Onde os trabalhadores da construção de Brasília viviam?
Perguntado por: Emanuel Sousa | Última atualização: 13. Mai 2025Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)
A maioria dos trabalhadores vinha do Nordeste, mas muitos também vinham de Goiás e Minas Gerais e ficaram conhecidos como candangos.
Onde viviam os trabalhadores que construíram Brasília?
Onde viviam os trabalhadores que construíram Brasília? Vila Planalto. Na Vila Planalto, localizada entre os palácios da Alvorada e do Planalto, havia acampamentos de várias construtoras. Ali também moravam engenheiros e técnicos da Novacap.
Como era a vida dos trabalhadores na construção de Brasília?
O cotidiano dos trabalhadores de Brasília era duro. Os operários trabalhavam das 6 horas da manhã até o meio-dia, faziam um intervalo de uma hora e depois encaravam novo turno até as 18 horas. Em alguns casos, trabalhavam 14, 15, 16 horas por dia.
Quantas pessoas trabalham na construção de Brasília?
Na futura capital, 60 mil operários eram comandados com mão-de-ferro por Israel Pinheiro, político mineiro que tinha largado um mandato de deputado federal para construir Brasília.
Onde fica Os Candangos no Brasil?
Os Candangos, inicialmente chamado de Os Guerreiros, é uma obra escultural de Brasília, no Distrito Federal, localizada na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto. Criado em 1959 pelo escultor Bruno Giorgi, o termo "candango" é inspirado na maneira como os negros intitulavam os portugueses.
A história da construção de Brasília
Como era a moradia dos candangos?
Havia alojamentos de engenheiros, encarregados e mestres-de-obras, peões solteiros e peões casados. Os alojamentos dos peões de obra eram precários, sem qualquer privacidade: as camas eram feitas pelos marceneiros com colchões de capim, que geralmente estavam infestados de percevejos.
Onde Os Candangos passaram a viver depois da inauguração da cidade de Brasília?
Após a inauguração de Brasília, em 1960, os habitantes permaneceram no local devido à necessidade de conclusão das obras da usina hidrelétrica. Nessa época, o acampamento de operários chamado de Vila Paranoá já era composto por 800 moradias que abrigavam cerca de 3 mil moradores.
Como eram chamados os trabalhadores da construção de Brasília?
Candango é o termo pelo qual ficaram conhecidos os operários que trabalharam na obra de construção da nova capital, Brasília, e em toda a infraestrutura necessária para sustentar essa atividade.
Quanto tempo durou a construção de Brasília?
A construção de Brasília foi uma obra realizada durante o governo de Juscelino Kubitschek e estendeu-se de 1957 a 1960.
Quantos candangos morreram na construção de Brasília?
Enquanto a versão oficial aponta uma morte e 48 feridos, supostas testemunhas falam em mais de 100 corpos, que nunca foram encontrados. Sessenta anos depois, a história de uma revolta em um refeitório lotado de candangos ainda mexe com o imaginário brasiliense.
Como eram as condições de vida e de trabalho dos candangos?
“Candangos” são pessoas que vieram de outros estados do Brasil com objetivo de “tirar do papel” o sonho de construir a capital. No começo, os candangos eram os nordestinos que cuidavam da mão-de-obra braçal na maior parte das vezes, e o termo era visto como forma pejorativa.
O que aconteceu com os candangos depois da construção de Brasília?
Em 21 de abril de 1988, a Vila Planalto – que é remanescente dos acampamentos operários da construção da capital do Brasil – foi tombada Patrimônio Histórico do Distrito Federal. Apesar do tombamento, passados 35 anos, até hoje a história dos candangos da Vila Planalto é silenciada na história oficial de Brasília.
O que foi o massacre da GEB?
Conhecida por ser truculenta e despreparada, protagonizou o evento que viria ser conhecido como Massacre Pacheco Fernandes Dantas ou Massacre da GEB, em 1959. Nesse período, a guarda era caracterizada pela sua arbitrariedade contra os operários atuantes na construção da futura capital.
Quem eram os candangos e como era a vida das pessoas?
Resposta. De acordo com o censo daquele ano, esses 256 primeiros migrantes procediam, na maioria, do Norte e do Nordeste do país. Eram os primeiros “candangos”, como ficaram conhecidos aqueles trabalhadores pioneiros, que vinham atraídos pela possibilidade de um novo começo e novas oportunidades.
Qual a idade de Brasília?
“Tudo se transforma em alvorada nesta cidade, que se abre para o amanhã”, assim foi descrita Brasília pelo seu idealizador e fundador, o então presidente Juscelino Kubitschek. A capital da República comemora seus 63 anos nesta 6ª feira (21. abr. 2023), mas sua história inicia muito antes.
Quanto custou para fazer Brasília?
A construção de Brasília custou U$83 bilhões em valores atuais, cerca de mil arenas de Copa do Mundo, em um país com PIB mais de cem vezes menor que hoje. Juscelino Kubitschek, embora lembrado por ter executado o projeto de Brasília, não foi seu idealizador.
Quem iniciou a construção de Brasília?
Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek. Juscelino idealizou a construção de Brasília para que fosse a síntese perfeita do seu plano de modernização do Brasil.
Qual foi o motivo para a construção de Brasília?
A Construção de Brasília foi pensada para ser o símbolo do projeto de modernização e desenvolvimento de JK. A arquitetura inovadora da cidade transmite essa ideia, e o projeto materializa o ideal do presidente de interligar o Brasil do litoral e do interior.
Por que o nome candango?
O dicionário Aurélio diz que ela nasceu de kungundu, diminutivo de kingundu, em Quimbundo. Kungundu exprimia, para os africanos, a ideia de ruim, ordinário, vilão. Era a designação que eles davam aos portugueses dedicados ao rendoso tráfico negreiro.
O que significa a gíria candango?
2 gír , p us Tipo desprezível, vicioso; mequetrefe. 3 Trabalhador braçal vindo de fora da região. 4 Nome com que se designam os trabalhadores comuns que colaboraram na construção de Brasília: “[…]
Qual foi a capital do Brasil antes de Brasília?
Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.
Qual é a cidade mais antiga do DF?
Neste sábado (19/8), comemora-se o aniversário de Planaltina, a cidade mais antiga do Distrito Federal. Criada em 19 de agosto de 1859, a região administrativa inicialmente foi batizada de Vila Mestre D'Armas, em homenagem a um armeiro que morou na região.
Quem foi morar na cidade de satélite?
A cidade foi instituída por lei em 13 de abril de 1960 e inaugurada em 12 de outubro do mesmo ano. Os primeiros moradores foram famílias de trabalhadores oriundas da construção da Barragem do Paranoá e, também, da Vila Amaury, Vila IAPI e Vila Planalto.
Qual cidade foi fundada junto com Brasília?
São elas: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
O que você sabe sobre raciocínio lógico?
O que fazer quando a liminar e indeferida?