Onde o flúor age no esmalte?

Perguntado por: Martinho Denis de Moura  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

O flúor não age somente no esmalte. Em baixas concentrações, o flúor apresenta uma atividade antimicrobiana, inibindo a adesão bacteriana e impedindo o armazenamento de carboidratos, o que limita o metabolismo microbiano entre as refeições do hospedeiro.

Onde o flúor vai agir no esmalte?

Ação do flúor nos dentes

"Ele se incorpora aos cristais de hidroxiapatita do esmalte, formando a fuorapatita, mais resistente aos ácidos bacterianos", explica o dentista. O benefício do uso do flúor nos dentes permanentes já erupcionados é também dificultar a proliferação dessas bactérias pela boca.

Onde o flúor age?

Como ele atua em prol da saúde bucal? O flúor trabalha nos processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca. Além disso, possui efeito antienzimático e antimicrobiano, eliminando algumas bactérias e impedindo a multiplicação das mesmas.

O que o flúor faz no esmalte?

O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram. O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram.

Como o flúor favorece a proteção do esmalte dos dentes?

Quando os dentes entram em contato com a saliva, o esmalte (a camada externa dos dentes) acaba absorvendo o flúor. Uma vez ali, o flúor se junta ao cálcio e ao fosfato naturalmente presentes no esmalte dos seus dentes para criar fluorapatita, um material resistente a cáries e que ajuda a preveni-las.

FLÚOR: APLICAÇÕES E FUNÇÕES (com Dr. Pedro Albertoni)

17 questões relacionadas encontradas

Qual é o mecanismo de ação do flúor?

O flúor possui dois mecanismos de atuação no combate à cárie: sobre o hospedeiro (dente), tornando-o mais resistente ou sobre o metabolismo das bactérias. 1. Atuação do flúor na formação dos dentes: O principal mineral presente nos dentes é a hidroxipatita (60%) que sofre a seguinte reação de dissociação.

Como o flúor age no combate à cárie?

- O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram. - O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca. Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.

Por que o flúor faz mal?

Quando ingerido em excesso, o flúor pode provocar uma intoxicação chamada de fluorose, na qual surgem manchas brancas ou marrons nos dentes.

Pode aplicar flúor todos os dias?

A aplicação do flúor pode ser feita a cada 6 meses, ou conforme orientação do dentista, e é muito importante para evitar o desenvolvimento de infecções, cáries e desgaste dos dentes.

Qual o mecanismo de ação do flúor presente no creme dental?

O flúor, quando presentes na boca, também é armazenado na placa. O fluoreto funciona para controlar cáries iniciais de várias maneiras. O flúor armazenado na placa e na saliva inibe a desmineralização do esmalte sadio e aumenta a reminerali- zação do esmalte desmineralizado.

Qual a distribuição eletrônica do flúor?

O átomo F possui distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p5.

Quais são os locais possíveis onde o flúor pode ser encontrado na natureza?

Na Natureza, encontra-se em diversos minerais como a fluorite (espato flúor, fluoreto de cálcio CaF2), a criolite (fluoreto de sódio e alumínio Na3AlF6) e a apatite ([Ca5(PO4)3F]. O flúor obtém-se por eletrólise de fluoretos ácidos de metais alcalinos em estado de fusão. Este elemento é extraordinariamente reativo.

Porque é importante colocar flúor na água?

A fluoretação da água potável distribuída a todas as residências é mundialmente utilizada para reduzir o surgimento de cáries dentárias e fortalecer o esmalte dental em crianças e adolescentes.

Pode usar flúor em casa?

A boa notícia é que você pode manter o flúor nos dentes com cuidados cotidianos. Entre eles, optar por produtos de higiene que contenham a substância em sua composição, e também por meio de alimentos que dispõem desse elemento, como a água com flúor — cuidado de saúde pública que existe desde 1945.

Como passar flúor nos dentes em casa?

De modo geral, a aplicação desse gel é feita com o auxílio de uma escova, assim como fazemos em nossas casas com o creme dental. Outras alternativas são o uso de moleiras, de verniz ou a utilização de um enxaguante bucal muito concentrado. A escolha será feita em conjunto entre o dentista e o paciente.

Quais são os sinais de intoxicação aguda pelo uso do flúor?

Dentre a sintomatologia neurológica encontram-se: cefaléia, fraqueza muscular, hiperreflexia, espasmos musculares, convulsões, contrações tetânicas e tremores. Nos casos mais severos, pode haver falência múltipla de órgãos. A morte habitualmente é decorrente da parada cardíaca, choque, entre outros problemas cardíacos.

Quais são os malefícios do flúor?

Outro mal pode ser a osteoporose, já que a exposição excessiva ao flúor causa redução da resistência e da elasticidade óssea. Também tem impacto nos glóbulos brancos, responsáveis pelo combate a bactérias, que têm diminuição significativa quando expostos ao flúor; além de danos cromossomais.

Quais são os efeitos do flúor no corpo humano?

Os efeitos adversos mais conhecidos da ingestão excessiva de flúor são a fluorose dentária e esquelética, estando também associados outros efeitos como défices cognitivos, citotoxicidade, hipotiroidismo, dislipidemias, alterações enzimáticas e eletrolíticas e cancro.

O que o flúor faz com o cérebro?

Os efeitos associados à presença de flúor no cérebro incluem: redução de receptores de acetilcolina nicotínicos; danos no hipocampo; formação de placas de β-amiloide (formação cerebral clássica na doença de Alzheimer) (MAGALHÃES, 2018).

Qual o papel e a ação dos fluoretos na prevenção à doença cárie?

O flúor mantido na cavidade bucal é capaz de interferir na prevenção da cárie e, embora não impeça a iniciação da doença, ele é extremamente eficiente em reduzir sua progressão.

São exemplos típicos de métodos tópicos de flúor?

Para tal podem ser utilizados métodos chamasistêmicos — água fluoretada, sal fluoretado, comprimidos e gotas com flúor — e os tópicos — aplicação tópica profissional, bochechos e pastas de dente fluoretadas.

O que é íon flúor?

Em química, fluoreto é a forma iônica do fluor. Como todos os demais halogênios, o fluor forma um íon de carga monovalente negativo. ... Os exemplos de compostos comuns de fluoreto incluem ácido fluorídrico (HF), fluoreto de sódio (NaF) e hexafluoreto de urânio (UF6).

Qual a importância do cloro e do flúor na água?

A importância do cloro e do flúor

Adiciona-se gás cloro ou hipoclorito de sódio à água tratada com o objetivo de combater a disseminação de doenças, do ponto de vista bacteriológico. A ação do cloro ou do hipoclorito consiste na desinfecção da água e na eliminação de microrganismos patogênicos.

Como tratar água com flúor?

Se desejarem, as comunidades podem remover o flúor da água através de equipamentos de filtração de água adequadamente projetados. Os equipamentos podem ser instalados em áreas com abastecimento de água pública fluoretada ou em fontes privadas que possuem fluoreto na água.

Por que muitas estações de tratamento de água aplicam o flúor no processo final do tratamento de água?

Essa é uma das principais etapas de tratamento da água, pois garante a eliminação de vírus e bactérias. Primeiro, corrige-se o pH da água. Depois, adiciona-se cloro ou ozônio para a eliminação dos microrganismos. Por fim, aplica-se flúor, elemento importante na prevenção de cáries na população.

Artigo anterior
Como ver todas as abas abertas no Chrome?
Artigo seguinte
Quando os problemas ambientais começaram no Brasil?