Onde fica a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal?
Perguntado por: Edgar Esteves de Maia | Última atualização: 20. Januar 2022Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)
Nesta questão, a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal é a letra D - “Compareceram todos atrasados à reunião”. Nesta frase, existem dois núcleos no predicado, um núcleo verbal que é o verbo de ação “compareceram” e um núcleo nominal que é o predicativo do sujeito “atrasados”.
Em que aparece um predicado verbo-nominal?
Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.
O que é predicado verbo-nominal e exemplos?
c) Predicado verbo-nominal: é aquele cujos núcleos são um verbo nocional + um nome (esse nome será predicativo do sujeito ou do objeto). Exemplo: – Os jogadores andam pelo gramado cabisbaixos. cabisbaixos: adjetivo, predicativo do sujeito e núcleo do predicado verbo-nominal.
Como transcrever o predicado?
- Verbo Transitivo + Objeto + Predicativo do Sujeito. Exemplo: A filha chegou triste em casa. Sujeito: a aluna. ...
- Verbo Transitivo + Objeto + Predicativo do Objeto. Exemplo: Marina viu o pai satisfeito. Sujeito: Marina. ...
- Verbo Intransitivo + Predicativo do Sujeito.
Qual o predicado das orações?
O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que traz informações sobre o sujeito, podendo ser classificado como: verbal, nominal ou verbo-nominal. ... O predicado é a parte da oração em que há verbo, portanto, não existe predicado que não possua verbo ou locução verbal.
O que é Predicado VERBO-NOMINAL?
Qual o predicado da frase ela anda feliz?
Predicado Nominal
Indica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação (verbo que indica estado) e o predicativo do sujeito (complementa o sujeito atribuindo-lhe uma qualidade). Há somente um núcleo, caracterizado por um nome (substantivo ou adjetivo), por exemplo: Alan está feliz.
Como achar o predicado na frase?
- Para identificar o predicado é bastante simples, afinal, ele é tudo que não é sujeito. ...
- O predicado pode ser classificado de duas formas:
- Predicado verbal: quando há presença de verbo transitivo direto ou indireto, que sempre indiquem AÇÃO.
- Predicado nominal: quando há presença de um verbo de ligação.
O que é pronome predicado?
Predicado: é o termo da oração que, a partir de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. ... Permutação: quando o núcleo do sujeito é um substantivo, pode ser permutado pelos pronomes ele, ela, eles, elas.
Quais são os tipos de predicados?
Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.
O que é uma frase verbo-nominal?
O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). ... Ao mesmo tempo que esse tipo de predicado indica a ação do sujeito, ele informa sua qualidade ou estado.
Quais são os verbo-nominal?
As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
O que é frase nominal e exemplos?
Frase Nominal: é a frase construída sem verbos. Exemplos: Fogo! Cuidado!
Como identificar o sujeito e predicado?
O sujeito é o termo de uma frase que sofre uma determinada ação. O predicado é todo termo da frase que faz referência ao sujeito. Uma oração completa é formada por sujeito e predicado. Os sujeitos podem ser classificados em determinados (simples, composto ou oculto).
Como identificar o sujeito?
Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.
Quando a oração e sem sujeito?
A oração sem sujeito é aquela que apresenta verbos impessoais, os quais não se referem a uma pessoa do discurso. ... Nem sempre, pois existem orações que não admitem sujeito, pois são construídas com verbos impessoais, os quais não se referem a uma pessoa do discurso.
Como separar sujeito e predicado?
Na ordem direta: o sujeito aparece antes do predicado. brincavam despreocupadas. Na Ordem Inversa: o sujeito aparece depois do predicado.
Quais são os 7 verbos de estado?
- Estado Permanente: ser, viver. Exemplos: Crispim vive triste. ...
- Estado Mutatório: virar, torna-se, ficar, fazer. Exemplos: Damiana fez suco de maracujá. ...
- Estado de continuidade: continuar, permanecer. Exemplos: ...
- Estado transitório: achar-se, estar, andar, encontrar-se. Exemplos:
Em qual frase o verbo e de ligação em qual é o núcleo do predicado?
Verbos de ligação são verbos que indicam um estado, ligando uma característica ao sujeito. Não indicam uma ação realizada e não atuam como o núcleo do predicado nominal: estar, parecer, ficar, tornar-se, continuar, andar e permanecer. Frase com predicado nominal: Pedro é feliz.
Qual o predicado os alunos?
Por exemplo: Os alunos saíram da aula alegres. O predicado é verbo-nominal porque seus núcleos são um verbo (saíram - verbo intransitivo), que indica uma ação praticada pelo sujeito, e um predicativo do sujeito (alegres), que indica o estado do sujeito no momento em que se desenvolve o processo verbal.
Como identificar uma frase nominal?
Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição, sendo assim formada maioritariamente por nomes: substantivos, adjetivos e advérbios.
O que é frase declarativa exemplos?
As frases declarativas representam a constatação de um fato pelo emissor. Levam ponto final e podem ser afirmativas ou negativas. Declarativas afirmativas: O documento foi enviado ontem.
Quais são os núcleos de um predicado verbo-nominal?
No predicado verbo-nominal existem dois núcleos: o verbo (predicado verbal) e o predicativo (predicado nominal). O núcleo nominal pode ser representado pelo predicativo do sujeito (nervosos), como vimos nos exemplos anteriores, ou pode ser representado pelo predicativo do objeto.
O que é verbo intransitivo e exemplos?
O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr.
Qual o intervalo de descanso entre uma jornada de trabalho?
O que é preciso para abrir uma empresa online?