo.

Qual a profundidade da cementação?

Tratamentos termoquímicos: cementação atmosférica

Uma vez concluído este trabalho, o metal é mais duro na superfície do que no núcleo. A profundidade de penetração situa-se geralmente entre 0,5 e 1 milímetro.

O que significa revenimento?

O que é revenimento? O revenimento é um processo de tratamento térmico realizado após a têmpera, no qual o material é aquecido a uma temperatura específica e depois resfriado lentamente. Esse processo visa reduzir a dureza excessiva e eliminar tensões internas causadas pela têmpera.

Qual é a diferença entre o aço 1020 e 1045?

A classificação se baseia na composição química do aço, sendo os dois primeiros algarismos, a classe do aço (1020) e os dois últimos (1045), o teor médio de carbono, que pode variar entre 0,05% e 0,95% de carbono.

Artigo anterior
Pode tomar diazepam depois da janta?
Artigo seguinte
Como testar a senha do certificado digital A1?