Onde é a dor da trombose?

Perguntado por: Violeta Luciana Macedo Jesus Fernandes  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (2 avaliações)

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

Como é a dor de trombose?

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

Onde se localiza a dor de trombose?

6 sinais de trombose na perna
  • A região afetada pode mudar de cor, ficando azulada ou avermelhada;
  • Dor principalmente na panturrilha, mas se espalhando para o tornozelo e o pé, pode incomodar;
  • A perna pode inchar em diferentes graus;
  • Sensação de queimação e peso constantes nas pernas;

Qual é o sintoma de trombose na perna?

Dor; Edema (inchaço); Vermelhidão na pele; Cianose quando há um edema mais acentuado (coloração azul arroxeada);

Como saber se é trombose ou dor muscular?

Deve-se suspeitar de uma trombose quando há dor na perna e essa fica inchada e dura. A trombose ocorre quando um trombo entope uma das veias das pernas, bloqueando a circulação a partir desse local. Veja como identificar uma trombose venosa profunda.

Você e o Doutor: conheça as causas e sintomas da trombose

29 questões relacionadas encontradas

Quando suspeitar de trombose?

A trombose não apresenta sintomas

“Os principais sintomas são dor, inchaço e sensação de peso nas pernas”, diz Francisco Osse. Algumas pessoas notam alterações na coloração da área afetada, que pode ficar mais arroxeada ou avermelhada.

Qual exame é feito para saber se tem trombose?

"O diagnóstico da trombose depende da história do indivíduo, na qual seus fatores de risco são evidenciados, da avaliação clínica e dos resultados de exames diagnósticos. O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

Que remédio caseiro é bom para trombose?

Um ótimo remédio caseiro para trombose é o chá de ginkgo pois esta planta medicinal possui propriedades estimulantes da circulação sanguínea e anti-trombóticas. Esse tratamento caseiro não substitui o tratamento medicamentoso quando for prescrito pelo médico.

O que é bom para diminuir a dor da perna com trombose?

Se for a venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios que facilitam o retorno do sangue para o coração. “Para a arterial, receitamos aspirina a fim de dificultar a formação de trombos, medicações que baixam o colesterol e vasodilatadores”, informa Burihan.

O que fazer em caso de trombose na perna?

A trombose tem cura, e o seu tratamento é orientado pelo clínico geral ou cirurgião vascular após identificação dos sintomas e confirmação do diagnóstico, e pode ser feito com remédios anticoagulantes, nos casos mais leves, ou com trombolíticos e/ou cirurgia, nos casos mais graves.

Como se inicia uma trombose?

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

Quais os sintomas de coágulos?

De forma geral, “o coágulo, que chamamos tecnicamente de trombose, obstrui o fluxo sanguíneo. Então, a pessoa terá sintomas no local onde aconteceu. Esses sintomas são secundários ao acúmulo de sangue naquele órgão, naquela parte do corpo, seja inchaço, vermelhidão e dor.

Quanto tempo a trombose se manifesta?

Esse tempo pode ser de 3 até 24 meses.

O que significa ter dor na perna esquerda?

A dor nas pernas pode acontecer devido à má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.

Porque dói a veia da perna?

A dor na perna de causa vascular pode ter basicamente duas razões: circulação arterial deficiente ou um problema no retorno do sangue venoso. As artérias são responsáveis por transportar o sangue para fora do coração e distribuí-lo pelo corpo até a ponta dos dedos dos pés.

Como é a dor de varizes?

“A dor nas pernas causada pelas varizes é considerada inespecífica. Muitas vezes, pode ser descrita como sensação de peso ou cansaço excessivo nas pernas, queimação, dormência e câimbras”, afirma o angiologista Jayme Ramos. A intensidade desse sintoma deverá variar conforme a gravidade da doença.

Pode massagear a perna com trombose?

Paciente com trombose venosa profunda recente não deve realizar massagem na perna acometida pelo risco de desprendimento de parte do trombo e migração do mesmo para outros órgãos como o pulmão.

Como massagear pernas com trombose?

“É proibido qualquer tipo de massagem nas pernas se existe suspeita de trombose. Nesse caso, o melhor a fazer é procurar um médico urgente”, afirma. Segundo a especialista, quando a dor muscular é na perna, meias esportivas de compressão podem ser utilizadas, desde que orientadas pelo angiologista.

Como dormir quem tem trombose?

As principais recomendações para quem teve trombose são: uso de meias elásticas, evitar permanecer longos períodos em pé ou sentado, praticar atividade física (conforme liberação do vascular), sempre que possível dormir com as pernas ligeiramente elevadas e usar de sapatos confortáveis.

O que não pode comer quando está com trombose?

O ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K, pois ela altera o sistema de coagulação, portanto, vegetais verdes escuros e miúdos devem ser consumidos com cautela. Os industrializados, sal e embutidos também devem ser evitados, pois são ricos em sódio e comprometem a saúde da circulação sanguínea.

Qual o melhor chá para evitar trombose?

Bem Viver: Dicas de chás para prevenir a Trombose
  • Chá de Hamamélis: contra hemorróidas e distúrbios venosos. ...
  • Misturinha: Cavalinha + Hamamélis + Camomila: combate inchaço das mãos e dos pés. ...
  • Chá de Ginkgo biloba: Melhora a oxigenação do cérebro. ...
  • Chá de Dente de Leão.
  • Chá de capim-limão.

Como desmanchar coágulo de sangue na perna?

O tratamento é realizado com o uso de medicamentos anticoagulantes, que ajudam a desfazer os coágulos e impedir sua formação. Por serem medicamentos que interferem no processo de coagulação sanguínea, devem ser utilizados sob prescrição médica, dentro do ambiente hospitalar.

Como saber se a trombose está piorando?

Sinais claros podem indicar o desenvolvimento de coágulos sanguíneos (trombose): Uma dor diferente da dor da cirurgia. Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando)

Quanto tempo dura a fase aguda da trombose?

A trombose é considerada aguda quando o tempo entre a formação do coágulo e o diagnóstico não ultrapassa 2 semanas. A partir da 3ª semana passa a ser considerada subaguda/crônica.

Como saber se uma veia da perna estourou?

Quais são os sintomas das varizes estouradas?
  1. hemorragia, caracterizada por sangramento grande, que pode ser entendido como uma complicação das varizes;
  2. hematomas ao redor, que podem ser azuis, roxos ou vermelhos;
  3. dor na região.

Artigo anterior
Onde descartar óleo de motor usado?
Artigo seguinte
Qual a carga horária máxima do professor?