Para que é indicado a dipirona?

Perguntado por: Duarte Tomás Esteves Garcia  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (61 avaliações)

A dipirona é utilizada para alívio da dor, como outros analgésicos. Porém, como sua efetividade pode superar outros medicamentos, sem mencionar que também possui ação antitérmica, ela costuma ser indicada com mais frequência.

Para quem é indicada dipirona?

A dipirona é um anti-inflamatório não-esteroidal com ação analgésica e antitérmica. Ela é indicada para agir contra febre, dor de cabeça, dor muscular e cólicas. Essa droga integra o grupo dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs).

O que o dipirona faz no corpo?

A dipirona é um medicamento com ações analgésicas e antitérmicas e cuja atuação tem início cerca de 30 minutos após a administração oral. Essa substância atinge o seu pico na concentração sanguínea 2 horas após a ingestão e é metabolizada pelo fígado e expelida pelo trato urinário.

O que é melhor paracetamol ou dipirona?

Ambas as medicações são analgésicas. Se não há contraindicação para o uso de uma ou outra, a dipirona mostrou-se, em alguns estudos, mais eficiente para dor que o paracetamol. Porem, é muito importante levar em conta o risco de alergias e as doenças do paciente, por exemplo, doença dos rins ou fígado.

Quando se deve tomar dipirona?

Em geral, o recomendável é só repetir a dose do antitérmico depois de 4 a 6 horas da ingestão anterior do remédio. Algumas drogas, como a dipirona, pedem intervalos maiores: você pode repetir a dose de oito em oito horas, salvo outra sugestão do médico.

Dipirona (Novalgina, Anador): Para que serve e efeitos colaterais

20 questões relacionadas encontradas

É verdade que dipirona abaixa a pressão?

O efeito da dipirona na pressão arterial

No caso da dipirona, a reação adversa mais observada é a queda de pressão quando administrada por via intravenosa4. Apesar disso, esses casos representam a minoria dos resultados em pesquisas.

Quantos dipirona tomar para morrer?

Dipirona, citrato de orfenadrina e cafeína

A ingestão de 2 a 3 gramas dessa substância pode levar à morte. Os efeitos colaterais vão de boca seca e alterações nos batimentos do coração até alucinações, tremor, agitação e, em doses altas, delírio e coma.

Pode dar dipirona e paracetamol juntos?

Sim, podem ser intercalados, desde que da forma correta, que vou explicar aqui abaixo. Para repetir um mesmo antitérmico (dipirona, por exemplo), deve-se esperar um intervalo de 6 horas.

Faz mal tomar paracetamol e dipirona?

Quanto tempo após tomar paracetamol posso tomar dipirona? Em teoria, pode ser feita a alternância entre as drogas a fim de evitar acúmulo de efeitos colaterais. A posologia é de 06 em 06 horas entre as tomadas.

Por que dipirona é tão ruim?

Além disso, a dipirona pode causar agranulocitose, doença caracterizada por uma grande redução no sangue do número de glóbulos brancos (células responsáveis pelo combate a infecções bacterianas) e que pode ser fatal.

O que acontece se tomar dipirona todos os dias?

Utilização diária desse tipo de remédio pode provocar problemas renais e até acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e disfarçar sintomas de doenças mais graves.

Quando a dipirona começa a fazer efeito?

A dipirona também começa a fazer efeito em média 30 minutos após a administração oral, atingindo a maior concentração plasmática em 2 horas. Além disso, o efeito no manejo da dor dura entre 4 a 6 horas, sendo posteriormente expelida pela urina.

Como a dipirona sabe onde está doendo?

Quando ingerimos um medicamento para dor, ele segue pelo nosso sistema digestório, sendo absorvido, principalmente, no intestino. Os componentes desse medicamento seguem então para a corrente sanguínea, onde terão acesso a diferentes partes do nosso corpo, incluindo a região na qual estamos sentindo dor.

Pode tomar dipirona para dor muscular?

