Quais multas vão para o dono do veículo?

Perguntado por: Isabela Amorim  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (68 avaliações)

Simples: a pontuação irá para o condutor, pois esta infração é de sua responsabilidade. Todavia, o pagamento da multa (que também é uma penalidade) SEMPRE será de responsabilidade do proprietário do veículo, conforme preceitua o art. 1º da Resolução n 108 do CONTRAN, cito: Art.

Quais as infrações de responsabilidade do proprietário do veículo?

Conduzir veículo com a cor ou característica alterada; Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório; Portar no veículo placas em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo Contran; Deixar de atualizar o cadastro de registro do veículo ou de habilitação do condutor.

Quais são as multas que não podem ser transferidas?

Há alguma multa que não pode ser transferida? Sim. Não podem ser transferidas as multas em que o condutor foi abordado e autuado em flagrante, sendo identificado no momento da infração pelo agente. Nesses casos, não é possível indicar condutor nem passar os pontos referentes à multa para outra pessoa habilitada.

Quando a multa é do proprietário?

O Pagamento da MULTA sempre será no nome do PROPRIETÁRIO. Muitos proprietários abarrotam os escaninhos da administração púbica indignados (sem razão), diante do fato de que, mesmo depois de terem indicado o condutor infrator regularmente, ainda receberem a notificação para pagamento de multa.

Para quem vai a multa quando o proprietário não habilitado?

Quando o proprietário do veículo também não é habilitado, ambos, o proprietário e o motorista, são multados com a chamada multa para condutor não habilitado, de mesmo valor que a multa anteriormente citada, e o veículo é retido da mesma forma.

Condutor ou Proprietário, para quem vai a pontuação da multa? #DesafioLegTransito

21 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando o dono do veículo não tem habilitação?

A aquisição de um veículo, legalmente, não possui qualquer impedimento para uma pessoa física sem carteira nacional de habilitação. Ou seja, qualquer pessoa, mesmo um jovem menor de idade, desde que emancipado, pode adquirir um automóvel sem a necessidade de possuir uma CNH.

O que acontece se ninguém assumir a multa?

Multa. Suspensão do Direito de Dirigir. Cassação da Carteira Nacional de Habilitação. Cassação da Permissão para Dirigir.

O que fazer quando vem multa do antigo proprietário?

Comprei um veículo. Recebi uma multa do antigo proprietário e os pontos vieram direto para minha CNH, o que fazer?
  1. Primeiro prazo: data para indicar o condutor infrator e a apresentar defesa prévia (é a mesma data);
  2. Segundo prazo: Aguardar a notificação de imposição de penalidade (que é o boleto para pagamento da multa)

Quem pode recorrer da multa condutor ou o proprietário?

Todo condutor pode recorrer de uma multa de trânsito e, para isso, basta apresentar sua defesa ao órgão autuador da infração.

Como saber se a multa veio no meu nome?

O primeiro passo é, portanto, acessar o site do DETRAN do seu estado. Lá, consulte a situação do seu veículo e a sua também. Para fazer a consulta tenha em mãos os documentos do seu veículo (RENAVAM e a placa) e a sua carteira nacional de habilitação (número e dados do condutor).

É possível transferir um veículo com multa?

Não pagar uma multa de trânsito também pode impedir que um veículo seja vendido, já que é a ele que ficam vinculadas e não ao condutor. O não pagamento das multas impede a transferência do veículo de um condutor ao outro.

Quais multas precisam de abordagem?

Tipos mais comuns de infração

Em contrapartida, avançar o sinal vermelho do semáforo, fazer retorno em local proibido ou conduzir uma motocicleta sem capacete são exemplos de infrações que PODEM ser constatadas SEM que o agente fiscalizador precise abordar o condutor.

É possível transferir multa?

Em que casos a transferência é permitida? Transferir os pontos da multa só é possível quando a infração foi cometida por falha do motorista. Ou seja, multas por limite de velocidade ou por avanço do sinal vermelho são passíveis da indicação de real condutor infrator.

O que é infração de responsabilidade do proprietário do veículo intransferível?

Verificado que a conduta imputada à requerente - conduzir veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante - constitui infração à legislação de trânsito ligada à conformidade do veículo com as normas administrativas, cuja responsabilidade é atribuída ao proprietário, 'ex vi' do § 2º do art.

O que é a multa 50020?

50020 – Multa, por não identificação do condutor infrator, imposta à pessoa jurídica.

O que é a multa NIC?

A NIC é uma multa aplicada para uma pessoa jurídica que não identifica o condutor de um veículo de sua propriedade em tempo hábil, em caso de infração.

Quem pode fazer recurso de multa?

Conforme o texto, é parte legítima para apresentar defesa de autuação ou recurso em 1ª e 2ª instâncias contra a imposição de penalidade: o proprietário do veículo (pessoa física ou jurídica); o condutor devidamente identificado; o embarcador e o transportador responsável pela infração; e.

Quanto um advogado cobra para recorrer de multa de trânsito?

Segundo o artigo 17 da RESOLUÇÃO 363 DE 28 DE OUTUBRO DE 2010 DO CONTRAN. Custos por recursos especializados para multa até gravíssimas simples (que não causa suspensão de CNH): Recurso de Multa ( Leve, Média e Grave ) = R$ 60,00. Recurso de Multa ( Gravíssima que não suspende a CNH) = R$ 80,00.

Como pedir defesa de multa?

Você deve preencher o Formulário de Defesa da Autuação (Defesa Prévia) disponibilizado pelo DNIT e juntar a documentação solicitada. Formulário de Defesa datado e assinado. Cópia da CNH ou outro documento de identificação que comprove a assinatura que consta no Requerimento de Defesa.

Como recorrer de uma multa que eu não cometi?

Se ao verificar que a autuação foi feita pelo Detran. SP é possível recorrer da multa on-line pelo site do órgão. Nesse caso, clique aqui. Não é preciso comparecer pessoalmente a um posto de atendimento do órgão.

O que acontece se eu vender um carro com multa?

Se não fizer a transferência de propriedade, o veículo permanecerá em seu nome. Assim, se o comprador incorrer em multas de trânsito, para todos os efeitos elas serão responsabilidade do antigo dono, ou seja, do vendedor, já que o carro continuará no nome dele.

Como fazer para tirar um veículo do meu nome?

O primeiro passo é realizar a Comunicação de Venda junto ao Detran, logo que vender o veículo. Essa comunicação pode ser feita com a apresentação de uma cópia autenticada do Certificado de Registro do Veículo (CRV) assinado e datado, comprovando a negociação.

O que acontece se não identificar o condutor da multa pessoa jurídica?

De acordo com o órgão, caso o condutor não seja identificado pela empresa, além da multa original, a pessoa jurídica recebe a multa NIC (não indicação do condutor). Com base na nova medida, não será necessária a expedição de nova infração ou notificação para a aplicação da penalidade extra.

Como apresentar condutor depois do prazo?

Caso tenha perdido o prazo para indicar condutor responsável, você até ponte tentar argumentar com o órgão autuador, explicando em um recurso os motivos que o levaram a isso.

Como fazer transferência de multa pela Internet?

Acessar o novo portal do DSV com o login criado. Clicar em "Entrar no Sistema" Caso haja mais de um veículo cadastrado, clicar no Renavam do veículo desejado e na opção "Selecionar Veículo" Na lista de infrações, selecionar o item "Indicar Condutor Infrator"

Artigo anterior
O que é ética profissional quais comportamentos são considerados Anti-éticos dentro de uma organização como ser um profissional ético?
Artigo seguinte
Quais movimentos a gestante deve evitar?