Onde cabem embargos infringentes?

Perguntado por: Cristiana Leonor Pinto  |  Última atualização: 12. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (61 avaliações)

Cabem embargos infringentes quando não for unânime o julgado proferido em apelação e em ação rescisória. Se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto da divergência".

Onde interpor embargos infringentes?

Os embargos infringentes devem ser interpostos no prazo de dez dias contados da publicação do acórdão. A interposição deve ser entregue a Secretaria do Tribunal, dirigida ao relator do acórdão embargado.

Quando Cabem embargos de declaração com efeitos infringentes?

"A atribuição de efeitos infringentes aos embargos de declaração é possível, em hipóteses excepcionais, para corrigir premissa equivocada no julgamento, bem como nos casos em que, sanada a omissão, a contradição ou a obscuridade, a alteração da decisão surja como consequência necessária."

Quando Cabe embargos infringentes ou de nulidade?

Assim, a diferença é a seguinte: Embargos infringentes – quando a divergência versa sobre o mérito da causa; Embargos de nulidade – quando a divergência versa sobre nulidade processual.

Tem embargos infringentes no CPC?

Os embargos infringentes ainda são aplicáveis no direito processual civil? Não. Novo Código de Processo Civil (CPC/2015) não manteve os embargos infringentes como um recurso no processo civil. No entanto, ainda são aplicáveis em matéria penal, conforme o Código de Processo Penal.

Embargos infringentes e de nulidade – com professor Fernando Capez

32 questões relacionadas encontradas

Quando não cabe embargos infringentes?

Cabem embargos infringentes quando não for unânime o julgado proferido em apelação e em ação rescisória. Se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto da divergência". No caso em exame, o Plenário do Supremo Tribunal Federal, por maioria, julgou improcedente a Ação Rescisória n.

Quais são os embargos infringentes?

Os embargos infringentes e de nulidade são recursos manejados exclusivamente pelo réu a fim de desafiar acórdão de segunda instância (em sede de apelação, recurso em sentido estrito ou agravo em execução) desfavorável a seu interesse, que julgou o feito de forma não unânime.

O que substitui os embargos infringentes no novo CPC?

Nesse novo diploma processual, cabe destacar-se o ponto estudado: a supressão do recurso de Embargos Infringentes e sua substituição pela denominada Técnica de Julgamento.

O que aconteceu com o recurso de embargos infringentes no CPC 2015?

Enfim, pode-se afirmar que os embargos infringentes foram extintos pelo novo CPC, afinal, para que permanecesse o recurso, seria necessário voluntariedade, ou seja, a parte deveria tomar a iniciativa de interpô-lo, e não ocorrer um outro julgamento de forma automática, como prevê o novo Diploma Processual.

Quem pode opor embargos infringentes?

609 - Omissis Parágrafo único - Quando não for unânime a decisão de segunda instância, o Ministério Público ou o réu poderá interpor embargos infringentes e de nulidade, que serão opostos no prazo de dez dias, na forma do art. 613, do Código de Processo Penal.

Que matérias são devolvidas nos embargos infringentes?

Pela interposição dos embargos infringentes, fica devolvido o conhecimento de toda a matéria objeto da divergência para o órgão ad quem. Tem-se conhecimento da divergência por intermédio do conteúdo da declaração do voto vencido.

Quando se tem efeito infringente?

Os efeitos infringentes referem-se à capacidade de um recurso de reformar ou modificar uma decisão judicial. Quando se interpõe um recurso, as partes envolvidas buscam a revisão de uma decisão já proferida, seja ela favorável ou desfavorável a seus interesses.

O que é embargo com efeito infringente?

O que são os Embargos Infringentes? Embargos infringentes é o nome comumente atribuído aos embargos de declaração com efeitos infringentes. Neste caso, os embargos de declaração, além de buscar sanar uma omissão, contradição ou obscuridade na decisão judicial, pretendem alterar o mérito da decisão.

Quem julga os embargos infringentes?

Tanto os embargos infringentes e os embargos de nulidade são opostos contra decisão de Tribunal de segunda instância desfavorável ao réu por maioria. É um recurso ampliativo, pois à turma julgadora do recurso (três desembargadores), acrescentam-se mais dois desembargadores, possibilitando a inversão do resultado.

Como protocolar embargos infringentes?

Os embargos infringentes serão interpostos na forma da lei processual civil e entregues no protocolo geral do Tribunal, acompanhados de prova do recolhimento do preparo, se for o caso.

O que é efeito infringente?

Vale ressaltar, no entanto, que muitas vezes, ao se dar provimento aos embargos, pode acontecer de o resultado da decisão ser alterado. Quando isso acontece, dizemos que os embargos de declaração assumem um efeito infringente.

O que diz o artigo 1022 do CPC?

Artigo 1022

Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade ou eliminar contradição; II - suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento; III - corrigir erro material.

O que diz o artigo 942 do CPC?

A técnica de ampliação do colegiado prevista no art. 942 do CPC/2015 deve ser aplicada de forma automática e obrigatória nos casos de julgamento não unânime de apelação, independentemente de reforma da sentença de mérito.

Quem julga os embargos infringentes no TST?

609: Art. 609. Os recursos, apelações e embargos serão julgados pelos Tribunais de Justiça, câmaras ou turmas criminais, de acordo com a competência estabelecida nas leis de organização judiciária.

Quem julga embargos infringentes TST?

A competência para apreciar os embargos infringentes é da Seção de Dissídios Coletivos do TST. Ou seja, o mesmo órgão que julgou originariamente o dissídio coletivo, similar ao que ocorre nos Embargos de Declaração.

Quando cabem embargos de divergência?

Os embargos de divergência são cabíveis quando há divergência em casos de julgamento de recurso extraordinário, recurso especial ou então processos de competência originária que divergem de julgamento de outro órgão do mesmo tribunal.

É possível interposição de embargos infringentes e de nulidades no âmbito do STF?

SIM. É cabível a interposição de embargos infringentes contra decisão proferida em sede de ação penal de competência originária das Turmas do STF.

Quando Cabe embargos de divergência no STJ?

Só são admissíveis embargos de divergência quando o acórdão examinou tese jurídica meritória em recurso especial ou em agravo de instrumento nas hipóteses do art. 544, § 3º, do CPC).

Tem embargos infringentes na Justiça do Trabalho?

Não há previsão de embargos infringentes em matéria trabalhista. 2. O art.

Artigo anterior
Quais são os livros da Bíblia católica que não tem na evangélica?
Artigo seguinte
Qual é a praça mais bonita do Brasil?