Para que molhar o concreto?

Perguntado por: César Faria  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (9 avaliações)

É necessário molhar a laje!
Isso está relacionado com a cura do concreto. O concreto não adquire a resistência requerida imediatamente após a sua solidificação, o processo de endurecimento ocorre ao longo de vários dias enquanto ocorre uma reação química entre o cimento e a água, chamada de hidratação.

Quanto tempo devo molhar o concreto?

É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.

O que acontece se chover no concreto?

A chuva também pode afetar a resistência interna do concreto. Se houver chuva forte constante por alguns dias, o excesso de água no concreto pode retardar o processo de cura. Isso pode afetar as ligações internas entre as partículas de concreto e tornar a mistura mais fraca do que o pretendido.

Porque molhar o piso?

Se estiver com pouca água a reação vai liberar muito calor e terá retração rápida, surgindo fissuras ou trincas. Por isso, que as superfícies concretadas devem ser mantidas imersas em água, úmidas, molhadas.

Porque o concreto não seca?

“Quando temos uma temperatura quente, o concreto perde sua plasticidade e trabalhabilidade por causa da evaporação mais rápida da água contida na mistura”, explica o engenheiro e consultor Flávio Renato Pereira Capuruço, da Beton Engenharia. Ele conta que em climas mais frios, ocorre justamente o contrário.

Precisa mesmo molhar a laje? A cura do concreto!

25 questões relacionadas encontradas

Quantas horas seca o concreto?

R: A secagem do concreto dependerá dos aditivos que a concreteira utilizou na formulação do seu concreto; o normal é ter uma secagem inicial de aproximadamente 12 horas, mas pode ter variações...

O que fazer para o cimento secar mais rápido?

Cubra o concreto com uma lona de plástico para evitar a evaporação. Assim como as pessoas se enrolam em plástico em um spa, a cobertura vai gerar umidade que hidratará continuamente a superfície do concreto.

Quantas vezes devo molhar o contrapiso?

Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície. Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.

Quantos dias devo jogar água na laje?

É importante hidratar a laje (ou "curar a laje", como se diz em obra) por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo.

É possível concretar com chuva?

O fato de não poder se concretar laje com chuva, também se aplica em não poder concretar pisos industriais, e qualquer estrutura que fique exposta em períodos chuvosos.

Pode fazer concretagem com chuva?

Chuvas costumam castigar o material na fase da concretagem, acarretando na perda de sua resistência e comprometendo toda obra. ... Dependendo da intensidade da chuva — e se não houver boa proteção e cobertura —, é recomendado que o serviço seja adiado.

Pode bater a laje chovendo?

BATER LAJE COM CHUVA NÃO É BOM, E SIM ÓTIMO! ... Já na hora de "Bater" a laje, encher ela, é recomendável estar de garoa a até uma chuva moderada, assim já dando início ao processo de cura. Só não é recomendável chuva forte ou temporal, devido a esta condições levar parte do cimento embora.

Quantas vezes molhar o concreto?

Como a superfície deve estar sempre imersa na água, no geral, para uma boa cura, o concreto geralmente deve ser molhado ao menos três vezes por dia, uma vez em cada período.

Quando molhar a laje?

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.

Quantos dias posso tirar o escoramento da laje?

Em geral, 14 dias é o tempo mínimo definido para remover as escoras, mas tudo dependerá do que o responsável técnico pela obra definir.

Precisa molhar contrapiso?

Mestras são faixas de argamassa que servem de guia para o assentamento nivelado do contrapiso. Polvilhe cimento sobre a área onde será feita a mestra, em seguida, borrife um pouco de água para que se forme uma nata, esse procedimento é necessário para evitar que a argamassa se solte do piso.

Pode jogar água no contrapiso?

O primeiro passo é preparar a argamassa manual ou mecanicamente. Misture o cimento e a areia (de preferência média e peneirada para eliminar impurezas) até alcançar uma consistência uniforme. Acrescente água aos poucos para obter uma massa mais ou menos úmida.

Quanto tempo demora a secagem do contrapiso?

A Planiprep facilita e agiliza a instalação do revestimento por contar com uma secagem ultra rápida que varia de 30 a 60 minutos entre demãos e 60 minutos para instalar o piso. Por isso, é possível fazer a regularização do contrapiso e instalar o piso laminado ou piso vinílico no mesmo dia.

Para que serve colocar açúcar na massa de cimento?

"A adição de uma pequena quantidade de açúcar à massa impedirá a total hidratação ou formação de cristais de cimento. A argamassa resultante terá melhor módulo de deformação e maior capacidade de absorver deformações de origens térmicas, como no caso das churrasqueiras, lareiras e fornos", diz.

Qual o tempo para desenformar concreto?

Geralmente, após três dias de cura do concreto já é possível realizar a desforma. E para tal, é importante seguir o procedimento correto para não comprometer nem a estrutura e nem os materiais usados.

Quantas vezes é preciso molhar a laje?

Após finalizar uma concretagem, regularmente é realizada a molhagem da superfície concretada durante alguns dias. A frequência com que essa atividade deve ser desempenhada depende do clima da região, geralmente é necessário apenas uma ou duas vezes ao dia durante uma semana.

Tem problema molhar o isopor da laje?

A aplicação do revestimento é a última etapa e deve ser feita apenas após a colocação do telhado ou da impermeabilização da laje, já que a água da chuva pode danificar o revestimento.

Pode fazer obra com chuva?

A chuva pode estragar o material de construção e danificar demais equipamentos e ferramentas, insumos (cimento, concreto, tijolos, areia, entre outros) presentes no canteiro à céu aberto.

Como proteger o concreto da chuva?

Estique a folha ou a serrapilheira de polietileno sobre toda a área de concreto molhado, fazendo-a estender-se entre 15 cm e 30 cm além das bordas, de modo a evitar que respingos de chuva entrem em contato com ele. Certifique-se de que nenhuma parte do concreto encontre-se exposta.

Como concretar laje com chuva?

Já na hora de " Bater" a laje, encher ela, é recomendavel estar de garoa a até uma chuva moderada, assim ja dando inicio ao processo de cura. Só não é recomendavel estar caindo chuva forte ou temporal, devido a esta condiçôes levar parte do cimento embora.

Artigo anterior
Qual o tipo de defesa mais usado no Voleibol?
Artigo seguinte
Quanto custa atravessar para Ilha Grande?