O que é diálise peritoneal e como funciona?

Perguntado por: Eduardo Fernandes Macedo  |  Última atualização: 31. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (67 avaliações)

Durante a diálise peritoneal (DP), um líquido chamado solução de diálise passa através de um cateter para o seu abdômen. Depois que o fluido de diálise estiver dentro do seu abdômen, ele permanece lá, limpando seu sangue removendo toxinas e excesso de líquido, através de um processo chamado de difusão e osmose.

Quais são as vantagens da diálise peritoneal?

Embora haja restrição de consumo de líquidos e de alguns alimentos, na diálise peritoneal há mais flexibilidade do que na hemodiálise convencional. Além disso, pode haver melhor resposta ao transplante, principalmente nos mais jovens.

Quanto tempo dura a diálise peritoneal?

O dialisado pode permanecer por 4 horas durante o dia e 8 a 12 horas à noite. A solução é drenada manualmente. O ato de lavar o equipamento de infusão antes de encher o peritônio reduz as taxas de peritonites.

Qual é a diferença entre hemodiálise e diálise peritoneal?

Ao contrário da diálise peritoneal, onde é possível a execução em domicílio, a hemodiálise necessita que o indivíduo faça diretamente no hospital ou clínica especializada em nefrologia, em acompanhamento dos profissionais da saúde como um todo.

Quais são os riscos da diálise peritoneal?

Alguns dos riscos associados à diálise peritoneal incluem o risco de infecção peritonial, obstrução ou deslocamento do cateter, vazamento do líquido de diálise para áreas circundantes, desenvolvimento de hérnias e complicações relacionadas à cirurgia para inserção do cateter.

HEMODIÁLISE E DIÁLISE PERITONEAL: COMO FUNCIONA E QUAL PRINCIPAL DIFERENÇA EM RELAÇÃO À ALIMENTAÇÃO

22 questões relacionadas encontradas

Quando é indicada a diálise peritoneal?

A diálise peritoneal está indicada para pacientes que apresentam quadros de insuficiência renal aguda ou crônica.

Qual é o problema mais comum na diálise peritoneal?

A peritonite tem um significante impacto para os pacientes pediátricos em termos da longevidade da modalidade terapêutica3 e representa a complicação mais frequente da diálise peritoneal ambulatorial contínua (DPAC) ou da diálise peritoneal automatizada (DPA).

Quem faz diálise peritoneal faz xixi?

Assim como a hemodiálise, a diálise peritoneal tem a mesma finalidade de tirar o excesso de água e de substâncias tóxicas que deveriam ser eliminadas por meio da urina do paciente, que por ter insuficiência renal não consegue naturalmente.

Quais são as principais desvantagens da diálise peritoneal?

Muitas coisas são possíveis. Se perguntarmos ao Pedro quais são as desvantagens da diálise peritoneal, não precisa de pensar muito tempo: a única desvantagem é não poder brincar com o filho na piscina. Não pode praticar natação por causa do cateter.

Quem precisa fazer diálise peritoneal?

A realização da Diálise Peritoneal, assim como para o caso da hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves e o tratamento deve ser feito após orientação do médico especialista em doenças dos rins, o nefrologista, que analisa, entre outras questões: a dosagem de uréia, creatinina ...

Como é feita a diálise peritoneal em casa?

Geralmente pode ser realizado em casa, em um local limpo e bem iluminado. Durante o processo da Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua, o sangue é filtrado o tempo inteiro, a solução (líquido) sai de um frasco de plástico por um cateter (tubo) em direção a cavidade abdominal (interior da barriga).

Quais são as três fases da diálise peritoneal?

Portanto, cada ciclo de diálise peritoneal (conhecido como troca) possui três fases: infusão, permanência e drenagem.

Qual a principal e mais grave complicação da diálise peritoneal?

