Onde ocorre a absorção do AAS?
Perguntado por: Frederico Amaral | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (73 avaliações)
Ao ser administrado por via oral, o AAS (pKa = 3,5) chega ao sistema digestivo e atinge a corrente sanguínea ao ser absorvido nos tecidos do estômago (pH entre 1 e 3) e do intestino delgado (pH entre 5 e 7).
Onde o ácido acetilsalicílico é absorvido?
O AAS é um fármaco ácido absorvido em meio com pH ácido (estômago), já o PC, um fármaco alcalino é melhor absorvido preferencialmente em meio alcalino (intestino delgado), porém uma pequena parte pode ser absorvida em meio ácido.
Porque a AAS é absorvida do intestino e não no estômago?
E) ambos os medicamentos são absorvidos no intestino. A aspirina em meio aquoso apresenta o equilíbrio: No estômago, meio ácido, a concentração do íon H+ aumenta, deslocando o equilíbrio para a esquerda, onde a aspirina se apresenta na forma não ionizada, o que permite sua absorção.
Como ocorre a síntese do AAS?
A síntese do AAS é possível por meio de uma reação de acetilação do ácido salicílico (1), um composto aromático bifuncional (ou seja, possui dois grupos funcionais: fenol e ácido carboxílico).
Como se explica o padrão real de absorção do ácido acetilsalicílico?
A absorção dos salicilatos ocorre primariamente por difusão simples do ácido salicílico não ionizado ou do AAS através das membranas celulares gastrintestinais, sendo por isso altamente influenciada pelo pH no trato gastrointestinal.
AAS ou aspirina
Porque a aspirina é melhor absorvida no estômago?
A aspirina encontra-se eletricamente neutra no pH do estômago e consegue passar a membrana mucosa mais facilmente do que no intestino delgado.
Como você explicaria o fato de que um fármaco ácido é melhor absorvido no intestino do que no estômago?
Por essas razões, a maioria dos fármacos é absorvida, principalmente, no intestino delgado, e os ácidos, apesar da capacidade de atravessar membranas prontamente por serem fármacos não ionizados, são absorvidos mais rapidamente no intestino que no estômago.
Que tipo de reação ocorre na síntese do ácido acetilsalicílico?
A síntese deste composto realiza-se a partir de uma reação de acetilação – reação que introduz um grupo funcional acetil num composto orgânico – do ácido salicílico, a reação ocorre através do ataque nucleofílico do grupo -OH fenólico sobre o carbono do anidrido acético.
Como se dá o mecanismo de ação da síntese de AAS a partir do ácido salicílico?
Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível da ciclooxigenase (COX-1). Esse efeito inibitório é especialmente acentuado nas plaquetas, porque estas não são capazes de sintetizar novamente essa enzima. Acredita-se que o ácido acetilsalicílico tenha outros efeitos inibitórios sobre as plaquetas.
Como sintetizar a aspirina?
A síntese do ácido acetil salicílico, comercialmente conhecido como Aspirina, ocorreu por meio de uma reação entre o ácido salicílico (C7H6O3) e o anidrido acético (C4H6O3), tal como já foi mencionado, usando o ácido sulfúrico (H2SO4) como catalizador, sendo formado também o ácido acético (CH3COOH) (Figura 1).
Quais são as vias mais rápidas para absorção?
As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.
Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?
1.1) Intramuscular (IM): deposita a medicação profundamente em tecidos musculares esqueléticos como o deltoide, o tríceps, glúteo máximo, etc. A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.
Quais são os fatores que influenciam a absorção e a distribuição de fármacos no organismo?
Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.
Qual é a ação do AAS sobre a coagulação?
A Aspirina tem como um dos seus efeitos inibir essa agregação das plaquetas, tornando o processo inicial da coagulação mais difícil de ocorrer. Esse é o efeito conhecido popularmente por “afinar o sangue”.
Qual a meia vida do ácido acetilsalicílico?
O ácido acetilsalicílico é rapidamente convertido em ácido salicílico, com meia-vida de 15-20 minutos, independentemente da dose.
Onde age o AAS?
Conforme explicou De Nucci, o ácido acetilsalicílico inibe a ação da enzima cicloxigenase (COX). Nas plaquetas, isso diminui a produção de tromboxano, um tipo de lipídeo que favorece a agregação plaquetária.
Que outro método poderia ser usado para separar o AAS do ácido salicílico?
O ácido acetilsalicílico é solúvel em etanol e em água quente, mas pouco solúvel em água fria. Por diferença de solubilidade em um mesmo solvente ou em misturas de solventes, é possível purificar o ácido acetilsalicílico eficientemente através da técnica de recristalização.
Qual é o ácido carboxílico que ao reagir com o ácido salicílico produz o AAS?
A aspirina pode ser sintetizada, no laboratório de Química, por reação do ácido salicílico com o anidrido acético, usando o ácido sulfúrico como catalisador.
Qual é o mecanismo da reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético?
A reação de acetilação do ácido salicílico ocorre através do ataque nucleofílico do grupo -OH fenólico sobre o carbono carbonílico do anidrido acético, seguido de eliminação de ácido acético, formado como um sub-produto da reação.
Qual o tipo de reação que leva à degradação do ácido acetilsalicílico em ácido salicílico *?
Isso significa que a Aspirina® sofreu decomposição por hidrólise, originando o ácido salicílico e ácido acético (ácido presente no vinagre).
Que tipo de intermediário é formado durante o processo de síntese do ácido acetilsalicílico?
Em química diz-se que uma substância é um intermediário quando em um processo de síntese ela é produzida como etapa intermediária da obtenção de outra. ... Outro exemplo é o fenol, que é um intermediário para o ácido salicílico, que por sua vez é uma intermediário para o ácido acetilsalicílico.
Qual a função do H 2 só 4 na síntese do AAS?
A síntese do ácido acetilsalicílico possui como catalisador o ácido sulfúrico (H2SO4). Na equação acima, podemos observar que o anidrido acético (1) é quebrado em duas moléculas (2). Uma delas ataca o benzeno e retira o grupo OH (3), e a outra une-se ao grupo OH que saiu do benzeno e forma o ácido acético (4).
Porque os medicamentos ácidos são melhor eliminados na urina básica?
Muitos fármacos são ácidos ou bases fracos, sendo, portanto, lipossolúveis e de difícil eliminação. Para que ocorra a excreção, tais compostos sofrerão biotransformação, ou conjugação com substâncias polares (hidrossolúveis), favorecendo a eliminação.
Como um medicamento se comporta em meios ácidos e básicos no momento da absorção medicamentosa?
Ou seja, se o meio estiver com um pH baixo (isso significa que a concetração de Hidrogênio é elevada) um fármaco ácido tende a se manter preservado (não doar prótons), enquanto que um fármaco básico tem uma grande probabilidade de receber próton.
Quais os fatores que influenciam na absorção dos fármacos?
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Quem foi Naamã na Bíblia?
Qual a principal diferença entre anemia ferropriva e anemia falciforme?