O que é uma nutrição parenteral?

Perguntado por: Júlia Araújo de Assunção  |  Última atualização: 22. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

Nutrição parenteral se refere a nutrição feita por uma via diferente da gastro-intestinal. A nutrição parenteral pode servir para complementar ou para substituir completamente a alimentação normal, pela via enteral.

Qual é o conceito de nutrição parenteral?

A nutrição parenteral é, por definição, administrada por via intravenosa. A nutrição parenteral parcial fornece somente parte das necessidades nutricionais diárias, suplementando a ingestão oral. Muitos pacientes hospitalizados recebem glicose ou soluções de aminoácidos por esse método.

Quais são os tipos de nutrição parenteral?

Quais são os tipos de nutrição parenteral? Existem basicamente dois tipos: a nutrição parenteral total (NPT) e a nutrição parenteral periférica (NPP).

Qual a diferença entre a nutrição enteral e parenteral?

A maior diferença está na forma como é ministrada a fórmula nutricional no paciente. Enquanto que na nutrição enteral ele irá receber os nutrientes através de uma sonda que estará ligada ao estômago ou intestino dele, na nutrição parenteral ele irá receber esses nutrientes diretamente no sangue.

Para que serve a dieta parenteral?

Via parenteral é a via de administração de medicamentos através de injeção. Esse é um dos principais formatos para medicar pacientes, oposto à via enteral. Estudando cada nomenclatura, fica fácil compreender seu funcionamento, porque ambos os nomes vêm da palavra grega enteron, que se refere ao intestino.

SBNPE CAST #2 - Nutrição parenteral personalizada para o seu paciente

20 questões relacionadas encontradas

Para quem é indicado a nutrição parenteral?

Quais são as indicações para terapia de nutrição parenteral? De modo geral, a nutrição parenteral é indicada para pacientes que não conseguem ingerir/absorver mais de 60% das necessidades nutricionais por via oral ou enteral.

Quais são os cuidados de enfermagem com a nutrição parenteral?

A seguir, confira os 5 principais:
  1. Avaliar os indicadores de risco. ...
  2. Realizar uma avaliação em nutrição. ...
  3. Controlar a aceitação do método. ...
  4. Observar e prevenir complicações. ...
  5. Manter a funcionalidade do cateter.

Quais as 3 vias de alimentação?

Orientações para a escolha do acesso à dieta
  • 1- Via oral: ...
  • 2- Via enteral: ...
  • 3- Via parenteral:

Quais são as complicações de nutrição parenteral?

Quais são as complicações da alimentação parenteral?
  • Infecção de corrente sanguínea. ...
  • Hiperglicemia. ...
  • Síndrome de Realimentação. ...
  • Hipertrigliceridemia. ...
  • Sobrecarga de volume. ...
  • Disfunções do metabolismo ósseo.

Quais são as sondas parenteral?

Há 5 tipos de sondas de alimentação:
  • Sonda nasogástrica (sonda NG). Uma sonda NG é inserida dentro do estômago através do nariz. ...
  • Sonda nasojejunal (sonda NJ). ...
  • Sonda de gastrostomia (sonda G). ...
  • Sonda de gastrostomia-jejunostomia (sonda GJ). ...
  • Sonda de jejunostomia (sonda J).

Qual a temperatura da nutrição parenteral?

A temperatura de transporte não deve exceder 20°C. O tempo de transporte não deve exceder 12 horas. O Armazenamento que antecede a admi- nistração da nutrição parenteral deve ser feito em refrigerador exclusivo para medicamentos e sua temperatura deve estar entre + 2°C a +8°C.

Quais as desvantagens da nutrição parenteral?

As complicações relacionadas ao cateter incluem infecção, oclusão, trombose da veia central, embolia pulmonar e sepse.

O que significa a sigla NPP?

A nutrição parenteral periférica (NPP) permite a administração de soluções completas em nutrientes através de cateter mais fino instalado em veias periféricas.

Onde fica a via parenteral?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.

Quanto tempo dura a dieta parenteral?

Também não há período máximo para a dieta. Pacientes em coma de 3 ou 4 meses muitas vezes recebem a dieta parenteral. Não existe limite de tempo, mas sim indicações que podem ir de dias, semanas ou alguns meses, dependendo da limitação via oral do paciente, seja por motivos obstrutivos, neurológicos ou outros.

Qual a validade da nutrição parenteral?

A nutrição parenteral individualizada é um produto extemporâneo, portanto, ela tem validade de 24h até o momento da instalação para administração, sendo administrada em mais 24h, isso totaliza 48h de validade total.

Porque a nutrição parenteral deve ser administrada em via exclusiva?

A via de acesso para a NPT deve ser exclusiva pelo risco de incompatibilidade físico -química com outras substâncias.

Quando suspender a nutrição parenteral?

Em quais situações devemos suspender completamente a nutrição parenteral? Quando você tem uma insuficiência hepática já com sangramento incontrolável.

Quais são os 4 tipos de sondas?

Nasoentérica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no intestino. Nasogástrica: introduzida pelo nariz e que fica localizada no estômago do paciente. Orogástrica: introduzida através da cavidade oral e que fica localizada no estômago (1). Sonda localizada na porção duodenal ou jejunal do intestino.

O que é alimentação em bolus?

Método de Administração em “bolus”

Utiliza-se, para isso, uma seringa que irá injetar lentamente o alimento, utilizando a força da gravidade sobre o êmbolo ou aplicando uma pressão levemente sobre ele. A seringa deve manter-se conectada ao equipo ou diretamente à sonda acima da cabeça do paciente.

Qual é o nome da sonda de alimentação?

A sonda nasogástrica e a sonda nasoduodenal geralmente podem ser inseridas enquanto a pessoa está acordada. A sonda é lubrificada e inserida no nariz e passa pela garganta.

Qual a função do técnico de enfermagem na nutrição parenteral?

A enfermagem possui papel preponderante no controle da Nutrição Parenteral e Enteral, desde a manutenção e controle da via escolhida, o volume administrado e até as mais variadas reações que o paciente possa apresentar durante esta terapêutica.

Qual o papel do técnico de enfermagem na nutrição parenteral?

Compete ao Enfermeiro:

c) Assegurar a manutenção e permeabilidade da via de administração da Nutrição Parenteral. d) Receber a solução parenteral da farmácia e assegurar a sua conservação até a completa administração. e) Proceder à inspeção visual da solução parenteral antes de sua infusão.

Deve trocar o equipo de nutrição parenteral a cada?

- A cada 96 horas para equipos de sistema fechado de monitorização hemodinâmica e pressão arterial invasiva; - A cada 24 horas para equipos para infusão intermitente; - A cada 24 horas ou a cada bolsa infundida para equipos de nutrição parenteral (com ou sem lipídios); - A cada 12 horas para bolsas de emulsões ...

O que é uma via parental?

1 — Conceituação: Em sentido amplo, via parenteral refere-se ao modo de administração de drogras, inclusive alimentos, por qual- quer via que não seja a oral ou intestinal.

Artigo anterior
O que fazer para relaxar os musculos depois da academia?
Artigo seguinte
Qual a melhor plataforma de fretes?