A depressão e a ansiedade, distúrbios de humor, também se fazem presentes no rol de complicações que podem atingir os pacientes em tratamento de DP. Conclusão: Foi possível identificar complicações da diálise peritoneal, dentre elas têm-se a peritonite como a principal.

Quem faz diálise peritoneal Pode beber água?

Pacientes com disfunção renal que realizam diálise necessitam de uma restrição de líquidos na dieta. “Quanto menos urina, menos líquido o paciente pode beber.

Quanto custa uma diálise peritoneal?

O valor da Diálise Peritoneal Automática (DPA) passou para R$ 2,5 mil e da Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (DPAC) saltou para R$ 1.8 mil, sendo mais utilizados os dois procedimentos para 30 dias em ambas.

Quem faz diálise peritoneal pode trabalhar?

O paciente em Diálise Peritoneal pode trabalhar ? Sim, a liberdade para o trabalho na diálise peritoneal é maior que na hemodiálise, principalmente naqueles pacientes que fazem as trocas no período noturno com a cicladora.

Qual o risco de fazer diálise?

As complicações mais comuns e problemáticas da diálise peritoneal são infecção do líquido peritoneal (causando inflamação do peritônio, chamada peritonite.

Como acontece diálise peritoneal?

Durante a diálise peritoneal (DP), um líquido chamado solução de diálise passa através de um cateter para o seu abdômen. Depois que o fluido de diálise estiver dentro do seu abdômen, ele permanece lá, limpando seu sangue removendo toxinas e excesso de líquido, através de um processo chamado de difusão e osmose.

Qual é o objetivo da diálise peritoneal?

A diálise peritoneal é responsável por remover as impurezas e excessos de líquido no sangue, com auxílio de um filtro natural chamado peritônio. Ele consiste em uma membrana porosa e semipermeável que cobre os principais órgãos do abdômen. O espaço entre esses órgãos é chamado de cavidade peritoneal.

Quem faz diálise pode levar uma vida normal?

Sim, quem faz hemodiálise pode ter uma vida normal. Isso porque, ao iniciar o tratamento, nota-se uma melhora significativa nos sintomas (como indisposição, náuseas, falta de apetite, entre outros) que prejudicavam a rotina.

Quem faz hemodiálise Os rins podem voltar a funcionar?

Depois que começar a fazer hemodiálise, há chances do rim voltar a funcionar ? Não, se o paciente tiver doença renal crônica avançada, seus rins não voltarão a funcionar mesmo fazendo hemodiálise. A diálise é apenas um método de substituição do rim e não tem a capacidade de reverter lesões renais.

Quando a diálise não funciona?

Nessa situação não há cura e a pessoa com essa doença na forma terminal deve fazer um tratamento que substitua os rins e possibilite a manutenção da vida. Esse deve ser feito, na maioria dos casos, pelo resto da vida. As opções são: transplante renal, diálise peritoneal, hemodiálise e hemodiafiltração.

Qual a pior complicação da diálise?

A hipotensão é a complicação mais freqüente durante a hemodiálise, sendo um reflexo primário da grande quantidade de líquidos que é removida do volume plasmático durante uma sessão rotineira de diálise.

Quais os cuidados com a diálise peritoneal?

Aprender a efetuar diálise peritoneal (DP)
  1. Preparar a sua área de tratamento.
  2. Cuidar do orifício de saída do cateter.
  3. Realizar as trocas de DP.
  4. Lavar as mãos para garantir o manuseamento seguro das soluções de DP.
  5. Armazenar e encomendar materiais para tratamento.
  6. Manter registos manuais do tratamento (se necessário)

O que é o peritônio?

O peritônio é a membrana presente na cavidade abdominal e que envolve os órgãos internos, como estômago, intestinos, fígado e baço, dentre outros. Sua função é de sustentação destas estruturas e ajuda a diminuir o atrito entre elas, além de armazenar gordura.

Artigo anterior
Qual o valor da multa de aferição de tacógrafo?
Artigo seguinte
Quais são os três períodos da arte grega?