Onde ocorre a eritropoese?

Perguntado por: Enzo João Baptista Reis Pinto  |  Última atualização: 6. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (46 avaliações)

A eritropoese é o processo de produção e maturação de hemácias que ocorre na medula óssea em adultos normais e no baço ou fígado em fetos ou pacientes com anemias graves.

Como ocorre a eritropoese?

Eritropoiese é o processo de produção e de maturação dos glóbulos vermelhos (eritrócitos/hemácias) que ocorre na medula óssea através das células tronco hematopoiéticas. Em fetos ou pacientes com anemias graves esse processo ocorre no fígado ou baço (eritropoese extramedular).

São fatores estimuladores da eritropoiese?

O processo de produção de eritrócitos é estimulado pela diminuição de oxigênio na circulação, que é detectada pelo rim, que então secreta o hormônio eritropoietina. Esse hormônio estimula a proliferação e diferenciação dos precursores dos eritrócitos nos tecidos hematopoiéticos, dando origem aos eritrócitos.

Quais são as etapas da eritropoiese?

A eritropoese pode ser dividida em três fases distintas: a vinculação da célula progenitora pluripotencial com a diferenciação eritroide, a fase eritropoetina-independente ou precoce, e a fase eritropoetina-dependente ou tardia.

Onde ocorre a eritropoiese a partir do período fetal?

A eritropoiese fetal tem início entre a sexta e a oitava semanas de gestação, começando no fígado e chegando posteriormente ao baço.

Aprenda tudo sobre Leucócitos!!

28 questões relacionadas encontradas

Como ocorre o processo de eritropoiese nos animais?

A produção de hemácias (eritropoiese), nos animais adultos, ocorre na medula óssea a partir de uma istem Cell; que se diferencia em Unidade Formadora de Explosão Eritróide e posteriormente em UFC8 Eritróide por estimulação da interleucina 3, dos hormônios tireoidianos, andrógenos e da EPO, iniciando um processo de ...

Quanto tempo dura a eritropoiese?

A resposta dessa pergunta está contida em um processo chamado eritropoiese, o qual compreende a produção e maturação de hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos. Esse processo dura entre 7 e 8 dias, ocorrendo em meio intrauterino a partir da segunda semana de fecundação, ainda no saco vitelínico.

Quais as etapas de maturação do eritrócito e quais fatores a regulam?

O tempo necessário para a maturação de um eritrócito é de aproximadamente sete dias e envolve basicamente três mecanismos que acontecem em conjunto: primeiro, as mitoses para multiplicação e que provocam diminuição do tamanho das células; segundo, a hemoglobinização crescente, que reduz a basofilia e aumenta a ...

Como ocorre o processo de formação da Hemacea?

O processo de produção de hemácias, denominado eritropoiese, ocorre na medula óssea vermelha e é regulado pela eritropoietina, um hormônio produzido nos rins em indivíduos adultos. A hipóxia (baixa concentração de oxigênio) é uma grande estimuladora da produção desse hormônio.

Como acontece o processo de Linfopoese?

Linfopoiese é o processo de produção de linfócitos, como células B, células T e células natural killer, na medula óssea. ... Na linfopoiese das células T, os linfócitos são formados primeiramente na medula óssea e são então transportados para o córtex tímico, onde são submetidos à maturação.

Quais os fatores necessários para uma Eritropoese eficaz?

A medula óssea necessita de diversos fatores nutricionais, para realizar uma eritropoiese eficaz. Estes são: ferro, cobalto, Vitamina B12, ácido fólico, vitamina B6 e tiamina. A vitamina B12 e o ácido fólico são responsáveis por estimular a proliferação celular, incluindo a síntese de DNA.

Qual é a função da vitamina B12 na formação dos eritrócitos?

A vitamina B12 tem uma função bastante importante para o funcionamento do corpo humano, ela atua na formação e na preservação das hemácias, que são as células vermelhas do sangue. Na ausência dessa vitamina, ocorre o aumento de volume das hemácias e o núcleo dela passa a ser desproporcional ao tamanho do citoplasma.