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

Quem tem pressão alta pode tomar dipirona para dor de cabeça?

Não faz mal tomar a dipirona quando a pressão está alta. Na verdade a dipirona em si não baixa a pressão, o que ocorre muitas vezes é que o paciente está com dor e a dor eleva a pressão. Quando tomamos a dipirona, melhora a dor e consequentemente a pressão diminui.

Pode tomar dipirona para dor de garganta?

Por ser um analgésico, a dipirona alivia dores de nível moderado ou intenso, então alguns médicos podem receitá-la para auxiliar contra a dor de garganta. Contudo, isso não é comum, tendo em vista que as dores de garganta possuem uma origem viral ou bacteriana.

Quais remédios não podem tomar juntos?

Combinações Perigosas: veja os remédios que não devem ser misturados
  1. 1 – Anti-inflamatórios e Aspirina (Ácido Acetilsalicílico) ...
  2. 2 – Anti-inflamatórios e Paracetamol. ...
  3. 3 – Anti-inflamatórios e Corticoides. ...
  4. 4 – Paracetamol e Álcool. ...
  5. 5 – Metronidazol e Álcool. ...
  6. 6 – Anticoncepcional e Cigarro. ...
  7. 7 – Anticoncepcional e Antibióticos.

Quais remédios não pode misturar?

Listamos agora algumas das principais combinações perigosas, que podem ser entre dois medicamentos ou entre um medicamento e outra substância (alimento, bebida).
  1. Antibiótico e Anticoncepcional. ...
  2. Insulina e Álcool. ...
  3. Anti-inflamatórios e Paracetamol. ...
  4. Broncodilatadores e Cafeína. ...
  5. Antiácido e Antibiótico.

Quais combinaçoes de remédios fatais?

A seguir listamos cinco interações medicamentosas que podem levar à morte.
  1. Varfarina x antidepressivos. ...
  2. Paracetamol x bebidas alcoólicas. ...
  3. Fluconazol x carbamazepina. ...
  4. Amiodarona x sinvastatina. ...
  5. Amoxicilina x venlafaxina.

Qual remédio intercalar com paracetamol?

O ideal é que se faça pelo menos 4 horas de intervalo entre cada medicamento, isto é, caso se tome paracetamol, só se deve tomar o ibuprofeno após 4 horas, intercalando sempre os dois remédios.

Qual remédio intercalar com dipirona?

Sim, pode sim, intercalar ibuprofeno com dipirona a cada 3-4h se febre persistir, caso ela tenha mais de 6 meses e não tenha alergias.

Quais remédios posso intercalar para febre?

Os profissionais de saúde frequentemente recomendam combinar paracetamol mais ibuprofeno ou então alternar esses dois medicamentos para o tratamento de crianças com febre.

Quanto de dipirona e letal?

Toxicidade aguda: As doses mínimas letais de dipirona em camundongos e ratos são: aproximadamente 4000 mg/kg de peso corporal por via oral, aproximadamente 2300 mg de dipirona por kg de peso corporal ou 400 mg de MAA por kg de peso corporal por via intravenosa.

Pode tomar 3 Dipironas de uma vez?

A forma de uso varia com a dose do comprimido e inclui: Dipirona 500 mg: 1 a 2 comprimidos, até 4 vezes ao dia, ou seja, a cada 6 horas; Dipirona 1 g: meio a 1 comprimido, até 4 vezes ao dia, ou seja, a cada 6 horas.

Porque a dipirona abaixa a pressão?

Quando estamos com dor (ou "muito nervosismo"), nosso corpo libera hormônios que podem aumentar a pressão arterial, então, naquele momento de dor, ela pode estar elevada. A dipirona trata a dor em si, e não a elevação da pressão. Dipirona não é um remédio usado para "baixar a pressão".

Artigo anterior
Qual caderno é bom para desenhar?
Artigo seguinte
Qual o objetivo de se definir estratégias?