Onde protocolar os embargos à execução?

Perguntado por: Isaac Gonçalves de Machado  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

§ 2o Na execução por carta, os embargos serão oferecidos no juízo deprecante ou no juízo deprecado, mas a competência para julgá-los é do juízo deprecante, salvo se versarem unicamente sobre vícios ou defeitos da penhora, da avaliação ou da alienação dos bens efetuadas no juízo deprecado.

Onde distribuir embargos à execução?

Onde são distribuídos os embargos? A competência territorial, em regra, é a mesma do processo de execução, contudo, nos termos do Art. 914 do CPC, § 2º, quando se tratar de execução por carta, os embargos serão distribuídos no juízo deprecante ou no juízo deprecado.

Como protocolar os embargos à execução?

Como já explicado, os embargos possuem forma de ação autônoma, com natureza jurídica de defesa. Logo, deverá ser elaborada uma petição inicial de embargos à execução e seu protocolo será feito como o de uma petição inicial, por dependência à ação principal de execução, mas autuada em apartado.

Como apresentar embargos à execução?

A regra da mencionada lei é que, para oposição dos embargos, deve haver a garantia da execução. Para se defender, o embargante deverá alegar toda matéria útil à defesa, requerer provas e juntar aos autos os documentos e rol de testemunhas, até três, ou, a critério do juiz, até o dobro desse limite.

Qual o prazo para apresentar embargos à execução?

A relatora, ministra Nancy Andrighi, explicou que, no processo executivo, sejam quais forem o meio executório e o seu procedimento, o prazo para o executado oferecer embargos à execução é único, sempre de 15 dias, variando apenas seu termo inicial (artigo 915 do Código de Processo Civil – CPC).

Protocolar Embargos à Execução na VEMA no PJE

24 questões relacionadas encontradas

Quando começa o prazo para embargos à execução?

915, o prazo para oposição dos embargos à execução é de quinze dias, contado na forma do art. 231.

Como protocolar embargos à execução no SAJ?

1. Você deve estar devidamente logado no e-SAJ, podendo efetuar sua identificação a partir de seu CPF ou certificado digital. 2. No canto superior esquerdo do Portal e-SAJ, selecione a opção Requisitórios, no submenu selecione a opção Portal do Devedor e, em seguida, selecione Peticionamento de Intermediária.

Como distribuir embargos à execução no PJe?

A interposição de Embargos à Execução/de Terceiros será feita eletronicamente, em Novo Processo Incidental, no PJE, devendo o advogado inserir o número CNJ (quando físico) vinculado à ação de origem no "processo referência". A interposição de Embargos de Declaração/à Monitória é peça incidental nos autos.

Como distribuir embargos à execução por dependência TJSP?

No SAJ PG, acesse o menu Cadastro e clique no submenu Processos.
  1. Informe o número do processo (item 1 da figura) e, no campo Tipo de distribuição, selecione a opção Dependência (item 2 da figura).
  2. Clique no botão Dados da distribuição. ...
  3. Realizado esses passos, clique em Distribuir processo (item 1 da figura). ...
  4. Pronto!

O que quer dizer protocolo de petição de embargos à execução?

Embargos à execução é a ação proposta, pelo devedor, para exonerar-se da execução de suas dívidas pelo credor.

O que juntar nos embargos à execução?

Nos embargos à execução, o executado poderá alegar:
  • inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação;
  • penhora incorreta ou avaliação errônea;
  • excesso de execução ou cumulação indevida de execuções;
  • retenção por benfeitorias necessárias ou úteis, nos casos de execução para entrega de coisa certa;

Quais são as peças necessárias para instruir embargos à execução?

São essenciais para a formação dos autos apartados da ação de embargos do devedor as cópias: a) do título executivo; b) da petição inicial da ação de execução; c) das procurações dos advogados do exequente, dos executados e do embargante; d) do ato de citação e de sua respectiva juntada aos autos; e) do auto de penhora ...

Como distribuir embargos de terceiros?

Qual o procedimento dos embargos de terceiro? Segundo o artigo 677 do Código de Processo Civil, a petição inicial dos embargos deverá conter provas da condição de terceiro do embargante, além de provas posse ou domínio do bem. O valor da causa nos embargos de terceiro deverá ser o valor do bem constrito.

Como distribuir por dependência TJSP?

O acesso ao Portal e-SAJ poderá ser feito diretamente pelo endereço http://esaj.tjsp.jus.br, ou ainda por meio do site do tribunal, www.tjsp.jus.br, clicando na sequência em Peticionamento Eletrônico → Peticione Eletronicamente. Será aberta a tela inicial do portal e-SAJ.

Como distribuir embargos à arrematação?

Os embargos à arrematação obedecerão ao rito processual dos artigos 736 a 744 do CPC. Serão distribuídos por dependência, autuados em apartado e instruídos com cópias das peças relevantes.

Como protocolar embargos de terceiro no PJe?

O advogado do terceiro interessado deverá protocolar a petição por meio da opção Processos > Outras Ações > Peticionamento Avulso.

Como distribuir processo por dependência no PJe TJMG?

1. Clique no menu Processo > Novo processo incidental; Observação: Para ajuizar ações por dependência em processos originários no PJe, pesquise um processo por meio do campo “Pesquisar Processo no PJe” e o campo “Processo Referência” será preenchido automaticamente.

O que significa art 253 distribuição por dependência?

DISTRIBUIÇÃO POR DEPENDÊNCIA. 1. O art. 253 , II, do Código de Processo Civil determina que distribuir-se-ão por dependência, as causas de qualquer natureza quando, tendo sido extinto o processo, sem julgamento de mérito, for reiterado o pedido.

Como protocolar embargos de declaração TJSP?

b) Preencher o número do processo principal; c) O sistema completará os campos “Foro” e “Classe do processo”; d) No campo “Categoria”, selecionar o item “Petições Diversas”; e) No campo “Tipo da petição”, selecionar o item “ 38027- Embargos de Declaração “.

Qual o valor da causa em embargos à execução?

O valor da causa nos embargos à execução corresponde ao valor da execução, que é o benefício econômico pretendido pelo agravante. Decisão mantida.

Como peticionar impugnação ao cumprimento de sentença TJSP?

Para começar o peticionamento, é necessário acessar a tela Petição Intermediária – Ofício Requisitório no portal e-SAJ no link <https://esaj.tjsp.jus.br>. Na tela inicial do porta, clique na opção Peticionamento Eletrônico.

Qual o prazo para apresentar os embargos e qual é o termo inicial desse prazo?

Os embargos devem ser opostos pelo executado no prazo de 30 dias, que começa a correr (art. 16 da LEF):

Como contar prazo para embargos à execução fiscal?

O prazo para a interposição dos embargos à execução é de 30 (trinta) dias a contar da intimação da penhora, a teor do disposto no art. 16, III, da Lei 6.830/1980.

Quando cabe impugnação à execução?

CPC 2015: o prazo de 15 dias para impugnação inicia-se imediatamente após acabar o prazo de 15 dias que o executado tinha para fazer o pagamento voluntário (art. 525, caput). Não é necessária nova intimação.

Artigo anterior
Qual o lugar turístico mais visitado do Brasil?
Artigo seguinte
Quantas bactérias vivem no corpo humano?