Qual o significado das cores das guias na Umbanda?

Perguntado por: Fábio Esteves Matos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura.

Quais são as cores das guias dos Orixás?

1ª — Os colares dos Orixás costumam ser de uma só cor. 2ª — Há algumas exceções (Obaluayê = preto e branco), (Omolu = preto, branco e vermelho), (Nanã = branco, lilás e azul claro), (Exu = preto e vermelho; preto; vermelho), (Pombagira = vermelho; preto e vermelho; dourado).

Qual o significado da guia preta e vermelha?

Significa que elas absorvem os acúmulos negativos dos campos eletromagnéticos, protegendo os médiuns contra influências ruins durante o trabalho. A guia assimila cargas negativas e não deixa que elas atinjam o médium incorporado. Ela também pode ser usada no dia-a-dia como um pára-raio de energias pesadas.

Para que serve a guia?

A guia não é um simples colar. É um objeto de proteção que para surtir o efeito desejado deve ser consagrado por uma Entidade, ou através de rituais de consagração, quando o filho de fé passa por um processo de iniciação. Existem guias feitas de semente, madeira, osso, miçanga, porcelana, pedras, cristais ou plástico.

Quem usa guia azul?

Linha de Ogum = Contas Azuis escuras (Candomblé)/ Vermelhas, podendo ser Vermelhas e Brancas (Umbanda) Linha de Oxóssi = Contas Verdes (em alguns casos contas Azuis claras leitosas também são utilizadas - Candomblé)/ Verde (Umbanda)

AS CORES DE CADA ORIXÁ (Explicado um por um)

22 questões relacionadas encontradas

Para que serve a guia azul?

As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura. As azuis são calmantes.

Pode beber com guia de proteção?

Você pode usar suas guias em qualquer ocasião: trabalho, para dormir, enquanto bebe, enquanto transa, não importa. Uma guia tem um propósito: proteger o corpo de energias negativas é o mais comum. Há uma superstição de você não deve beber ou transar com uma guia, mas discordo.

Para que serve as guias de Umbanda?

Portanto, as guias e os fios de contas são emblemas importantes das religiões afro-brasileiras, usados como instrumentos religiosos, que fazem elo entre a matéria e o divino, permitindo assim uma maior comunicação espiritual com o Orixá ou Entidade.

O que é cruzar a guia?

Nos trabalhos de Umbanda é comum o Guia cruzar ou recomendar estes elementos e outros como guias, imagens, ervas, velas e pedras para proteção e outros fins.

Como saber de quem sou filho na Umbanda?

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.

Porque as cores de Exu e preto e vermelho?

Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu. As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.

Qual a cor da guia de Ogum?

Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé). No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica.

Como saber seu Orixá pela data de nascimento?

Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.

De quem é a guia vermelha e branca?

Guia de Ogum Vermelho Branco.

Qual é o orixá que usa amarelo?

No candomblé, cada um dos orixás (divindades da religião iorubá) simboliza um elemento da natureza e possui uma cor de preferência. O amarelo seria a cor de Oxum, orixá feminino que representa a riqueza, a beleza e a fertilidade, explica o sociólogo Reginaldo Prandi.

Qual orixá usa azul e branco?

“Tem gente que usa vermelho com branco, siginifica que é de Xangô, azul com branco é Iemanjá”, exemplifica Leticia.

Como cruzar uma guia de Iemanjá?

Dê um nó numa ponta do fio e comece a colocar as miçangas. Intercale sete de cada cor até completar o fio. A guia deve ficar na altura de seu umbigo. Amarre o cordão e coloque seu colar em um novo copo de água com sal.

O que significa objeto cruzado?

Edições obrigatórias

Uma Fórmula de objetos cruzados é uma fórmula que abrange dois objetos relacionados e faz referência a campos de mesclagem sobre esses objetos.

Como se desfazer de uma guia?

As guias de umbanda são cruzadas ou imantadas pelas entidades usando as forças da natureza. Não existe nenhum problema em voce mante-las em sua casa, mas caso queira se desfazer a melhor maneira é entrega-las em uma mata ao pé de uma arvore frondosa, Fazendo uma oração de agradecimento.

Quem são os nossos guias espirituais?

Espírito guia ou mentor espiritual é, segundo a doutrina espírita, um espírito encarregado de acompanhar o homem, orientando-o e auxiliando-o durante sua vida. Trata-se, segundo os espíritas, do anjo da guarda presente na tradição.

Quais os nomes dos guias espirituais?

São eles: Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluaiê, Yemanjá, Oyá, Oxumaré, Obá, Egunitá, Yansã, Nanã e Omolu.

Qual a diferença entre guias e Orixás?

Acreditam em orixás, personificações de elementos da natureza e de energia, e em guias espirituais, podem se incorporar durante certas cerimônias e vir a Terra para ajudar as pessoas que necessitam. Os guias são denominados “entidades” e cada orixá possui uma linha de entidades que o auxilia.

Como usar as guias de Candomblé?

são enfiadas uma a uma no fio. Toda guia deve ser fechada e cruzada pelo chefe de terreiro, seja pela Mãe/Pai de Santo ou pelos Guias Espirituais Chefes de seu terreiro. As guias podem ser cruzadas com pemba, ou com um amaci com as ervas do Orixá, ficando de molho por 3 dias e depois estão prontas.

Quem pode usar Brajá na Umbanda?

Brajá é o fio-de-contas usado por babalaôs, Bokonon e outros sacerdotes africanos, no Brasil é usado por Babalorixás, Ialorixás, ogãs, Equedes, e pessoas de outros posto de graduação do Candomblé de todas as nações, é um símbolo de nobreza, estatuto, senioridade, sapiência, jamais poderá ser usado por pessoas que não ...

O que é Xangô na Umbanda?

Xangô é um orixá que tem o controle sobre os raios e trovões e que também expele fogo pela boca. Ele aparece com um machado de duas faces em virtude de sua inclinação guerreira. Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.

Artigo anterior
Porque o cortisol atrapalha no emagrecimento?
Artigo seguinte
O que é preciso para colocar o nome no SPC?