Onde protocolar embargos infringentes?

Perguntado por: Carlos Gonçalo de Maia  |  Última atualização: 8. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (22 avaliações)

Art. 386. Os embargos infringentes serão interpostos na forma da lei processual civil e entregues no protocolo geral do Tribunal, acompanhados de prova do recolhimento do preparo, se for o caso.

Onde interpor embargos infringentes?

Os embargos infringentes devem ser interpostos no prazo de dez dias contados da publicação do acórdão. A interposição deve ser entregue a Secretaria do Tribunal, dirigida ao relator do acórdão embargado.

Quem julga os embargos infringentes?

O processamento dos embargos infringentes e de nulidade atende, na maior parte dos casos, ao regimento interno dos diversos tribunais estaduais e federais.

O que substitui os embargos infringentes no novo CPC?

Nesse novo diploma processual, cabe destacar-se o ponto estudado: a supressão do recurso de Embargos Infringentes e sua substituição pela denominada Técnica de Julgamento.

Quem julga embargos infringentes no TST?

A competência para apreciar os embargos infringentes é da Seção de Dissídios Coletivos do TST. Ou seja, o mesmo órgão que julgou originariamente o dissídio coletivo, similar ao que ocorre nos Embargos de Declaração.

Embargos infringentes e de nulidade – com professor Fernando Capez

23 questões relacionadas encontradas

Qual é o prazo para interposição de embargos infringentes?

O prazo para interposição dos embargos infringentes no processo penal é de 10 dias contados da publicação do acórdão no Órgão Oficial. Já no processo civil, como não há mais a necessidade de que a parte interponha um recurso quando não houver unanimidade nas decisões, não há mais prazo fixado.

Qual recurso após embargos infringentes?

Recurso extraordinário criminal: intempestividade: interposição após o julgamento de embargos infringentes, quanto à parte da decisão recorrida por eles não abrangida: entendimento que a súmula 355 documentou e que, em matéria criminal, não foi modificado pela L.

Qual o efeito dos embargos infringentes?

"A atribuição de efeitos infringentes aos embargos de declaração é possível, em hipóteses excepcionais, para corrigir premissa equivocada no julgamento, bem como nos casos em que, sanada a omissão, a contradição ou a obscuridade, a alteração da decisão surja como consequência necessária."

Que matérias são devolvidas nos embargos infringentes?

Pela interposição dos embargos infringentes, fica devolvido o conhecimento de toda a matéria objeto da divergência para o órgão ad quem. Tem-se conhecimento da divergência por intermédio do conteúdo da declaração do voto vencido.

Qual a diferença entre embargos de declaração e embargos de declaração com efeitos infringentes?

Enquanto nos embargos de declaração tradicionais a parte busca apenas sanar omissão, contradição ou obscuridade da decisão, o pedido de atribuição de efeitos infringentes indica que com esta correção o mérito da decisão em si poderá ser alterado.

Quantos desembargadores julgam embargos infringentes?

Desse modo o julgamento dos embargos infringentes e de nulidade serão julgados por cinco desembargadores (os três que julgaram o recurso e mais outros dois).

Quando Cabe embargos infringentes e de nulidade?

Em verdade, são infringentes os embargos, quando a matéria do voto vencido per- tine ao mérito da controvérsia, ao passo que são de nulidade, quando o tema diz respeito a nulidades processuais. TRA (1) FREDERICO MARQUES, José, Elementos de Direito Processual Penal, Ed. Foren- se, 1965, 4/306, nota n.

Quem pode opor embargos infringentes?

Os embargos infringentes e de nulidade são recursos manejados exclusivamente pelo réu a fim de desafiar acórdão de segunda instância (em sede de apelação, recurso em sentido estrito ou agravo em execução) desfavorável a seu interesse, que julgou o feito de forma não unânime.

Tem embargos infringentes no CPC?

O novo Código de Processo Civil, retirou os embargos infringentes do rol de recursos. Conquanto, em seu lugar, foi inserida uma nova técnica (denominada por Fredie Diddier de "técnica de ampliação do colegiado") para os casos de julgamentos não unânimes, como se verifica do texto abaixo arrolado: Art.

O que aconteceu com o recurso de embargos infringentes no CPC 2015?

Como muito já se noticiou no meio jurídico, o Novo CPC extinguiu a figura dos embargos infringentes, que era o recurso cabível em face do acórdão não unânime que, julgando a apelação, reformava a sentença de mérito ou que julgava procedente a ação rescisória.

Quando se tem efeito infringente?

Os efeitos infringentes referem-se à capacidade de um recurso de reformar ou modificar uma decisão judicial. Quando se interpõe um recurso, as partes envolvidas buscam a revisão de uma decisão já proferida, seja ela favorável ou desfavorável a seus interesses.

Quando Cabe embargos de divergência no STJ?

Só são admissíveis embargos de divergência quando o acórdão examinou tese jurídica meritória em recurso especial ou em agravo de instrumento nas hipóteses do art. 544, § 3º, do CPC).

O que é efeito infringente?

Vale ressaltar, no entanto, que muitas vezes, ao se dar provimento aos embargos, pode acontecer de o resultado da decisão ser alterado. Quando isso acontece, dizemos que os embargos de declaração assumem um efeito infringente.

O que diz a Súmula 356 do STF?

SÚMULA 356

O ponto omisso da decisão, sôbre o qual não foram opostos embargos declaratórios, não pode ser objeto de recurso extraordinário, por faltar o requisito do prequestionamento.

Quais os tipos de embargos que existem?

No direito brasileiro, existem diferentes tipos de embargos para situações distintas. Abaixo, veremos as características, formações e objetivos dos embargos de declaração, os embargos divergentes e os infringentes.

Qual o recurso cabível contra acórdão não unânime?

Nas hipóteses de acórdão não unânime na origem e que cause prejuízo à defesa, é necessário a oposição de embargos infringentes para o exaurimento da instância.

Qual recurso cabível contra acórdão unânime?

O recurso do agravo interno ( CPC , art. 1.021 , caput)é o instrumento cabível para combater as decisões monocraticamente proferidas pelo Relator.

É possível aos embargos de declaração modificar uma decisão?

Em regra, esse recurso não tem o poder de alterar a essência da decisão, e serve apenas para sanar os pontos que não ficaram claros ou que não foram abordados. Os mencionados embargos são previstos tanto no Código de Processo Penal quanto no Código de Processo Civil.

Quais são os requisitos para que os embargos de declaração tenham o chamado efeito infringente ou efeito modificativo?

A outra parte entendia que o efeito infringente era possível, desde que os embargos fossem manejados utilizando-se dos quatro requisitos: esclarecer obscuridade, eliminar contradição, suprir omissão ou corrigir erro material.

Artigo anterior
O que significa a frase Caraca?
Artigo seguinte
Como ativar a rede móvel do celular Motorola?