Onde é usado o gráfico de setores?

Perguntado por: Helena Araújo Nogueira  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (69 avaliações)

O gráfico de setores é uma importante ferramenta usada para a análise de dados obtidos, por exemplo, em uma pesquisa. Esse gráfico consiste em representar informações na forma de setor circular. Para tanto, basta considerar que 100% dos dados equivalem a um setor circular de 360°.

Para que é usado o gráfico?

Gráfico é uma representação geométrica de um conjunto de dados usada para facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto. Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas de forma ágil.

Onde usar cada tipo de gráfico?

  • ASSISTA: Como escolher o gráfico certo para seus dados.
  • Use um gráfico de barras ou colunas para comparar valores independentes.
  • Use um gráfico de bolhas para comparar valores independentes com valores atípicos claros.
  • Use um gráfico de setores para comparar partes de um todo (composição)

O que são gráficos de setores e para que eles são preferencialmente utilizados?

O gráfico de setores, também conhecido como “gráfico de pizza”, é utilizado, em geral, para representar partes de um todo. Um gráfico circular ou setograma é representado através de um círculo dividido em setores circulares, sendo as suas áreas diretamente proporcionais às frequências correspondentes.

O que é gráfico por setores?

Gráfico de setores ou gráfico circular, como é tradicionalmente chamado gráfico de pizza é um diagrama circular em que os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas medidas dos ângulos (1% no gráfico de setor equivale a 3,6º).

Gráfico de Setores - Professora Angela

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de gráficos?

Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.
  • Gráficos de coluna.
  • Gráficos em barra.
  • Gráficos em pizza.
  • Gráficos em linhas.
  • Gráfico de áreas.
  • Gráfico em rede.

O que é um gráfico de colunas?

Os gráficos de colunas são úteis para mostrar alterações de dados durante um período ou para ilustrar a comparação entre itens. Nos gráficos de colunas, as categorias são geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.

Como explicar um gráfico?

3 dicas para ler e interpretar gráficos
  1. Confira se as informações do gráfico batem com as do enunciado do exercício. ...
  2. Entenda qual tipo de informação está destacada no eixo vertical e qual está no eixo horizontal. ...
  3. Interprete com calma, pois geralmente as questões são contextualizadas.

O que é descrever o gráfico?

4 passos para descrever gráficos
  1. Tipo de gráfico. É um gráfico de barras? De colunas? ...
  2. Tipo de dado. Qual tipo de dado é apresentado no gráfico? ...
  3. Propósito do gráfico. Qual o propósito do gráfico no contexto em que está inserido? ...
  4. Link para os dados na íntegra. Não inclua link na descrição da imagem.

Quais são os principais elementos de um gráfico?

Existem vários tipos de gráficos e os mais utilizados são os de colunas, os de linhas e os circulares. Os principais elementos são: números, título, fonte, nota e chamada.

Onde mais se utiliza 5 exemplos os gráficos?

Os tipos de gráficos incluem as diversas formas de representar algumas informações e dados, sendo que os mais importantes são: coluna, linha, pizza e área. Compreender os gráficos hoje em dia é uma tarefa essencial, pois eles estão muito presentes em nosso cotidiano, seja nos jornais, revistas, internet, etc.

Quando devemos usar um gráfico de colunas ou de barras?

O gráfico de colunas, também chamado de gráfico de barra, são usados na comparação dos quantitativos em setores, espaços de tempo ou lugares. Os dados são colocados na posição vertical e as categorias qualitativas na horizontal. Serve para informações simples e valores em duração (crescente ou decrescente).

Quais são os tipos de gráficos utilizados na estatística?

Tipos de gráficos

Em estatística é muito comum a utilização de diagramas para representar dados, diagramas são gráficos construídos em duas dimensões, isto é, no plano. Existem vários modos de representá-los, as principais são: gráfico de pontos, gráfico de linha, gráfico de barra, gráfico de coluna e gráfico de setor.

Para que serve o gráfico de linha?

Um gráfico de linhas exibe uma série como um conjunto de pontos conectado por uma linha em um relatório paginado. As linhas de gráfico são usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo contínuo.

Para que serve um gráfico de barras?

Um gráfico de barras é uma forma de resumir um conjunto de dados categóricos. Ele mostra os dados utilizando um número de barras de mesma largura, cada uma delas representando uma categoria particular.

Como descrever um gráfico de linhas?

Gráficos de linhas mostram tendências ou alterações ao longo do tempo exibindo uma série de pontos de dados conectados por segmentos de linha reta. Você pode exibir um único campo de dados como várias linhas com base em diferentes categorias por meio de Cor por campo.

Como descrever gráficos em TCC?

Por exemplo, um gráfico precisa ser incluído em um ponto do texto que seja o mais próximo possível do ponto em que você se referenciou a ele. Todo gráfico, assim como toda figura, precisa de um título. Esse título deve vir precedido de “Figura (número em algarismo arábico ou romano).”

Como fazer um resumo gráfico?

Um resumo gráfico é uma imagem autoexplicativa sobre a pesquisa realizada. É uma imagem única, concisa e que mostre as principais conclusões da pesquisa. Recomenda-se criar uma figura especialmente para este fim, que capture o conteúdo da pesquisa para os leitores em um único relance.

Como interpretar um gráfico de uma função?

Com a > 0 o gráfico será crescente. Com a < 0 o gráfico será decrescente. O ângulo α formado com a reta e com o eixo x será agudo (menor que 90°) quando a > 0. O ângulo α formado com reta e com o eixo x será obtuso (maior que 90º) quando a < 0.

Para que serve o gráfico informativo?

Os gráficos estão presentes em jornais, revistas, folhetos informativos, entre outros meios de comunicação. Eles são utilizados para demonstrar de forma mais fácil uma situação envolvendo números.

Quais são os tipos de função?

Tipos de funções
  • Função sobrejetora. Na função sobrejetora o contradomínio é igual ao conjunto imagem. ...
  • Função injetora. ...
  • Função bijetora. ...
  • Função inversa. ...
  • Função composta. ...
  • Função modular. ...
  • Função afim. ...
  • Função linear.

Quais os tipos de funções mais comuns?

Mostraremos agora o gráfico e a fórmula geral de cada uma das funções listadas acima:
  • 1 - Função constante.
  • 2 – Função Par.
  • 3 – Função ímpar.
  • 5 – Função Linear.
  • 6 – Função crescente.
  • 7 – Função decrescente.
  • 8 – Função quadrática ou polinomial do segundo grau.
  • 9 – Função modular.

Qual o objetivo do gráfico estatístico?

Os gráficos estatísticos são utilizados como uma forma de linguagem universal voltada para apresentação de dados para descrever informações, com o objetivo de produzir uma impressão mais rápida e viva do assunto em questão.

Qual tipo de gráfico é utilizado para comparar dados?

Gráfico de barras

Também conhecido como gráfico de coluna, desde suas primeiras versões é um dos tipos de gráfico mais utilizados; para comparar dados ou expor um desenvolvimento crescente ou decrescente. Ele apresenta colunas em tamanhos proporcionais aos valores que as representam.

Artigo anterior
O que é bom para acabar com a diverticulite?
Artigo seguinte
Como calcular a capacidade de um transformador?