Onde se aplica a norma NBR 14039?

Perguntado por: Micael Fernando de Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)

1.2 Esta Norma aplica-se a partir de instalações alimentadas pelo concessionário, o que corresponde ao ponto de entrega definido através da legislação vigente emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esta Norma também se aplica a instalações alimentadas por fonte própria de energia em média tensão.

Onde se aplica a norma 5410?

A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil. ... Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, predios, comercial, industrial, agropecuário e etc.

Onde não se aplica a NBR 5410?

Esta Norma aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, cujo circuitos elétricos são alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada, e possuem frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1500 V em corrente contínua (NBR 5410, 2004).

Qual o requisito de proteção citado na NBR 14039 para subestações unitárias com capacidade instalada maior que 300 kVA?

Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

Qual as principais normas técnicas são utilizadas para o projeto e construção de uma linha e transmissão?

A norma ABNT NBR 5422:1985 fixa as condições básicas para o projeto das linhas aéreas de transmissão de energia elétrica com tensão máxima, valor eficaz fase-fase acima de 38 kV e não superior a 800 kV, de modo a garantir os níveis mínimos de segurança.

NBR 14039 - Parte 1

22 questões relacionadas encontradas

Quais os principais itens da norma NBR 14039?

A NBR 14039 abrange as instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica. Esta norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kv a 36,2 kv, à frequência industrial, de modo a manter a segurança e continuidade do serviço.

Quais são os principais componentes de uma linha de transmissão?

Seus componentes principais são as torres, os isoladores e as subestações. Nos complexos eólicos, as linhas de transmissão permitem o escoamento da energia elétrica gerada pelos aerogeradores até uma subestação do Sistema Interligado Nacional – SIN. Essa tecnologia é projetada em diversos níveis de tensão.

O que estabelece a NBR 14039?

Esta Norma, que estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.

O que é o aterramento de proteção?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

O que é considerado baixa média e alta tensão?

O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).

É incorreto afirmar que a NBR 5410?

A partir da Tabela 35 da NBR 5410, é INCORRETO afirmar: [A] Um condutor isolado com EPR deve ser capaz de suportar temperatura de até 130º C em uma situação de sobrecarga. [B] Um condutor isolado com XLPE deve ser capaz de suportar temperatura de até 90º C em trabalho contínuo.

Qual a proibição quanto as tomadas definida na NBR 5410?

Esse fator, aliado à execução correta do projeto, contribui para o funcionamento seguro e adequado de todos os componentes da instalação. A utilização desses condutores elétricos em instalações fixas está proibida desde a última revisão da norma da ABNT NBR 5410, que está em vigor desde 2004.

Quais as restrições quanto ao uso de eletrodutos metálicos?

Os eletrodutos de aço devem ser protegidos contra os efeitos da corrosão, essa proteção pode ser: cobertura por esmalte a quente; galvanização ou banho de zinco a quente; capa externa plástica ou asfáltica; ou proteção de tinta epóxica.

Onde se aplica a NBR 5410 quanto ao nível de tensão?

A NBR 5410 é uma norma de segurança determinada pela ABNT que tem como objetivo orientar as instalações elétricas de baixa tensão (até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua). Ela funciona como uma guia para profissionais de elétrica e é usada em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.

Qual a utilidade da NBR 5410 e da NR 10?

A NBR 5410 e a NR-10 são normativas importantes e que devem ser consideradas não apenas para garantir que as edificações e construções estejam legalizadas, mas também para preservar a vida.

Em quais situações a norma ABNT NBR 5410 permite o uso de condutores isolados em perfilados?

Conforme a Tabela 33 da ABNT NBR 5410:2004, os condutores isolados (750 V) somente podem ser instalados em condutos fechados, enquanto que os cabos unipolares e multipolares (1 kV) podem ser instalados tanto em condutos fechados quanto abertos.

Quais são os 3 tipos de aterramento?

Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem tres tipos de esquemas de aterramento. Sao eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.

Quais são os tipos de aterramento?

Tipos de aterramento
  • Sistema TN.
  • Sistema TN-S.
  • Sistema TN-C.
  • Sistema TN-C-S.
  • Sistema TT.
  • Sistema IT.

O que a nr10 fala sobre aterramento?

Definição do sistema de aterramento: De maneira direta a NR-10 exige uma avaliação e definição, na fase de projeto, do sistema de aterramento a ser adotado para o sistema elétrico (condição do neutro dos transformadores, malhas de terra, condutores de proteção etc.)

O que são barreiras ou invólucros?

Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.

Qual a NBR para alta tensão?

ABNT NBR 5414 NBR5414 Execução de instalações elétricas de alta.

O que é um aterramento temporário?

O conjunto de aterramento temporário é um dispositivo utilizado para proteção dos eletricistas durante os trabalhos em redes desenergizadas, cuja finalidade é curto-circuitar e aterrar a rede de distribuição de energia elétrica, contra uma eventual energização acidental.

Quais são os tipos de linha de transmissão?

Conheça os Tipos de Linhas de transmissão (TEL105)
  • Linha Paralela. ...
  • Par Trançado. ...
  • Par Blindado. ...
  • Cabo Coaxial. ...
  • Guias de onda.

Como são classificadas as linhas de transmissão?

Podemos classificar as linhas aéreas de transmissão como linhas curtas, médias ou longas. As linhas de transmissão curtas são aquelas de até 80 quilômetros, as linhas médias são aquelas que possuem de 80 a 240 quilômetros e as linhas longas são as maiores de 240 quilômetros.

O que é uma linha de transmissão?

Uma linha de transmissão é um sistema usado para transmitir energia eletromagnética. Esta transmissão não é irradiada, e sim guiada de uma fonte geradora para uma carga consumidora, podendo ser uma guia de onda, um cabo coaxial ou fios paralelos ou torcidos.

Artigo anterior
Tem Cross-play no GTA V online?
Artigo seguinte
Como é feito o gráfico de colunas?