Onde Jesus fala da destruição do templo?

Perguntado por: Luciana Araújo Sá  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)

Marcos relata as previsões de Jesus sobre a destruição do Templo em Jerusalém e de um desastre na Judeia, além do discurso escatológico.

Onde fala que Jesus destruiu o Templo?

— João 2:15-16. Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, derrubou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam as pombas; e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores. — Mateus 21:12-13.

O que Jesus quis dizer sobre a destruição do Templo?

Ao profetizar a destruição do templo de Jerusalém, Jesus não desconsiderou a engenharia ou a arquitetura de seu tempo, mas tacitamente quis ressaltar o templo do espírito que é indestrutível e é onde se deve erguer o altar resplandecente de uma consciência pacificada pelo dever moral cumprido.

O que Jesus falou em Mateus 24?

Jesus segue afirmando que «Mas daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão só o Pai.» (Mateus 24:36), ressaltando que o momento chegará subitamente, como foi na época do dilúvio de Noé. As pessoas serão pegas de surpresa e somente os vigilantes estarão preparados.

Quem profetizou sobre a destruição de Jerusalém?

O profeta Daniel viveu durante todo o período em que os babilônios dominavam sobre o povo Judeu e ficou até o início do domínio Persa.

Jesus fala da destruição do Templo, Evangelho de Mateus 24:1-2

40 questões relacionadas encontradas

O que Jesus profetizou sobre Jerusalém?

Jesus olha para ele e diz: «Vês estes grandes edifícios? não ficará pedra, que não seja derribada» (Marcos 13:2), uma clara profecia de que o Templo seria destruído, mas não há menção de quando e nem como.

Quem invadiu Jerusalém?

Após um período de estabilidade, com a construção de um Templo Sagrado pelo rei Salomão (filho de Davi), Jerusalém foi invadida pelo Império Assírio em 722 a.C e parte do povo judeu foi tomado como escravo nas cidades da região da Mesopotâmia — que atualmente compreende parte do Iraque.

O que significa não ficará pedra sobre pedra?

'NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA': ABANDONO DO TEMPLO E JUÍZO EM TEXTOS RELIGIOSOS ANTIGOS.

O que significa o amor de muitos se esfriará?

Jesus disse: “A maldade aumentará de tal maneira que o amor de muitos se esfriará” (Mt 24:12). ... Significa que a maldade se multiplicou no coração dos homens. Sim, a maldade cresceu dentro de mim e de você. A cada novo dia, os sinais do fim dos tempos e da volta do Senhor Jesus, tornam-se mais intensos.

O que a Bíblia nos diz sobre os últimos dias?

Há referências ao conceito nas escrituras como Coríntios 1, 15:52, que diz: “… Porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados imperecíveis, e nós seremos mudados”.

Porque o Segundo Templo foi destruído?

No ano 70 d.C, o Segundo Templo foi destruído pelo general romano Tito, que recebeu a tarefa de sufocar uma revolta na então Judeia. Jerusalém foi incendiada e, do templo, sobrou apenas o Muro.

Porque o templo foi destruído?

Em 586 a. C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.

Porque Deus permitiu a destruição de Jerusalém?

Porém, Joaquim (598-597) e Sedecias (597-586), últimos reis de Judá, quiseram vingar-se e organizaram uma coligação contra a Babilónia, aliando-se ao Egito. Nabucodonosor depõe Joaquim e Sedecias revolta-se, obrigando o rei da Babilónia a tomar Jerusalém, destruindo-a e incendiando o seu templo.

Quantas vezes Jesus limpou o templo?

Porém, a maioria dos especialistas no novo testamento acreditam que Jesus purifica o templo duas vezes, com cerca de três anos de intervalo. Percebemos que no contexto narrado por Marcos, Jesus purificou o templo na páscoa antes de ser crucificado.

Quantas vezes o Templo de Jerusalém foi destruído e reconstruído?

O primeiro foi construído pelo Rei Salomão, e que anos mais tarde seria destruído pelo Babilônicos. Depois, Herodes, o Grande, construiu o Segundo Templo, mais ou menos na época de Jesus, no primeiro século. Esse templo foi destruído pelos Romanos e desde então, nunca mais foi construído.

O que significa pedra preciosa na Bíblia?

No Velho Testamento, as doze diferentes pedras preciosas eram usadas para simbolizar as doze tribos de Israel. No Novo Testamento, essas pedras eram simbolicamente utilizadas para descrever como a nova cidade de Jerusalém seria construída.

Qual foi o Exército que destruiu Jerusalém?

As tropas romanas do general Tito tomam a cidade de Jerusalém. Em 8 de setembro de 70, o Templo é incendiado e os habitantes são deportados como escravos. O Templo, construído por Salomão em 970 a.

Quantas vezes Babilônia invadiu Jerusalém?

Cercado durante alguns meses, Nabucodonosor II resolveu apoderar-se de Jerusalém pela terceira vez, dando origem à terceira e última deportação de judeus para a Babilónia (586).

Como o Exército atacou Jerusalém?

Foi a investida de 70 mil soldados, no ano 70 d.C., para conter uma rebelião dos judeus contra a autoridade de Roma. Ao encarar as muralhas de Jerusalém, atrás das quais milhares de revoltosos se refugiaram, os romanos, liderados pelo general Tito, viram que a batalha seria dura, mesmo atacando com quatro legiões.

O que significa Marcos 14?

Marcos 14 é o décimo-quarto capítulo do Evangelho de Marcos no Novo Testamento da Bíblia. Ele contém a unção de Jesus, a Última Ceia, Jesus profetizando que seria traído e de que Pedro o negaria por três vezes.

O que diz em Marcos 13?

13 E sereis aodiados por todos por causa do meu nome; mas quem bperseverar até o fim, esse será salvo. 14 Ora, quando vós virdes a aabominação da desolação, que foi predita pelo profeta Daniel, estando onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judeia fujam para os montes.

Por que os muros de Jerusalém foram destruídos Neemias?

Neemias não se intimidou com a aparente destruição de Jerusalém, porque tinha uma visão de uma cidade reconstruída e sonhava com o cumprimento das profecias do Senhor com relação a Israel. Temos que aprender com Neemias a levantar nossa vida das ruínas, principalmente pagando um preço por meio da oração e do jejum.

Porque o povo foi levado cativo?

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

Artigo anterior
Pode tomar leite com a bactéria H. pylori?
Artigo seguinte
Para que serve Vick no pé?