O que foi o naturalismo?

Perguntado por: Mafalda Alves  |  Última atualização: 5. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (1 avaliações)

O naturalismo é um movimento artístico e literário conhecido por ser a radicalização do realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.

Como foi o naturalismo?

Naturalismo foi um estilo de época de finais do século XIX. Seu surgimento está associado à publicação, em 1859, do livro A origem das espécies, de Charles Darwin (1809-1882), que revolucionou o pensamento científico na segunda metade desse século. O estilo possuiu características como o determinismo e a zoomorfização.

O que é naturalismo e suas características?

O Naturalismo é um estilo de época surgido na segunda metade do século XIX, na Europa. Suas principais características são o determinismo e a zoomorfização, elementos que o diferenciam do Realismo. Porém, ambos os estilos apresentam linguagem objetiva, crítica social e falta de idealizações.

O que defende o naturalismo?

O naturalismo foi uma corrente literária que prezava pela representação objetiva da realidade, utilizando uma abordagem biológica, científica e patológica das personagens.

O que marcou o naturalismo no Brasil?

O naturalismo no Brasil surgiu em 1881, quando o escritor Aluísio Azevedo publicou seu romance O mulato. Além dessa obra, o autor escreveu O cortiço, seu livro naturalista mais famoso e que apresenta as principais características do estilo, ou seja, o determinismo e a zoomorfização.

5 minutos sobre: Naturalismo

39 questões relacionadas encontradas

Qual foi a importância do Naturalismo?

O Naturalismo, influenciado pelas leis científicas, se firmou ao tratar o homem como um objeto a ser cientificamente estudado, se desfazendo de qualquer resquício da literatura romântica. Nos textos a realidade é retratada de forma verdadeira, sem efeitos.

Qual é o contexto histórico do naturalismo?

Contexto histórico do naturalismo no Brasil

Quando o cientista britânico Charles Darwin (1809-1882) publicou o livro A origem das espécies, em 1859, o ser humano passou a ser visto como resultado de um processo natural de evolução, e não mais como uma criação divina.

O que o naturalismo acredita sobre o ser humano?

Para os naturalistas, os seres humanos são dotados de razão, mas mesmo assim não conseguem resistir às leis da natureza. Portanto, os personagens desses romances sempre cediam aos desejos sexuais em detrimento de qualquer pensamento intelectual ou racional.

Por que o nome naturalismo?

A expressão surgiu na Europa e foi utilizada inicialmente pelo escritor francês Émile Zola. Ao expor o marco inicial da nova escola literária para o mundo, Zola disse “O Naturalismo, nas letras, é igualmente o retorno à natureza e ao homem, a observação direta, a anatomia exata, a aceitação da pintura do que existe.”.

Quando foi o fim do Naturalismo?

O Naturalismo ou Realismo iniciou-se na segunda metade do século XIX e se estendeu até o início do século XX, na França.

Qual é a diferença entre naturalismo e realismo?

O Realismo procura descrever a sociedade de forma realista, para construir personagens que são fruto do seu meio. O Naturalismo procura descrever os seres humanos de forma realista, incluindo o aspecto sexual como um fator biológico determinante na formação do caráter.

Como a teoria do naturalismo defende a origem da sociedade?

2 TEORIA NATURALISTA

Segundo alguns pensadores modernos – entre eles Ranelletti – viver em sociedade é algo natural e inerente ao ser-humano, está em sua essência, pois temos a necessidade da associação, visando à sobrevivência, o bem-estar e as facilidades da vida em grupo.

O que significa uma representação ser naturalista?

O Naturalismo é um estilo realista que envolve a representação da natureza (incluindo as pessoas) com a menor distorção ou interpretação possível. Há uma visão quase fotográfica nas melhores pinturas naturalistas: uma qualidade que requer o máximo de detalhes visuais.

Quando teve início o naturalismo no Brasil?

O Naturalismo no Brasil teve início em 1881. As principais características desse estilo são o determinismo e a zoomorfização. Aluísio Azevedo é seu principal representante. O Naturalismo no Brasil é um estilo de época que foi iniciado no ano de 1881, quando Aluísio Azevedo publicou seu romance O mulato.

Qual foi o primeiro grande romance naturalista brasileiro?

Seu destaque no meio literário deu-se em 1881 com a publicação do polêmico romance O mulato, considerado o primeiro romance naturalista da literatura brasileira.

Quais foram os principais autores do Naturalismo?

Principais escritores do Naturalismo
  • Gustave Flaubet (1821-1880): foi um escritor francês e prosador, que marcou o início da literatura francesa com a obra “Madame Bovary”. ...
  • Émile Zola (1840-1902): foi um escritor francês, criador e representante principal da literatura naturalista.

Quais foram os principais autores do Realismo e Naturalismo?

Os autores brasileiros realistas e também naturalistas são:
  • Aluísio Azevedo (1857-1913);
  • Raul Pompeia (1863-1895);
  • Adolfo Caminha (1867-1897);
  • Júlio Ribeiro (1845-1890);
  • Júlia Lopes de Almeida (1862-1934).

O que o Naturalismo valoriza?

Fortemente ligado ao pensamento científico da época e influenciado por Darwin, o Naturalismo procurava estudar o indivíduo enquanto produto da sua hereditariedade (herança genética) e também do meio onde cresceu. O movimento se manifestou através de várias expressões artísticas como a literatura, a pintura e o teatro.

O que há de comum entre Realismo e naturalismo?

b) Em comum, Realismo e Naturalismo apresentam os seguintes aspectos: combate ao Romantismo, o resgate do objetivismo na literatura e o gosto pelas descrições.

Artigo anterior
O que estuda a meteorologia?
Artigo seguinte
Qual é a célula produtora de anticorpos?