Onde reclamar das operadoras de telefonia?

Perguntado por: Lucas Xavier Gonçalves Matos Almeida  |  Última atualização: 2. März 2025
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A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Ligue 1331 para registrar, na Anatel, reclamações contra operadoras, pedidos de informação à Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações.

O que posso reclamar na Anatel?

Você pode recorrer ao órgão em caso de falhas de atendimento, cobranças indevidas, entre outras dificuldades enfrentadas com empresas de telefonia, de serviços de Internet (banda larga e móvel) e de TV por assinatura no Brasil.

Quando devo procurar a Anatel?

Se você está com problemas com sua operadora de telefonia fixa e celular, internet fixa ou TV por assinatura, talvez seja hora de entrar em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações. A plataforma online Anatel Consumidor é uma grande aliada quando seus não estão sendo respeitados.

Quem está acima da Anatel?

Tanto que, no Procon, as empresas de telefonia lideraram o ranking de reclamações em 2021. Enquanto isso a Anatel atendeu cerca de 2,24 milhões de queixas contra operadoras de telefonia. Mas afinal, qual deles seria melhor para notificar uma queixa e resolver problemas com serviços de telecom?

Como fazer reclamação na Anatel por e-mail?

Faça login e clique em “Fale Conosco”; Selecione “Registrar Reclamação” e dê sequência à sua reclamação na Anatel; Após registrar sua reclamação, anote o número de protocolo da queixa.

Como abrir RECLAMAÇÃO NA ANATEL? Tutorial simples e rápido! Aprenda!

40 questões relacionadas encontradas

O que acontece se a operadora não responder a Anatel?

Caso a operadora não responda dentro desse prazo ou de forma satisfatória, o consumidor ainda tem 15 dias para reabrir o chamado.

Como fazer uma reclamação para a TIM?

Meu TIM, seu canal de autoatendimento pela internet e smartphone. Atendimento na Central de Relacionamento, ligando *144 de um número TIM ou 1056 de qualquer telefone.

Como fazer uma reclamação na Anatel pela internet?

Aplicativo
  1. Faça o download do aplicativo Anatel Consumidor, que está disponível para Android e IOS.
  2. Se você já tiver um login, é só digitar os dados para acessar. ...
  3. Clique em "Registrar Solicitação";
  4. Então, selecione "Registrar Reclamação";
  5. Selecione a operadora sobre a qual você quer reclamar;
  6. Escolha o serviço;

Como processar a Anatel?

Reclamação à Anatel

Você pode entrar em contato com a Anatel por meio da internet (através deste link - http://www.anatel.gov.br/consumidor/saiba-como-reclamar-de-sua-operadora ); da Central de Atendimento Telefônico, no número 1331 (ou 1332, para deficientes auditivos); ou pessoalmente, nas salas do cidadão.

Onde posso reclamar de uma empresa de internet?

O Consumidor.gov.br consiste em uma alternativa para o consumidor resolver seu problema diretamente com as empresas cadastradas.

O que fazer quando a Ouvidoria não resolve?

Caso você tenha aberto reclamação com a empresa por meio do SAC e depois com a Ouvidoria e o problema ainda não foi resolvido, você pode procurar pelo Procon.

Como colocar a TIM na Justiça?

Para bloquear, você deve acessar o site do Procon, órgão de defesa do consumidor, do seu estado e fazer o cadastro com seu nome completo, CPF e e-mail. Depois, é só indicar o número de telefone que tem te incomodado.

Quanto tempo demora a análise da Anatel?

Entre 16 e 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

Como fazer uma denúncia anônima na Anatel?

Anote o protocolo de atendimento em todas as suas interações, ele será importante caso você precise registrar uma reclamação na Anatel posteriormente.
  1. Vivo: através desse link ou pelo número 0800 770 9800;
  2. Tim: através desse link ou pelo número 0800 882 0041;
  3. Claro: através desse link ou pelo número 0800 701 0180;

Qual é o número 0800 da Anatel?

A Anatel informou ainda que haverá um período de transição de 90 dias, a contar do dia 26, em que o usuário poderá utilizar os dois números para acessar a central de atendimento da Anatel, o 133 ou pelo atual 0800 33 2001.

Quem cuida da telefonia no Brasil?

Anatel — Agência Nacional de Telecomunicações.

Como posso processar uma empresa de telefonia?

As opções são: entrar em contato com a empresa, ou registrar uma reclamação no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) ou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em casos mais insistentes, entrar com uma ação judicial contra a empresa responsável.

É possível processar uma operadora de celular?

Caso não consiga resolver seu problema através dos canais Anatel e Procon (é necessário que antes de tudo tente-se resolver o problema através destes órgãos), o consumidor pode procurar a Justiça.

Como processar operadora que não para de ligar?

Basta acessar o link denuncia-telemarketing.mj.gov.br.

Como denunciar número de telefone que liga toda hora?

Para denunciar, o consumidor deve preencher o formulário eletrônico denuncia-telemarketing.mj.gov.br com a data e o número de origem da chamada com DDD (se houver), o nome do telemarketing ou qual empresa ele representa e se foi dada a permissão para oferta de produtos e serviços.

O que é Anatel e para que serve?

Qual o significado da sigla Anatel e qual a sua função? Anatel é a sigla designada para Agência Nacional de Telecomunicações, a entidade estatal responsável por regular o setor brasileiro de telecomunicações, fiscalizando, editando normas e intermediando conflitos entre operadoras e consumidores.

Como colocar a TIM no Procon?

Como acessar a Ouvidoria
  1. Registre sua demanda. Entre em contato com os canais de atendimento da TIM e registre sua demanda. ...
  2. Guarde o protocolo. Para acionar a Ouvidoria, tenha o número de protocolo obtido nos canais de atendimento da TIM. ...
  3. Acione a Ouvidoria. ...
  4. Anote o Protocolo de Ouvidoria.

Qual o e-mail da TIM para reclamação?

O e-mail de suporte da ouvidoria TIM é o ouvidoria.tim@timbrasil.com.br. O procedimento é o mesmo: você deve informar o número do protocolo do atendimento anterior na operadora, o qual você deseja fazer uma reclamação.

Como colocar a Claro na Justiça?

Telefone da Ouvidoria da Claro: ligue para 0800 701 0180

De segunda à sexta-feira das 8h às 18h (exceto feriados nacionais). Lembre-se de ter em mãos o número de protocolo fornecido pela Central de Atendimento. Eu, Vera Rennó e minha equipe, somos os representantes do consumidor dentro da Claro Brasil.

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