Qual é o hormônio que controla a velocidade da eritropoiese?

Eritropoetina ou EPO é uma hormona de glicoproteína que controla a eritropoiese, ou a produção de células vermelhas do sangue. É uma citocina (molécula de sinalização de proteína) para eritrócitos (glóbulos vermelhos) precursores da medula óssea. A EPO humana tem um peso molecular de 34 kDa.

O que estimula a produção de hemácias?

O processo de produção das hemácias, eritropoese, é estimulado pela redução da circulação de oxigênio no sangue, que é detectado pelo rim. Este, por sua vez, secreta o hormônio eritropoietina.

Quando pode ocorrer a hemólise?

A hemólise pode ocorrer em casos de transfusão de sangue de fator Rh incompatível, em especial de Rh+ para Rh-. Nessa situação, os anticorpos do Rh- que recebe Rh+ produz anticorpos contra esse antígeno, e o combate resulta na destruição das hemácias.

O que é uma eritropoiese ineficaz?

A marca da eritropoiese ineficaz é a presença de intensa hiperplasia eritroide dentro da medula óssea, juntamente com uma redução relativa na produção de reticulócitos (por exemplo, um reduzido índice de produção de reticulócitos).

Qual é o primeiro órgão fetal que a produzir os glóbulos vermelhos do sangue eritropoese?

A eritropoietina é uma hormona natural produzida pelos rins, cujo efeito tem lugar na medula óssea, estimulando a produção de glóbulos vermelhos.

Como ocorre a Leucocitopoiese?

A leucocitose é o aumento do número de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue. Pode ser causada pela presença de infecção no organismo, por situações como exercícios físicos, gravidez ou ainda leucemias. A leucocitose é confirmada quando o número de leucócitos está acima de 11.500 por milímetro cúbico de sangue.

Quais células são responsáveis pela produção de eritropoetina?

Os rins apresentam função preponderante em sua síntese, uma vez que são responsáveis por secretar grande parte da EPO circulante e numa parcela menor o fígado (PARDOS et al., 1999; BENTO et al., 2003; GUYTON & HALL, 2011).

Qual a função do hormônio eritropoetina?

A eritropoietina é um hormônio glicoproteico produzido pelo rim e fígado, com a função principal de aumentar a formação de hemácias na medula óssea. Sua síntese é estimulada em situações em que há falta de oxigênio (hipóxia).

Qual a principal função da eritropoetina?

A eritropoetina é uma glicoproteína produzida pelos rins. Ela atua na estimulação e no controle de produção das células vermelhas do sangue, conhecidas como hemácias.

O que o excesso de vitamina B12 pode causar?

O aumento das concentrações séricas de B12 pode ser um indicador do aumento da ingestão de carne vermelha, inflamação devido a outras doenças crônicas ou ingestão de suplementos como terapia complementar para outras condições.

Como eliminar vitamina B12 do organismo?

A vitamina B12 alta no organismo é uma condição muito rara, pois o corpo normalmente elimina o excesso dessa vitamina pela urina ou suor, mesmo durante o consumo de suplementos com altas doses dessa vitamina.

Quais os benefícios da vitamina B12 para o homem?

Quais os benefícios da Vitamina B12?
  • Preservação e reparação do DNA.
  • Aumenta o colesterol bom.
  • Proteção natural do sistema nervoso central.
  • Previne a anemia megaloblástica.
  • Regeneração dos músculos.
  • Diminui os riscos de depressão.
  • Melhora o sono.
  • Bom funcionamento do sistema sanguíneo e cardiovascular.

Quais as principais características e funções dos eritrócitos?

Os eritrócitos, também chamados de glóbulos vermelhos ou hemácias, possuem grande flexibilidade, formato arredondado e forma de disco bicôncavo, isto é, apresentam centros mais finos e bordas mais espessas. ... A principal característica dos eritrócitos é a presença de uma proteína rica em ferro: a hemoglobina.

Artigo anterior
O que é educação ambiental para que serve?
Artigo seguinte
Quem é o cervo em Harry Potter?