Onde deve ser proposta a ação monitória?

Perguntado por: Sara Kyara Sá de Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

Como regra geral, a competência para ajuizar a ação monitória permanece sendo o foro do domicílio do Réu. Tratando-se de negócio jurídico, a ação poderá ser ajuizada no foro de eleição convencionado entre as partes e previsto expressamente em cláusula contratual (artigo 63 CPC/15).

Onde propor a ação monitória?

A Ação Monitória está sujeita à regra de competência geral do processo de conhecimento, devendo ser aplicado o artigo 94 do CPC , o qual estabelece ser competente o foro do domicílio do réu nas ações fundadas em direito pessoal. 2. O foro competente para a ação monitória de cheque prescrito é o do domicílio do devedor.

Onde a ação deve ser proposta?

A ação fundada em direito pessoal ou em direito real sobre bens móveis será proposta, em regra, no foro de domicílio do réu.

Como entrar com ação monitória no Juizado Especial?

Resta claro, que não há possibilidade de ingressar com ação monitória no Juizado Especial, levando em conta a finalidade do órgão e sua característica de procedimento especial.

Como é a citação na ação monitória?

Citação na ação monitória (artigo 700, parágrafo 7º do Novo CPC) O parágrafo 7º também representa uma inovação, admitindo, na ação monitória, a citação por qualquer dos meios permitidos para o procedimento comum, sendo que a súmula n.

O Passo a Passo da ação monitória

39 questões relacionadas encontradas

Qual o nome dado a defesa apresentada na ação monitória?

É a defesa do demandado na ação monitória. Não se fala em contestação, uma vez que o mandado de citação não o convida a defender-se. Sua convocação é feita visando compeli-lo a realizar, desde logo, o pagamento da dívida em prazo que lhe é liminarmente assinado.

O que é o documento escrito na ação monitória?

No Novo Código de Processo Civil, a Ação Monitória é um dos procedimentos especiais presentes do direito processual civil brasileiro. Seu objetivo é a formação (constituição) de um título executivo, por meio de algum documento escrito que não tem força executória de título executivo (extrajudicial ou judicial).

Quais as ações que podem ser propostas no Juizado Especial Cível?

Entre algumas das situações que podem ser levadas aos juizados especiais, estão:
  • Cobranças de condomínio;
  • Cobranças de honorários de profissionais liberais;
  • Danos a prédios;
  • Danos por acidentes de trânsito;
  • Ações de despejo para uso próprio;
  • Indenizações;
  • Execução de títulos (como cheques ou notas promissórias);

Como entrar com uma ação no Juizado Especial Cível?

Como ingressar com a ação

Para entrar com ação no JEC é preciso comparecer pessoalmente ao fórum, munido de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência, e das informações sobre o réu (CPF ou CNPJ e endereço).

Pode ação de cobrança no juizado especial?

AO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE

CABIMENTO: Cabe a ação de cobrança quando não existir um título executivo e for necessário o reconhecimento do direito (ação de conhecimento). Quando existir obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo a via adequada é a Ação de Execução - Art.

Como saber qual é o foro competente?

O foro competente será o da situação da coisa (forum rei sitae), de forma absoluta, para ação possessória imobiliária (art. 46, § 2º, do CPC: “A ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, cujo juízo tem competência absoluta”).

Onde deve ser proposta a ação de cobrança?

100, IV, d, do CPC, é competente o foro do lugar onde a obrigação deve ser satisfeita para a ação em que se lhe exigir o cumprimento, sendo esse lugar, em regra, o domicílio do devedor, mas cabendo ao credor a escolha do lugar.

Como saber a qual a vara competente?

Assim é que, em geral, estabelece o art. 94 do CPC que será competente o juízo localizado no foro do domicílio do réu. Outras regras de distribuição da competência por critérios territoriais devem ser levados em conta.

Quem pode ajuizar ação monitória?

700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de exigir do devedor capaz.

Qual o valor da causa na ação monitória?

O valor a ser atribuído à causa corresponderá ao da quantia, ao da coisa pretendida, ou da estimativa do proveito econômico perseguido (artigo 700, parágrafo 3º).

Quais os documentos necessários para ação monitória?

A inicial da ação monitória deve ser instruída com documento escrito, sem eficácia de título executivo, mas com força probante suficiente à comprovação do crédito do autor. Na ausência de elementos que comprovem a dívida alegada, deve ser julgada extinta sem resolução do mérito.

Quem pode ajuizar ação no Juizado Especial Cível?

§ 1º Somente as pessoas físicas capazes serão admitidas a propor ação perante o Juizado Especial, excluídos os cessionários de direito de pessoas jurídicas. § 2º O maior de dezoito anos poderá ser autor, independentemente de assistência, inclusive para fins de conciliação."

Como dar entrada no processo de Pequenas Causas online?

Para os interessados, basta acessar a página do Tribunal de Justiça de seu Estado e seguir as instruções, como as do TJSP https://www.tjsp.jus.br/PeticionamentoJEC .

Como ajuizar uma ação no Juizado de Pequenas Causas online?

Para abrir a ação on-line basta acessar o site do Tribunal de Justiça do seu Estado e seguir atentamente as instruções, não esquecendo o Certificado Digital.

Quais causas não podem ser julgadas pelos Juizados Especiais Cíveis?

Algumas causas, no entanto, não podem ser aceitas pelos juizados especiais cíveis, como, por exemplo, ações trabalhistas; acidentes de trabalho; Direito de Família, que envolvam crianças ou adolescentes e relativas a heranças, inventários, arrolamentos, falências e concordatas.

Quais ações não podem ser propostas nos Juizados Especiais?

Causas que não podem ser apreciadas no juizado Especial
  • Ações relativas à processos de falência;
  • Ações que tenham a Receita Federal como parte;
  • Ações relativas a acidentes do trabalho;
  • Ações em que a parte seja absolutamente ou relativamente incapaz (menor de idade por exemplo).

É possível no rito da Lei n º 9.099 95 ser proposta ação maior do que 40 salários mínimos?

Portanto, devemos entender, que de acordo com o artigo 275, inciso II do antigo Código de Processo Civil, existe sim possibilidades de propor ações acima de 40 (quarenta) salários mínimos, mas sempre respeitando o caput do artigo 3º da lei 9.099/95, onde expõe sobre a menor complexidade, haja vista, que em Juizado ...

O que é uma prova escrita?

A prova escrita tem por objetivo avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e expressão do candidato sobre o tema proposto.

Quais os requisitos para que a prova escrita seja considerada suficiente para a ação monitória?

1.102 do CPC/1973 os requisitos para a propositura da ação monitória: comprovação da relação jurídica por meio de prova escrita; ausência de força executiva do título e dívida referente a pagamento de soma em dinheiro ou de entrega de coisa fungível ou bem móvel (vide também o art.

O que é um título executivo?

“O título executivo é o ato jurídico capaz de legitimar a prática dos atos de agressão a serem praticados sobre os bens que integram um dado patrimônio, de forma a tornar viável sua utilização na satisfação de um crédito.

Artigo anterior
O que é carregador pirata?
Artigo seguinte
Quem tem esofagite pode tomar própolis?