Onde vive um molusco?

Perguntado por: Nicole Patrícia Cardoso Nogueira  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (12 avaliações)

Os moluscos podem ser encontrados por todo o mundo. A maioria vive no mar, mas alguns vivem em água doce. Alguns gostam das águas rasas do litoral. Outros preferem águas profundas.

Qual a origem do molusco?

Os moluscos possuem uma grande quantidade de registro fóssil. O registro fóssil excelente desse filo é de cerca de 500 milhões de anos atrás e sugere que a origem do filo Mollusca ocorreu no período Pré-cambriano.

Como os moluscos impactam os humanos?

Há também aqueles que representam perigo à saúde humana, pois estão relacionados com o ciclo de algumas doenças. É o caso, por exemplo, dos caramujos hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni, platelminto causador da esquistossomose, uma importante doença parasitária.

O que é um animal molusco?

Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam como característica marcante o corpo mole. Em muitos representantes, esse corpo pode estar protegido por uma concha, como é o caso do caramujo e do caracol.

O que causa molusco na pele?

As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.

UM MOLUSCO, QUE VIVE NO LITORAL OESTE DOS EUA, PODE (...) | METABOLISMO ENERGÉTICO OU BIOENERGÉTICA

45 questões relacionadas encontradas

O que são moluscos e dê exemplos?

Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos.

Qual é a importância dos moluscos para o homem?

A importância dos moluscos

A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.

Como que os moluscos respiram?

Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. A cabeça apresenta olhos e tentáculos sensoriais.

O que o molusco se alimenta?

Os moluscos terrestres, em sua maioria, se alimentam de pequenas plantas, como gramíneas, ou de partes, como folhas e flores, de plantas de maior porte. Na boca da maioria dos moluscos não filtradores existe uma estrutura chamada rádula. ... Da boca o alimento segue pelo esôfago até atingir o estômago.

Como o molusco se reproduz?

A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). ... Na cópula, dois indivíduos de sexos distintos se aproximam e encostam seus poros genitais, fecundando-se reciprocamente.

Qual é o animal invertebrado?

Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.

Qual é o maior molusco do mundo?

As ostras-gigantes (nome científico: Tridacna gigas) são os maiores moluscos bivalves existentes do mundo, podendo chegar a ter 1,2 metro de comprimento e pesar mais de 200 quilogramas.

Qual grupo de moluscos?

Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.

Qual é a classificação dos moluscos?

As sete classes de moluscos são: Monoplacophora, Polyplacophora, Aplacophora, Gastropoda, Bivalvia, Scaphopoda e Cephalopoda.

Quais os três grupos de moluscos?

De uma maneira geral, os moluscos são classificados em sete classes, entretanto, por questões didáticas, costumamos estudar apenas três grupos: os gastrópodes, bivalves e cefalópodes.

Como os moluscos respiram debaixo d'água?

É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água. Esse tipo de respiração acontece na maioria dos animais aquáticos, como é o caso dos crustáceos, alguns moluscos e peixes.

Qual é o tipo de respiração dos insetos?

Em vez de pulmões, os insetos – o mais numeroso e variado grupo de animais – possuem um sistema de tubos internos chamados traquéia, por meio dos quais o oxigênio entra e sai.

Como são chamadas as brânquias dos moluscos?

A rádula é geralmente empregada na alimentação desse grupo de moluscos, sendo usada, por exemplo, para raspar algas nas pedras e até mesmo perfurar conchas de outros moluscos.

Qual a importância econômica dos moluscos e dos anelídeos?

As minhocas da classe dos oligoquetas são de grande importância ecológica, principalmente por ser detritívora, ou seja, se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica. ...

Quais os gastrópodes de maior interesse para o homem?

Dentre as espécies de gastrópodes comestíveis está o famoso Helix pomatia – conhecido como escargot. Outras espécies podem servir de hospedeiros intermediários de parasitas humanos, como os caramujos do gênero Biomphalaria.

Qual a principal característica de um molusco?

Características físicas

Os moluscos são invertebrados, ou seja, não possuem espinha dorsal. Eles têm um corpo mole que contém o coração, o fígado, o sistema digestório e outros órgãos importantes. A maioria dos moluscos tem uma estrutura chamada rádula. ... Alguns moluscos, como polvos e lulas, não possuem concha.

Quais são os moluscos comestíveis?

Os mais conhecidos são:
  • Ostras;
  • Mariscos;
  • Caramujos;
  • Lesmas;
  • Caracóis;
  • Lulas (concha interna);
  • Polvos (não possui concha).

O que fazer para acabar com molusco contagioso?

Como é feito o tratamento
  1. Pomadas: com ácido tricloroacético, combinação de ácido salicílico e ácido lático ou hidróxido de potássio;
  2. Crioterapia: aplicação de frio sobre as bolhas, congelando-as e removendo-as;
  3. Curetagem: o médico retira as bolhas com um utensílio semelhante a um bisturi;

Como acabar com molusco naturalmente?

Vinagre de cidra de maçã

É conhecido por combater as bactérias e acabar naturalmente com os moluscos. Deve ser aplicado antes de dormir em toda a área afetada com um algodão e depois um curativo em cada bolha deve ser colocado.

Artigo anterior
Qual a maior cidade em território de Santa Catarina?
Artigo seguinte
São os três tipos de franquias?