Onde é produzida a Citocinina?

Perguntado por: Filipe Hélder Mota Carneiro  |  Última atualização: 22. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (68 avaliações)

Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular, desse modo, pelo seu desenvolvimento como um todo. Esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento.

Onde é produzida a auxina?

As auxinas são produzidas em maior quantidade no meristema apical do caule, frutos em desenvolvimento, sementes e folhas jovens. Elas são hormônios vegetais naturais, mas já existem auxinas que são produzidas em laboratório.

Onde são produzidas e como são transportadas as citocininas?

As citocininas são produzidas nas raízes e transportadas através do xilema para todas as partes da planta. Embriões e frutos também produzem as citocininas.

Como ocorre a citocinina?

“Hoje, se quiser produzir quilos de citocinina, teria que germinar brotos de alguma planta, pegar milhares deles e extrair para só depois aplicar.

O que é citocinina em plantas?

Outro hormônio relacionado ao processo de transporte de solutos na planta, especificamente o transporte de carboidratos, é a citocinina. Esse hormônio vegetal é o responsável pelo estabelecimento de drenos na planta, através da ativação de enzimas do metabolismo de carboidratos.

Aula 19 - Citocininas

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais efeitos das citocininas nas plantas?

As citocininas são hormônios vegetais que retardam o envelhecimento, atuam na germinação de sementes e, com a auxina, estimulam a divisão celular. ... São distribuídas pela planta, das raízes até os brotos, pelo xilema.

Qual é a função da giberelina?

O hormônio em questão atua principalmente no crescimento do caule e das folhas dos vegetais, regulando sua altura, sendo também importante no desenvolvimento dos frutos, na floração e no retardamento do envelhecimento dos tecidos vegetais. ...

Qual a principal função da Citocinina?

As citocininas (CKs), são compostos hormonais que são sintetizadas majoritariamente em meristemas apicais radiculares e transportadas via xilema para a parte aérea. Esse hormônio tem papel fundamental no controle das etapas da divisão celular nos tecidos vegetais e na quebra de dormência de gemas axilares.

Como a Citocinina foi descoberta?

A descoberta das citocininas ocorreu por meio de pesquisas que investigavam os fatores envolvidos no crescimento e desenvolvimento de células e tecidos isolados em tubos de ensaio, processo chamado de cultura de tecidos ou cultivo in vitro.

O que acontece quando a folha fica Senescente Qual o papel da Citocinina nesse processo?

As citocininas atuam promovendo a divisão celular, atrasando a senescência foliar e quebrando a dominância apical.

Quais as características da super produção de citocininas?

As características das plantas transgênicas com superprodução de citocininas são mais folhas, nas folhas níveis mais altos de clorofila e mais verdes, senescência retardada, dominância apical reduzida, entrenós mais curtos, enraizamento reduzido assim como a taxa de crescimento da raiz (TAIZ e ZEIGER, 2009).

Onde se encontra o etileno?

O gás etileno é produzido em vários tecidos vegetais, e sua síntese está relacionada com a resposta a algum fator estressante. Esse hormônio é produzido especialmente em locais que sofrem o processo de envelhecimento ou amadurecimento.

Onde é produzido o ácido abscísico?

O ácido abscísico é produzido principalmente em folhas maduras, sobretudo em resposta ao estresse hídrico, e também em sementes, sendo transportado tanto pelo floema como pelo xilema, mas é mais abundante no floema.

Quais são os tipos de auxina?

  • Cinco auxinas (endógenas) de ocorrência natural em plantas incluem os ácidos indolacético, cloroindolacético, fenilacético, indolbutírico e indolpropiônico. ...
  • Análogos de auxina sintética incluem ácido 1-naftalenacético, ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D), e muitos outros.

Em quais estruturas da planta ocorre a produção de auxinas em qual parte ocorre maior concentração de auxinas?

Características da Auxinas

A maior produção de auxinas ocorre no meristema apical do caule, nas folhas jovens, nos frutos em desenvolvimento e em sementes. Do mesmo modo que as auxinas, as giberelinas, também hormônios vegetais, controlam vários aspectos do crescimento e desenvolvimento das plantas.

Que hormônio vegetal tem participação no crescimento da planta onde é produzido?

As giberelinas são produzidas em meristemas apicais do caule e raiz, em folhas jovens, no embrião da semente e nos frutos. A classe das giberelinas controlam vários aspectos do crescimento e desenvolvimento das plantas. Elas atuam no alongamento do caule, no crescimento de raízes e frutos e na germinação de sementes.

Como é regulado os níveis endógenos das citocininas?

A superexpressão de genes da oxidase da citocinina, de Arabidopsis em fumo, causa uma redução nos níveis da citocinina endógena e, consequentemente, um grande retardo do desenvolvimento, devido à redução na taxa de proliferação celular no meristema apical da parte aérea.

O que acontece quando a folha fica Senescente?

Senescência é um termo que se aplica aos processos que acompanham o envelhecimento e morte de uma planta ou de uma parte dela. ... A maior parte dos nutrientes formados na folha foram removidos para outras partes da planta, principalmente para as raízes, onde ficam armazenados.

Quais as principais citocininas naturais e sintéticas?

As principais naturais são a trans-zeatina, dihidrozeatina e a Isopentenil-adenina, e as sintética são a cenetina e BAP. A característica comum às citocininas são: possuir uma cadeia lateral ligada ao N-6 da adenina e todas as citocininas naturais são derivadas da adenina.

Qual a principal ação das Auxinas?

As auxinas são hormônios vegetais produzidos pelas células meristemáticas, principalmente no ápice do caule. ... Existem vários tipos de auxina, mas o principal é o ácido indolacético (AIA), produzido naturalmente. Muitas auxinas são sintetizadas industrialmente.

Qual a função dos hormônios vegetais?

Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.

Quais os principais efeitos das giberelinas nos frutos?

As giberelinas são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas e possuem diversas funções, como alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes.

Qual é a função da ácido abscísico?

O ácido abscísico é um hormônio encontrado em briófitas (com exceção das hepáticas), pteridófitas, vegetais superiores e fungos. Ele atua no retardamento do crescimento e desenvolvimento desses organismos.

Como ocorre o transporte das giberelinas?

Apesar de a produção ocorrer no mesmo local, o transporte da giberelina é o inverso da auxina, ele é apolar, ou seja, ocorre sem a polarização. Ela é transportada pelo floema do ápice até a base. A ação das giberelinas é sobre o caule, promovendo o seu alongamento.

O que acontece quando se retira a gema apical de uma planta?

A remoção da gema apical provoca a brotação das gemas basais, o que evidencia esse tipo de inibição correlativa, observada, por exemplo, quando se efetuam podas ou a decapitação de uma planta. ... A retirada da gema apical resulta na interrupção do transporte de auxinas, promovendo a brotação das gemas laterais.

Artigo anterior
O que é um número ímpar consecutivo?
Artigo seguinte
Quanto custa a mensalidade do curso de enfermagem?